Pular navegação

UX Cards integrado ao Corais

Ajuda

UX Cards integrado ao Corais

Faz tempo que a gente não posta uma atualização neste projeto, mas queria avisar que não está parado não! Nos últimos meses, temos trabalhado intensamente para integrar os cards no Corais de uma forma relevante. Dessa forma, qualquer pessoa pode se beneficiar dos cards sem necessariamente ter o baralho impresso. A proposta do baralho impresso é de ajudar equipes a colaborar no planejamento de UX, mas quando a equipe de UX se resume a uma pessoa, os cards não são tão úteis. Nesse caso, o Corais, como fonte de informação e aprendizado se torna mais relevante. As mudanças que fizemos visam fortalecer esse processo.

Vejamos o que já foi feito.

Estrutura dos cards para todos conhecimentos do Corais

Quando você cadastra qualquer conhecimento no Corais, ele já lhe oferece campos para descrever as informações usadas nos Cards, o que permite que o número de cartões cresça infinitamente. 

Card virtual

Essas informações são usadas para construir um card virtual na página de cada conhecimento que adota o mesmo layout dos cartões impressos. Esse formato padronizado para exibir os conhecimentos deve facilitar a comparação e escolha de métodos.

Conexão entre os cards

Os inputs e outputs conectam os cartões entre eles. Por exemplo, você pode clicar num output e ver que outros conhecimentos tem esse output como input. Complicado? Exemplo: ao clicar em "Categorias", um output do card-sorting, você pode ver que outros conhecimentos podem pegar essa categoria e evoluir o processo. Segundo a base atual de cartões, você poderia fazer um Diagrama de Afinidades para definir macro-áreas de navegação ou partir direto para o Sitegrama. Isso faz todo o sentido em termos de metodologia de arquitetura da informação.

Isso aqui não dava pra fazer com os cartões impressos. Somente um profissional experiente saberia que conexões fariam sentido no processo. Com esse sistema qualquer um pode aprender como definir um processo lógico de UX para um projeto específico.

Assistente metodológico

Essa estrutura de input/output foi usada como critérios de seleção de conhecimentos num assistente que ajuda a descobrir métodos relevantes para uma situação específica de projeto. Por exemplo, você tem um projeto onde você deseje definir histórias (output) e já tenha algumas idéias (output), o assistente vai lhe recomendar o conhecimento Vídeo Conceito. Esse assistente é uma ferramenta poderosa para aqueles momentos em que você não sabe o que fazer num projeto.

Cinturão de Utilidades

Na minha palestra do EBAI ano passado, fiz uma analogia com o cinturão do Batman para explicar a diferença entre o conhecimento de UX que está no livro, o conhecimento que está na mão e o conhecimento que está no cinturão de utilidades do profissional. O grande problema dos profissionais de UX é que no momento em que você tiver a oportunidade de usar um método, você não terá tempo para aprender. Tem que sacar a arma e sair atirando. Por esse motivo os profissionais de UX vivem estudando pra se atualizar, mas existe um gap entre o que eles vêem nesses estudos e o que conseguem fazer na prática. Não existem muitas oportunidades para experimentar o conhecimento até que ele esteja dominado o suficiente para ir pro cinturão.

O Corais é um espaço onde os profissionais de UX -- e de qualquer área -- podem experimentar esse conhecimento na prática, participando de projetos sociais que aceitam voluntários. Já temos uma lista grande aqui no Corais de projetos precisando de ajuda. Depois de usar esses conhecimentos, os usuários podem indicar isto na página do conhecimento.

Você está estudando ou é especialista em Wireframes? Avise o pessoal e se inscreva automaticamente para receber comentários e atualizações sobre o assunto.

Depois de coletar os conhecimentos, o profissional pode mostrá-lo no seu cinturão, que funciona como uma espécie de portifólio de conhecimentos.

Prestadores de serviços

A vantagem de fazer isso é que as pessoas que buscam especialistas no assunto para consultoria podem encontrar os profissionais que se identificaram como especialistas. Nesse mapa, os ícones laranjas são os especialistas, enquanto os amarelos são as empresas prestadoras de serviços. Eu acho particularmente útil saber que empresas alugam laboratórios para testes de usabilidade.

Conhecimento contextualizado

No final de cada página de conhecimento, é possível ver links para os projetos abertos que mencionam este conhecimento. Quando você entra num desses links, cai lá na página do projeto que está discutindo o assunto ou que possui um arquivo anexado. No caso de anexos, você já pode fazer o download direto à partir da página do conhecimento. Os anexos em geral servem como exemplos de aplicação do conhecimento, como um fluxograma de navegação prontinho pra você ver como fica. Dá pra estudar o projeto aberto e entender porque esse conhecimento foi usado e como ele foi construído. 

O link é de mão dupla. Quando você está trabalhando num projeto aberto e cadastra uma tarefa mencionando um conhecimento, por exemplo Fluxograma de Interação, você já vê o cartão na própria página de descrição da tarefa. De um lado o que tem que fazer, do outro o como fazer. É mamão com açúcar pra quem está aprendendo!

O que vem por aí

É importante mencionar que essas idéias foram discutidas lá no projeto Metadesign do Corais antes de serem implementadas. Ainda há uma série de outras idéias lá, esperando a sua contribuição. Se você tiver uma outra idéia, cadastre lá ou se for relacionada ao UX Cards coloque aqui mesmo. Ajude a tornar o conhecimento de UX ainda mais acessível!

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.