Pular navegação

Proposta colorida para UX Cards

Ajuda

Proposta colorida para UX Cards

Montei aqui uma versão colorida do UX Cards, com intuito de melhorar o visual dos cards e deixá-los mais auto-explicativos com fotos.

A ideia também foi de criar um sistema de cor para facilmente identificar os cards pelo seu tipo (Método, Entregável, Recurso). As cartas de método seriam de cor laranja, de entregáveis azul, e de recursos verde.

Quanto ao material continuaria com PVC.

Só nas cartas do tipo Recurso que pensei em reduzir o tamanho pela metade e fazer com acrilico transparente, pois assim poderiam ser sobrepostas sobre outras cartas economizando espaço.

Outra ideia para as cartas de Recurso seria de usar objetos como pinos e bonequinhos ao invés de cartas, a desvantagem nisso é que não poderia se escrever neles modificando a funcionalidade.

O que vocês acham?

Abraços

Pré-visualizarAnexoTamanho
cardsv3.jpg
cardsv3.jpg109.43 KB

Comentários

#1

Acho interessante o uso dos pinos e não vejo problema em perder a possibilidade de escrever, desde que eles sejam multi-coloridos e assim possam ser diferenciados. Porém, ainda não testamos essa possibilidade.

Alguém pode pegar pinos de algum jogo de tabuleiro e fazer um teste para ver o que acontece?

Quanto às cartas transparentes, acho uma boa idéia, mas tem que verificar se vai complicar muito na produção.

Eu tô na dúvida se vale à pena colocar foto na frente do método, pois perde-se a conexão entre as cartas através do match de inputs-outputs. Entrada e saída não sei se fica legal hein, para método. Se for pra usar português, então é melhor "Requisitos" e "Resultados" porém acho que vai perder bastante a metáfora do Input-Output.

Gostei da codificação dos tipos de cartas por cores. Poderia aplicar no fundo do título da carta também.

Cadê o arquivo fonte? Anexa aí pro pessoal mexer.

#2

Legal Fred,

vou fazer umas variações nos cards para ver como ficam, e fazer um teste com pinos no local das cartas de recurso.

Vou fazer uns orçamentos para ver quanto que custa as cartas em acrílico também.

Em anexo mando o qrquivo fonte em svg e corel x3

Abraços

#3

Fiz umas variações na disposição dos cards de métodos e entregáveis.

Para não perder a metáfora do input-output fiz uma das versões da carta de método com a foto centralizada.

#4

Muito legal!

Pensei no seguinte. E se ao invés de somente cartas, elas fosse com texto na horizontal e dobradas, claro que seria em papel daí. A ideia é dispor todas em formato de "cabaninha" na hora de planejar. Assim:

Vista lateral

/\ /\ /\

Desse modo auxiliaria a ocupar menos espaço e facilita a leitura pra trabalhar.

#5

É uma idéia bem boa, hein Ruckert! Daria umas fotos bem bacanas. 

Porém essa dobra poderia com o tempo rasgar o papel. E perdemos a possibilidade de escrever no card, que eu acho uma das melhores vantagens do PVC.

Coloquei as opções do Edyd numa enquete. Por favor, votem! http://corais.org/cards/node/413

#6

Achei exagero as fotos. A foto de "Testes de usabilidade", por exemplo, para mim não quer dizer nada. Talvez um ícone ajudasse mais. Mas acho que o texto é suficiente, na verdade. 

Sobre as cartas de recurso transparentes, acho que podem ser úteis se cada recurso ocupasse uma porção da carta (1/4), por exemplo, e ficasse em posições diferentes, de forma que ao sobrepô-los, todos ficassem visíveis. Essa ideia é vulgarmente conhecida por cada um no seu quadrado. ;)

#7

Creio que já foi tempo suficiente para a votação. Tivemos no total 24 votos. 

Como foto acima 7 votes 29%

Com foto centralizada 3 votes 13%

Sem foto 14 votes 58%

Edyd, toca o barco aí nos demais cards! 

#8

Beleza,

pros cards dos entregáveis, sem foto também, né?

#9

Um outro ponto. Percebi acima que cards de entregáveis e de métodos tinham cores diferentes. Em testes com os cards onde participei, percebi que muitas vezes aquilo que se diz entregável é método e vice-versa, sendo que me pareceu mais interessante a posição do card indicar o que ele é do que alguma característica do design visual dele. Exemplo: se o card está na horizontal = entregável. Se está na vertical = processo, método.

#10

Bem lembrado, Gonzatto. Concordo que devemos deixar na mão dos usuários decidir se vai ser método ou documento. Porém, não é a cor ou o layout do card que vai impedir os usuários de fazerem isso. 

Lembro que em uma dos testes que fizemos, veio a idéia de escrever o nome do método num círculo. Fiz um esboço rápido no Inkscape para ver como fica. Se fizermos isso, vamos ter que definir inputs/outputs para todos os documentos também, o que acho bem interessante. 

  • Que informações são necessárias para fazer um wireframe?
  • Que informaçòes podem ser extraídas de um wireframe?

#11

Gostei bastante do nome no círculo. Muito bacana.

#12

Gostei também da proposta de círculo e essa ideia de transformar tudo em cards com input e output da uma flexibilidade maior pros cards.

#13

Também gostei dessa idéia, vai agilizar a leitura.

#14

E que tal colocar uma foto dentro do círculo? Montei mais duas opções, uma com fundo colorido, outra com fundo branco. Ainda acho bacana ter cores diferentes para tipos diferentes de cards. Vai ficar mais divertido!

Anexei o Illustrtor também. Quem quiser mexer e fazer mais uma proposta, manda ver!

#15

Sem foto na versão circular que o Fred bolou o que acham?

#16

Como ninguém se manifestou sobre a versão com foto, vamos tocar bala na versão circular sem foto, porém, acho que tem que trabalhar melhor a tipografia. Precisamos também definir os inputs/outputs dos entregáveis no texto colaborativo.

#17

O que acha de  fazermos para cada tipo de carta um corte diferenciado nos cantos. Por exemplo: Uma carta tem 4 cantos, cada canto (arredondado) seria uma propriedade/categoria de uma carta.

Ex: cardsv3_3.1.jpg (em anexo).

Entretanto a carta que não tem os cantos diferenciados, ela é considerada uma carta de prioridade alta e nela pode haver vários atributos (como realizar um método, que precisa de um recurso).

Através dos cantos diferenciados, podemos observar que uma carta de prioridade alta pode ter até 4 tipos de atributos, cada atributo identificado por uma cor, permitido que entendamos, intuitivamente, que uma carta, abaixo dela por ter uma carta de recurso, de método ou entregável.

Ex: cardsv3_4.1.jpg (em anexo)

Desculpa, pela simplicidade dos desenhos, mas espero que entendam a idéia, também, peço desculpa pela segunda imagem, mas observem atentamente aos cantos. Por exemplo no 1° caso..."Uma persona, participa de um método, que nele há algum recurso investido", no 2° caso..." Um método, que há algum recurso investido nele". (Os cantos podem ser aumentados para melhorar a visibilidade das cores).

Isso é legal, pois não somente a carta de prioridade alta pode haver outras cartas abaixo dela, mas qualquer carta permiti, visualizar outras cartas debaixo dela.

Isso nos permite evitarmos cartas transparentes que possam dificultar a legibilidade da carta que está no topo devido as transposição de conteúdo das cartas abaixo desta, e também, permiti sabermos, intuitivamente, quais cartas estão envolvidas com aquela.

Lembrando que todas as cartas devem ter a borda com mesma espessura, e cada carta de categoria/propriedade deve ter cores distintas e de fácil identificação.

Aguardo o feedback de vocês.

Abraço.

Deus nos acompanhe sempre.

#18

Olá Candido!

Deixa ver se entendi. Você propõe que os cards tenham cortes diferentes nos cantos como uma alternativa para o material transparente? Parece bom. 

Mas ainda não está claro para mim a vantagem do corte diferenciado, pois pelas cores já é possível perceber o tipo da carta. Fiz um rabisco do que entendi da sua idéia.


Continuar este desenho

#19

Estimado Fred,

Realmente ficou pouco entendível xD... dei uma estudada no Adobe Illustrator e melhorei os desenhos e já tem algumas legendas.

Primeiramente veja a imagem cardsv4.jpg (em anexo). Leia atentamente

Em seguida veja a segunda imagem, cardsv4_1.jpg (em anexo). Leia atentamente

Melhorou o entendimento?

Como você disse:  "pois pelas cores já é possível perceber o tipo da carta.". Sim é possível diferenciar, mas se uma carta estiver sobre a outra, como vou saber a cor da carta que está embaixo (Na situação de terem 2 ou mais cartas uma em cima da outra)?

Através da forma , podemos diferenciá-las e identificá-las, intuitivamente, quando estiver uma carta sobre a outra (Permitindo identificar até 3 tipos de cartas diferentes).

Podemos criar também uma carta de 5° prioriadade ou sem nenhum canto arredondado, que permite colocarmos até 4 tipos de cartas diferenciadas abaixo desta.

É uma sugestão =] ... qualquer dúvida, é só comentar ^^ .

Abraço.

Deus nos acompanhe sempre.

#20

Observando os cartões PVC que tenho aqui comigo percebi que não será possível aplicar cores nas bordas. O PVC é branco. Se fosse possível, daria conta do recado sem precisar do corte especial, pois a espessura do PVC é suficiente pra isso. 

Realmente, a idéia dos cortes diferenciados vai permitir essa visualização das cartas embaixo, mas tem um porém: não sei se o corte diagonal é possível no PVC e se fica confortável. A gente tinha uma versão anterior com corte 90 graus e machucava a mão ao operar. Tem que testar isso. 

Não acho viável a idéia de ter regras para a ordem dos cards. A gente tem que ter o mínimo de regras possíveis, para ficar simples. Se a gente conseguir que as regras sejam mantidas só pela forma do produto, tudo bem. Creio que do jeito que você estruturou, não há a necessidade de ter nenhuma regra de ordem, pois o recurso funciona independente da ordem. Estou errado?

#21

Cortes diferenciados são bons, mas diferenças de altura nos cartões já resolveria o problema, além de simplificar a fabricação.

Cartões separados e empilhados

#22

Ruckert,

Ótimo =D ... simplificou bastante ^^

Abraço.

Deus nos acompanhe sempre.

#23

A gente ainda tem que avaliar se aumenta o custo de produção usar tamanhos diferentes, mas certamente é mais barato do que fazer o corte diferenciado. 

Agora tem uma questão que já foi discutida lá atrás que é sobre a diferença entre Entregáveis/Documentos e Métodos. A idéia de fazer um layout circular é para que não haja diferenciação entre as cartas, deixando o usuário livre para decidir o que é considerado entregável ou método. Se for entregável, ele gira a carta em 90 graus. Se o tamanho das cartas for diferente, vai perder um pouco dessa flexibilidade. Além disso, acho improvável alguém querer colocar uma carta de método em cima de um entregável. Faz mais sentido colocar logo abaixo.

Portanto, a idéia de tamanhos diferenciados só é válida para Recursos.

Atualizei o modelo dos cards com a idéia de altura diferenciada, então, apenas para as cartas de recursos. Aí me veio a idéia de usar esse círculo central (que antes era foto) para colocar um ícone ou símbolo. Não sei ainda se seria um símbolo do tipo de carta ou um símbolo próprio da carta. Penso que se for um símbolo da carta, isso vai ajudar bastante a montar os toolkits lá na frente. Me ajudem a pensar nisso, please!

Também precisamos decidir se o modelo das cartas vai ser com fundo branco e borda colorida ou todo colorido. 

#24

Excelente projeto!!! Parabéns!

Creio que seria interessante em breve fazer os cards em HTML, algumas ferramentas geram o PDF automaticamente de modo a levar para uma gráfica, e ganharíamos no quesito separação de forma e conteúdo, seria bem fácil a pessoa produzir os próprios skins para os cards e até versões alternativas dos conteúdos, que seriam ASCII/texto puro. Facilitaria ao mesmo tempo o controle de versão e a colaboração, digamos, colocando a informação toda no Github. Rapidamente teríamos traduções para o inglês que depois poderíamos aceitar via pull request no repositório oficial =)

Quanto ao nome circular, concordo com a intenção, mas títulos mais longos tendem a complicar a leitura. Talvez duplicar o nome, espelhando-o, em um tom diferente, seja o ideal para diagramação.

Abraços!


Continuar este desenho

#25

Podem me ajudar nos inputs e outputs para os novos cards e sugerir novos métodos/entregáveis que seriam interessantes? http://corais.org/cards/node/336

#26

Pessoal, a discussão pulou para outro tópico, depois do Reality Show. Lá já tem novos layouts dando prosseguimento a essa discussão aqui.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.