Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

1. Propósito

Acess@Brasil 2017 – Inovação e Economia Circular, Inclusão Sociodigital e Tecnologias Sociais. 

O Acess@Brasil nasce com a missão de ser uma grande tenda com o conceito "Bottom-up", da base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais.

 

2. Motivações

2.1. A Região Metropolitana do Recife vem, nos últimos vinte anos, se caracterizando como um polo de referência na área de tecnologia. Com a iniciativa do Porto Digital.

2.2. A concepção do Porto Digital é "top-down": o topo do conhecimento cria produtos digitais e interage com as TICs. A grande base da sociedade, na qual estão a maioria da pessoas de baixa renda e escolaridade, não tem acesso a esses elementos das TICs facilmente. 

2.3.  A proposta do Acess@Brasil tem o caráter de "bottom-up", da base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais. Assim espera-se integrar a maior parte da sociedade a este "porto" tão importante do Brasil, criando para a periferia da sociedade maior acesso às TICs, maiores e melhores oportunidades de emprego, aumento da comunicação comunitária e igualdade social para a cidade do Recife e o Brasil.

 

3. Objetivos

* Fomentar a Inclusão Sociodigital como uma forma de garantia de direitos à população, incentivando participação social através dos meios digitais;

* Refletir sobre métricas de Impacto Social e Ambiental na Inclusão Digital;

* Estreitar a relação dos temas Inovação, Tecnologia, Cultura e Sustentabilidade;

* Discutir e fomentar a igualdade de gênero nas áreas de tecnologia;
 
* Disseminar experiências de como tornar sustentáveis as políticas públicas e privadas de Inclusão Digital e Inclusão Social.
 

4. Linhas programáticas do Acess@Brasil

* Futuro da política de Inclusão Sociodigital;

* Revitalização dos Pontos de Inclusão Sociodigital;

* Cidades e Territórios Digitais;
 
* Formação dos Agentes de Inclusão Digital;
 
*Como as políticas públicas e privadas de Inclusão Digital podem contribuir para Economia Circular;
 
* Inovação, Recondicionamento e Reciclagem de Eletrônicos;
 
* Experiências na formação de jovens inovadores e replicadores como fonte de formação educacional, empreendedorismo e inclusão social - Modelo Recode.
 
 
 
Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.