Vô João Daron - Um Case Diferente

Este post serve para contar um pouco sobre uma percepção e algumas adaptações feitas no computador de uma pessoa de 83 anos de idade.

A pessoa se chama João Daron. João é um escrivão aposentado do distrito São Francisco da cidade Chopinzinho – PR. Apesar da sua idade ele gosta de manter-se atualizado com as tecnologias. Hoje ele possui computador, câmera digital, celular e outros eletrônicos para uso  doméstico.

João utiliza o computador para se comunicar (via Skype) com seus filhos, netos, parentes, amigos e também para atualizar-se sobre noticiários em gerais, previsão do tempo, ver fotos, datilografar alguma oração da igreja ou até mesmo a receita do bolo para a esposa.

Toda semana João enfrentava alguns problemas porque alguém tinha mexido no computador dele e mudado alguma coisa que impedia ele de usar (o que não era verdade, só tinha mudado alguma coisa de lugar).

Percebendo este problema foi criado uma conta específica para o João. Agora ele possui senha e só ele consegue entrar no computador com o perfil de usuário dele.

Passo 1: Escolher o Usuário

Passo 2: Digitar a Senha

Passo 3: Escolher o Que Fazer

Pronto João! Agora esta tudo preparado para utilizar o computador !

Percebam que os ícones do desktop do João seguem de forma pragmática, ou seja, para João ele não precisa abrir o ‘Microsoft Word’ ele precisa ‘Digitar Texto’.

Vejam um texto que o João digitou:

Para acessar as ‘Minhas Imagens’ João clica em ‘Ver Fotos’, pois este é o intuito dele.

O ‘TeamViewer’ ele só precisa acessar quando tem algum problema no computador, então quando ele precisa que o neto conecte de longe para resolver algo ele clica em ‘Arrumar Problemas’.

Alguns atalhos que facilitam a navegação do João na Internet foram criados no desktop, onde permite que ele tenha ele ter acesso a noticias, previsão do tempo e o twitter do neto. Com o tempo e o desempenho podem ser adaptados outros recursos para que ele use no dia-a-dia.

O ‘Skype’ mantém-se igual porque é um software muito utilizado pelo João. Quando inicializa o computador o Skype é carregado automaticamente e ele acessa pelo ‘Verdinho’ que está na parte inferior à direita do desktop.

Olha só como é o Skype dele:

João aprendeu que com o seu neto durante o horário comercial não dá pra conversar por áudio, então ele aprendeu a mandar a mensagem de texto, o que para ele é o ‘SMS’, devido ao fato de que esta escrito SMS próximo a caixa de diálogo de texto. Nem vamos contar isso a ele, pode confundi-lo! Até hoje ele ainda não sabe que aquele SMS serve para enviar uma mensagem para um celular.

Ainda no Skype ele também possui alguns telefones, onde ele faz ligações pelo próprio computador com créditos Skype que ele possui. Conversar pelo computador para ele é uma maravilha!

Alguns recursos do Sistema Operacional (Windows) foram adaptados para melhor desempenho e praticidade no dia-a-dia do João, segue abaixo alguns:

  • Ícones maiores
  • Textos maiores
  • Textos com destaques na fonte
  • Velocidade do ponteiro do mouse mais lenta
  • Aproximação da precisão do ponteiro do mouse
  • Ponteiro do mouse ser movido automaticamente para uma caixa de diálogo
  • Ocultar o ponteiro do mouse ao digitar
  • Mostrar o local do ponteiro do mouse quando clicado em CTRL

João adora conversar com as pessoas e contar que utiliza um computador e gosta mais ainda ficar sabendo que as pessoas acham isso demais para a idade que ele tem.

Skype do João: joaodaron

Pré-visualizarAnexoTamanho
01_-_login.png
01_-_login.png80.27 KB
02_-_login.png
02_-_login.png92.99 KB
03_-_area_de_trabalho.png
03_-_area_de_trabalho.png61.38 KB
05_-_texto.png
05_-_texto.png144.59 KB
04_-_skype.png
04_-_skype.png122.18 KB

Comentários

#1

Daron achei muito legal essas adaptações que você fez, porque é disso mesmo que eles precisam... FACILIDADE.

Isso será muito importante no nosso projeto e não podemos perder esse foco.