Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

Apresentação

 O iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desenvolvida em parceria com patrocinadores e organizações governamentais e não governamentais, em sintonia com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um arrojado sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. A idéia é servir de base de interligação com outros projetos com objetivos similares, formando uma Teia de interação cultural na internet.

O iTEIA é um projeto sem fins lucrativos, gerenciado de forma colaborativa, que promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. O iTEIA adotou o Creative Commons como referência de licenciamento de conteúdos e se propõe a pesquisar e debater permanentemente formas alternativas de fortalecer a cultura livre e promover a geração de modelos solidários de produção e comercialização de produtos culturais.

O projeto envolve, de forma colaborativa, vídeos, músicas, textos, fotos, noticias, dados de produtores e autores, além de outras informações culturais. Também prevê canais de orientação e capacitação; de divulgação de projetos culturais e ambientes de aproximação entre artistas, produtores, patrocinadores e público (que poderá promover rankings de melhores conteúdos, votando no seus links preferidos).

Proposta para ações em Cultura Digital para os Coletivos Culturais dos Territórios de Identidade Cultural da Bahia (Plano Básico)

  

Resumo:

    Os Territórios de identidade cultural da Bahia que estão representados geograficamente por um conjunto de municípios e que apresentam suas características físicas, ambientais e culturais semelhantes agregado também as manifestações da cultura popular e demais atividades artísticas que  acompanha um calendário festivo local.

 Entre as várias reivindicações dos grupos culturais  está a necessidade de melhorar as suas habilidades no campo da cultura digital  para além do uso diário básico e burocrático, que lhes proporcione o uso mais amplo na construção de conteúdos, difusão das suas conquistas e atividades e por fim que os conduza ao uso da internet de forma qualificada de maneira que possibilite a construção de narrativas que expressem suas identidades e a diversidade local.

 Dessa forma para atender essa demanda propomos a consolidação de uma parceria envolvendo os espaços culturais públicos e dotados de estruturas para inclusão digital, a realização de oficinas de Acervos Digitais e Sustentabilidade Cultural para:  artistas locais, grupos culturais,  artesãos, pontos de cultural, proporcionar um processo de formação básica em cultura digital.

 OBJETIVOS DAS OFICINAS NA BAHIA

Objetivo: Potencializar o acesso e o uso das tecnologias de comunicação digital possibilitando a formação de uma rede colaborativa, descentralizando informações e estimulando uma nova forma de relacionamento pautada nos Direitos Humanos, economia solidária e  comércio justo.

 Características e Funcionamento:

      Desenvolvimento das oficinas:

 Acolhimento e Interatividade grupal - Compreende o desenvolvimento de atividades dinâmicas que possam criar e/ou fortalecer os laços de amizade além de permitir observar os conhecimentos que trazem sobre os temas que norteiem as oficinas como, por exemplo:  cultura digital, ciberespaço, redes, colaboração, construção do conhecimento, multimídias, etc.

 Introdução aos conteúdos - Apresentação do programa geral, seus objetivos e resultados esperados.

 Discussão em torno do tema sustentabilidade cultural – Apresentação dos conteúdos básicos de economia solidária e comercio justo, gargalos da produção independente e os serviços culturais que podem combater estes gargalos; utilizando-se de apresentação visual de conteúdos, que possibilitam reflexão de contextos sociais e culturais e construção de propostas inspiradoras em direção a novas posturas dos coletivos frente as mais variadas situações de sua sustentabilidade.

 Apresentação do Tema Cultura Digital e Mídias Livres - Exemplificando a Rede Iteia:  conceitos, objetivos, conteúdos, possibilidades de alcance da rede, espaços publicitários que poderão ser utilizados pelos coletivos,  utilização dos coletivos para divulgação dos seus produtos e serviços além da utilidade como fonte de pesquisa sobre a cultura brasileira e por fim sua utilização como material didático e pedagógico.    

 Atividade prática - Uso do Portal de Comunicação Colaborativa ITEIA.Net - que compreende em realizar o Cadastro dos coletivos interessados em ingressar na rede ITEIA e gerenciamento das páginas dos coletivos dentro do portal; o exercício de produção de conteúdo e noticias de forma autônoma ou colaborativa onde os participantes escolhem um tema para desenvolver ou utiliza-se de seus conteúdos trazidos para a oficina a exemplo de (textos, vídeos, fotos, áudios, etc) para já construir a página no portal.

   Momento de Trocas - Consiste na realização de uma rodada de trocas entre os coletivos presentes, dos seus produtos e serviços de forma que ao final possamos construir um exemplo de mapeamento que constitua um cardápio de serviços e atividades bem como permita a produção de um evento culminando os resultados da oficina por eles apreendida e construída.

 Avaliação     

  Avaliação: O processo de avaliação se dará de forma contínua e permanente através de reuniões ao final de cada oficina, com todos os participantes envolvidos, registradas em relatórios parciais. 

Anualmente, ao final do período, através de um relatório elaborado pela coordenação do Iteia/ CEC e parceiros, será realizado um relatório final a partir desses relatórios parciais e avaliação das atividades durante o ano.

 Necessidade Operacionais

 Estrutura – Sala com capacidade para de 10 a 20 participantes, dotada de computadores com internet que possibilite acesso aos sites e redes sociais (fazem parte do conteúdo programático)

 Recursos de Equipamentos - Além dos computadores das instalações físicas, necessitamos de um Datashow se necessário com um telão, aparelho de som com capacidade de amplificação e cabeamento para áudio; pelo menos um microfone sem fio.

 Recursos Humanos - Contaremos como uma equipe mínima de três pessoas facilitadoras integrantes de nossa rede e solicitamos da parte do parceiro um apoio que possa encarregar-se das inscrições no local, passarem as informações necessárias sobre a oficina e, além disso, que possa fazer a visita orientada ao espaço cultural ao final da atividade.

 Comunicação e Imprensa - Ainda da parte do parceiro precisamos contar com os seguintes empenhos: formação de platéia que contemple prioritariamente a sua rede de relacionamento e comunidades circunvizinhas apoio na divulgação através dos seus veículos e redes sociais. 

 Apoio Logístico partilhado - Gostaríamos de poder contar com o apoio logístico de um espaço adequado a possível exposição dos produtos dos coletivos e para que seja servido ou partilhado um lanche.

    

Configuração do Acordo de Parceria - Case Centro de Cultura da Câmara em Salvador

 Na parceria para desenvolvimento do projeto, conforme descrito neste documento, o Iteia  se responsabilizará pela execução das ações ligadas as oficinas em questão envolvendo a rede de pontos de cultura e demais coletivos culturais dos Territórios.

 Ao Centro de Cultura da Câmara caberá disponibilizar as instalações físicas dotadas de computadores em pleno funcionamento, acesso a internet, liberação de acesso aos aplicativos, redes e sites objetos das capacitações colaboração na formação de público através de suas redes de relacionamentos.

  Informações Adicionais:

Coletivos de Cultura e CDC´s dos espaços culturais -  que desejarem  sediar o evento nos meses de  maio a novembro de 2019  favor entrar  em contatos:

Email: [email protected] ou [email protected]    

 Tel.: 71  9 8703 7745 – 99952 9753    (também whatsApp e Telegram)

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

MÊS

DATA

HORA

LOCAL

PÚBLICO

 

Abril

 

17/04/19

 

08 às 12:30

 

CDC do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador

 

 

 

24/04/19

 

08 às 12:30

 

CDC do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador

 

 

MAIO

 

08/05/19

 

08 às 12:30

 

CDC do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador

 

 

 

15/05/19

 

08 às 12:30

 

CDC do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador

 

 

 

22/05/19

 

08 às 12:30

 

 

CDC do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador

 

Observação: Os Pontos de Cultura que desejarem  sediar o evento no ANO DE 2019   favor entrar  em contatos: Email:    [email protected]   ou [email protected]  cel. 71 999529753

 

 

 

 

Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.