Pular navegação

Sonda Cultural - Conecta - Resultados

Ajuda

Sonda Cultural - Conecta - Resultados

O Conecta se tornou nosso projeto de TCC após pesquisas com pessoas a partir de 50 anos de idade, onde nosso objetivo foi detectar a presença de alguns valores e como é o dia-a-dia dessas pessoas.
Em nossa pesquisa percebemos que o artefato digital mais presente no meio deste público é a televisão.
Visando a inovação e praticidade para este público entrevistado estamos propondo o Conecta, um aparelho que funcionará interligado com a Televisão.
Estamos na segunda fase da pesquisa, onde estamos identificando quais são os recursos que o Conecta irá conter.
Na imagem possui um protótipo do aparelho e de alguns dos usuários que estamos testando o produto.

João, 83 anos e Rosalina, 76 anos são um casal que vivem em São Francisco, zona rural do municipio de Chopinzinho - PR, ambos gostam de conversar e tomar chimarrão com os vizinhos.

O casal tem seus 5 filhos e netos que não moram com eles mas que semanalmente estão se comunicando.

Rosalina é muito apegada a religião e gosta de fazer coisas diferentes e adorou utilizar o Conecta.

João com sua idade avançada acredita que seu tempo esta chegando ao fim, mas nem por isso ele deixa de explorar as novas tecnologias que surgem. Quanto a o Conecta ele ficou um pouco desconfiado e colaborou com um pouco do uso para o aparelho.

Para registrarem o que eles gostariam de fazer através do Conecta eles utilizaram um caderno, onde quando pensavam em fazer algo escreviam no papel.

Abaixo segue a finalidade que o Conecta teve para cada um deles no período de Sonda Cultural.

Textos de Rosalina Kurpel Daron

1.     Antigamente, quando não tinha rádio a gente se reunia com os pais e irmãos ao redor do Oratório para rezar o terço, isso era feito todas as noites. Eu gostaria que agora a gente faça isso com os filhos, netos e vizinhos.

2.     Preciso falar com a Lia Cavejon em Pato Branco, pois ela deixou os remédios aqui em casa.

3.     Oi Hilário! Boa tarde, tudo bem aí? Olha estou pensando em fazer um curso de Computação, pois vejo o Rafael meu neto trabalhar tão animado com esse trabalho. O que você acha dessa idéia?

4.     Estou imaginando de arrumar uma companheira pro Rafa. Pois só assim ele para de sair e gastar a toa com essas gatas.

5.     Eu vou fazer um horário certo para tomar meus remédios, só assim obterei melhor resultado.

6.     Meu pai sempre nos dizia: Quem madruga Deus ajuda, pois rende mais o serviço.

7.     Estou planejando em fazer um poço artesiano pois as águas estão cada vez menos e nosso gasto no aviário é grande.

8.     Quero assistir todas as encenações da Paixão de Jesus nesta quaresma pela televisão, pois isto me faz muito bem.

9.     Este ano quero ver se consigo visitar os filhos em Cuiabá e trazer muda de flores de várias cores.

10.   Quero ver se este ano consigo trazer o Padre Manzotti para fazer um show aqui em São Francisco para animar esta Comunidade.

11.   Estou imaginando de Falar com minhas colegas para fazermos um trabalho de artesanato, pois aqui ninguém conhece e isto daria um bom lucro, será que conseguimos fazer aqui pelo Conecta?

12.   Estou imaginando de fazer um curso de Teologia pela televisão, assim não preciso fazer despesas de viagem e o curso pagarei pelo boleto.

13.   No mes de maio vai ter um retiro Espiritual na Cansão Nova e estou pensando em participar pois deve ser muito bom.

14.   Preciso me comunicar com o chefe da Saúde em Chopinzinho, porque aqui em São Francisco só atendem 16 pessoas por vez e sogra muita gente sem atendimento.

15.   Este ano a campanha da Fraternidade é sobre a saúde. Que tal outro ano fazer sobre o Amor?

16.   Estou imaginando de pedir ao Padre Zezinho que nos de aulas de cantos religiosos pela TV para que nós possamos celebrar melhor em nossas comunidades.

17.   Oi Rafa, tudo jóia? Hoje eu vó Rosa estou imaginando de falar com teu pai, para nos associarmos e aumentar o açude, aumentando assim a criação de peixes. Pois aqui se vende muito bem e a prefeitura recebeu uma máquina nova para beneficiar os criadores.

18.   Rafael, estou imaginando que você vai terminar a pós e vai fazer até o doutorado pois você é muito inteligente e perseverante. E eu vou fazer muita economia para poder te ajudar, porque o saber não ocupa lugar.

19.   A CISS é uma empresa muito competente porque lá vê-se muito respeito e sinceridade.

20.   Imagine quem vai fazer pós como tem despesas e como é cansativo, por isso tem que pedir a Deus muita saúde e também saber agradecer de ter essa capacidade.

Textos de João Daron:

1.     Preciso avisar a Rosani em Videira-SC que o Carlos Kurpel se acidentou com um trator agrícola e esta no hospital.

2.     Cada dia que passa damos um passo para a morte e não tomamos com garantia onde ficará nossa alma para sempre. Sabemos que na hora da morte nossa alma chegará na presença suprema de Deus e aí ficamos em frente de nossas obras boas ou más, onde o destino é eterno no céu ou na condenação. Somos donos do nosso corpo, mas cada dia precisamos de alimentos, roupa, casa para dormir, trabalho para ganhar-mos nosso sustento, ainda dependente da nossa família.

3.     O uso de tecnologias descobertas com a aplicação de força elétrica transformou tudo. As comunicações por voz, imagens, e acontecimentos mudou as distancias, carros, caminhões, trens, navios, aviões e outros aparelhos, aperfeiçoando nossas relações humanas. Agora ficou tudo mais fácil e será que essas vantagens estão sendo bem aplicadas?

Abaixo segue a Sonda Cultural aplicada com a Voeli, 58 anos que reside em Birigui - SP.

Textos de Voeli:

1.    Gostaria que me lembrasse de tomar os remédios, pois são 3 e um é para pressão alta, não posso esquecer.

2.    Gostaria de ver a previsão do tempo.

3.    Passar as fotos da minha câmera para a TV. Gostaria de envia-la para algumas pessoas da família.

4.    Gostaria de ver a previsão do tempo.

5.    Me lembrar de ir para academia toda segunda, quarta e sexta as 08:00.

6.    Me lembrar de levar a neta Julia para o Kumon toda terça e quinta as 14h.

7.    Na loja do meu marido tem câmera em vários lugares, gostaria de ligar um canal ver também, principalmente a noite quando estamos em casa.

8.    Conversar e ver minha filha que mora fora através da TV.

9.    Gostaria de assistir TV em grupo.

10.  Queria que a TV filmasse meus netos enquanto brincam na sala e eu pudesse visualizar na TV em outro cômodo da casa ou ate outro lugar.

11.  Gostaria de assistir TV em grupo.

12.  Gostaria de ver minha filha pela TV.

13.  Conversar e ver meus netos através da TV.

14.  Conversar e ver minha filha que mora fora através da TV.

15.  Gostaria de enviar fotos antigas  para alguns familiares.

16.  Gostaria de enviar um recado para minha mãe que mora em Penápolis.

17.  Gostaria de enviar um recado em vídeo para minhas irmãs que moram em Penápolis.

Abaixo segue a Sonda Cultural aplicada com a Sonia Barbosa, 55 anos que reside em Ponta Grossa - PR.

Textos de Sonia:

1.    Fisioterapia 10h dor nas costas.

2.    Criar mensagens

-       Ir no banco para verificar o cartao da CAPS

-       Ir no laboratorio pegar exame

-       Comprar remedio cybutramina

3.    Lembrar de tomar meus remédios contínuos: Diovan, Hidrocortiazida, Tibolona, Cymbalta.

4.    Levar TV para arrumar.

5.    Todos os dias as 6:00h antes de ir trabalhar: Proverbios (no dia 1 Prov. 1, no dia 2 Prov. 2) programar para cada dia do mês 1 Proverbio.

6.    Acordar amanha e ver a agenda que eu tenho que fazer hoje, mas isso falando em voz, pois tenho que me arrumar para trabalhar.

7.    Hoje tive uma experiência que se minha filha  estivesse me vendo na televisão seria o complemento da mina explicação. Ela me ligou no celular e pediu como passar a babosa no cabelo. Eu falava com ela e esfregava meu cabelo, mostrando como ela deveria fazer. Nossa, se ela estivesse me vendo fazendo os movimentos deveria ser o maximo. Sabe porque? Mesmo eu explicando nos minimos detalhes e mostrando os movimentos que eu estava fazendo ela nao conseguia entender. Afinal de contas, nós estavamos no celular. Ai eu fiquei pensando e se estivesse me vendo fazer os movimentos da aplicação de babosa no cabelo. Nossa seria mais rapido e muito legal. Obs: não teria nenhum erro.

8.    Seria maravilhoso no momento em que minha familia estivesse reunida em casa enviar fotos pela televisão dos momentos de almoco ou reunião. Somente eu e meus filhos moramos em outra cidade, minha mãe e familiares moram em outra cidade.

9.    Não sei se seria um opção, mas minha filha esta dentro de um ônibus para Sao Paulo e gostaria de ligar pra ela e ver ela no ônibus. Ou acordar de madrugada ligar a televisão e ver ela dormindo ou acompanhar a viagem dela da saida ate a chegada, todas as vezes que eu tivesse vontade.

10.  Hoje mesmo fiquei assistindo um programa que gostaria muito que meu filho professor de Historia assistisse. E é novo como professor e iria contribuir muito e ainda mais se estivessemos assistindo junto, poderiamos dar nosso parecer.

11.  Hoje cheguei em casa desesperada, perdi meu emprego, conversei por celular com meu filho mais velho e nao conversei com os outros dois filhos, pois eles estavam trabalhando. Meu Deus se nesse momento eu pudesse falar com eles ao vivo, falar na TV, e eles pudessem ver no que eu estava sentindo seria muito melhor do que no celular. Queria muito ver a imagem dos meus filhos, apesar de saber que eles dariam a maior forca, mas seria diferente vendo a imagem deles me apoiando e me dando forca.

12.  Acredito que atraves da imagem seria como se estivesse falando pessoalmente, por isso acho que esse projeto é muito importante. Apesar de falar, a imagem faria muito mais no psicologico das pessoas. Afirmo que a imagem e a fala junto vale muito mais do que só a fala.

13.  Acho que nesse momento dificil da minha vida que é o trabalho, se eu pudesse falar e ver cada filho me respondendo atraves da televisão eu iria dormir muito mais tranquila.

14.  Tenho 3 filhos e todos eles moram fora e a cada problema falo atraves do celular, mas se fosse falando atraves da TV acho que eu seria mais feliz.

Comentários

#1

Muito bacana os comentários! 

Agora vocês tem que interpretar o que eles disseram. Tentem imaginar as situações e o que os motivou a expressar-se dessa forma. Não considerem os pedidos ou reclamações do usuário como ordens. Não é possível agradar a todos!

Sugiro vocês verificarem na lista de funcionalidades previstas pro Conecta quais delas não foram usadas por nenhum dos usuários. Cortem para deixar mais simples. Quanto menos funcionalidade o Conecta tiver, mais fácil vai ser de compreender como funciona e usa.

Pensem apenas em desenvolver as funcionalidades que trazem um valor especial para o usuário, aquelas que permitem fazer coisas que sem o conecta, o usuário não poderia fazer! Muitos desses comentários falam de coisas que é possível fazer com outras tecnologias, mas elas não estão acessíveis. O Sr. João poderia escrever um blog na Internet, mas quanta dificuldade ele não teria pra chegar lá? Login, senha, endereço, layout, template. Vocês vão pedir essas coisas no Conecta? Como é que o usuário vai chegar e ligar pela primeira vez, o que vai acontecer? Pensem nessa situação como um ritual. Eu imagino que um caso comum será o filho ou neto dar de presente pro idoso e ajudar no primeiro setup, então tem que pensar em dois usuários, um vai configurando, enquanto o outro vai lendo o manual. Tentem sempre envolver mais de uma pessoa, se estiver disponível. 

Eu acho muito bacana o setup do Wii Fit. 

#2

Analisei os resultados e separei quais os itens foram mais utilizados e outras sugestões também.

Acabei fazendo no google docs, pois utilizei várias abas em um arquivo de planilha (nao encontrei isso na planilha do Corais, dá pra fazer Fred?), por isso compartilhei o arquivo com voces nesse link abaixo e em anexo também.

#3

Muito boa a análise, Simone! Aqui no Corais só daria pra fazer colocando tudo numa planilha só ou várias planilhas, mas sem a possibilidade de cálculo entre elas. Porém acho que assim como vc fez vai mais rápido. Acho que agora seria bom fazer uma lista de funcionalidades do Conecta e decidir quais ficam, quais vão embora. Um texto colaborativo ia bem pra isso. Um ponto importante na interpretação da pesquisa é que a quantidade de usuários que usaram ou não não é tão relevante. A amostragem de vocês é muito pequena pra confiar nisso. Considerem a relevância de cada situação citada. Uma única resposta pode ter mais peso do que várias!
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.