Pular navegação

Reality show de design: desenvolvimento dos UX Cards

Ajuda

Reality show de design: desenvolvimento dos UX Cards

Neste sábado (10 de setembro de 2011) eu, Edyd, Karla e Luis Rosa nos encontramos para avançar o desenvolvimento de uma nova versão dos UX Cards. Montamos no Instituto Faber-Ludens uma estrutura para a transmissão do reality show de design, para permitir a participação online.

Big Brother Design!

Para montar a "casa" do reality show, trabalhamos com dois conceitos:

  • O telespectador, que iria poder acompanhar e dar uma espiadinha nas conversas e na movimentação da casa por meio de uma transmissão por twittcam, podendo comentar o evento por twitter
  • O participante: nós, que estavamos na sala e quem mais quisesse participar, online. Por isso, deixamos junto na mesa um computador com videoconferência por meio do Big Blue Button, que disponibilizava para o participante participação por chat, vídeo, voz e interatividade. O participante também podia ver uma câmera focada em nossa mesa de trabalho, para ver o que estávamos produzindo.

Veja abaixo uma parte da montagem da sala. Para que nós acompanhassemos as participações, possuíamos também uma projeção do twitter em uma parede.

Montagem da sala para participação online

Processo de trabalho durante o evento

  • Divulgação do reality show por Twitter, Facebook, post no corais.org e listas de discussão.
  • Abertura dos trabalhos
  • Recuperação do histórico de novas ideias para os cards: a partir do que estava documentado aqui no projeto dos UX Cards, levantamentos as ideias que já haviam sido propostas e as discussões sobre elas
  • Elaboração de um documento com todas estas ideias (ver anexo a este post)
  • Discussão das ideias e decisão de quais delas serão incorporadas nos novos cards, quais estnao descartadas e quais dependem de fatores externos para decisão (por exemplo, a questão do uso de cores nos cards, que depende do contato com fornecedores)
  • Finalização do reality show

Resultados e propostas

As principais decisões e ideias para o aprimoramento dos cards estão descritas abaixo.

Propostas para UX Cards 3

Aplicando estas propostas no modelo atual dos cards, chegamos a este protótipo (o prototipoa abaixo foi criado utilizando uma ferramenta de edição de imagens):

Proposta para os UX Cards 3

A ideia que norteia estas propostas e este novo protótipo é o conceito de que não existe "frente" e "verso" nestes cards: cada verso terá uma função:

  • Um verso serve para o jogo de desenvolvimento de processo, a ideia inicial e central dos UX Cards. Por isso, será limpo e centrado na atividade de desenvolver um processo, com a vantagem dos nomes dos cards estarem grandes, facilitando que seja fotografado e vire um documento depois de montado um processo com os UX Cards
  • O outro verso, será de consulta das informações sobre aquele card. Para isso, há a descrição, link para consulta e aprofundamento, com a vantagem dos nomes dos cards estarem no topo, próximos de uma imagem (ícone ou símbolo) que facilita a identificação do card quando uma pessoa estiver navegando pelos cards. Veja abaixo como os cards, como estão hoje, não facilitam isso:

Navegação pelos cards 2

A ser discutido melhor

Duas questões importantes que foram discutidas:

  • Fim da separação entre métodos e entregáveis: agora todos serão cards com o mesmo layout e a diferenciação entre um e outro fica por decisão da equipe que estiver utilizando eles (com regras como "virar na horizontal quando o card for entregável)
  • Para os UX Cards versão 3, fazemos apenas os cards de métodos ou fazemos cards de métodos + cards de recursos + cards modificadores? Talvez, para os cards de recursos e cards modificadores seja melhor uma outra solução, que não a de cards: os recursos e os modificadores poderiam ser em forma de moedas, buttons, clips, objetos, miniaturas, etc.

Comentários

#1

Baseado nessa ideia que discutim os durante o #BBDesign desenvolvi um protótipo também.

Já alterei para fontes não-serifadas também, pois facilitam a impressão no pvc e legibilidade.

Está em anexo em varios formatos (corel draw x5, svg, eps, pdf)

Que acham?

Pré-visualizarAnexoTamanho
cards3.5.zip585.39 KB
cards3.pdf425.77 KB

#2

Bem legal, Edyd! A solução das barras com a setinha ficou muito elegante ;)

Será que não podemos tirar fora as palavras "descrição" e "descrição completa" ?

Acho que a única coisa que falta mesmo é ver o que a gente vê primeiro: a imagem ou o nome do card.

#3

É verdade. A face com a descrição ainda está me incomodando também, a outra acho q está mais resolvida. Temos que decidir  em quais das faces o ícone será utilizado.

Outra coisa que precisamos ver é uma embalagem para carregar os cards.

#4

Gostei da idéia de cortar e ficar apenas com as idéias mais robustas.

Então cortei mais ainda, seguindo as sugestões do Gonzatto. Não vejo necessidade de repetir o título do método no verso, pois é possível virar ao contrário o card quando se tiver dúvidas.

A foto é uma questão que me parece um tanto inviável. Não podemos usar as imagens que vocês colocaram no layout devido à restrições de licença. Temos que usar apenas materiais royalty free ou creative commons ou da nossa própria base de fotos. Acho bacana ter uma foto, mas temos que levantar se realmente temos estas fotos. Valeria à pena abrir uma Galeria de Imagens para anexar as fotos dos cartões do baralho principal, que ainda não foi definido. 

Vi numas anotações um comentário sobre deixar o card com mais espaços em branco para escrever em cima, customizá-lo para situações específicas. Fiz um exemplo de como pode ser útil para demonstrar variações de um método. O teste de usabilidade, por exemplo, pode ser:

  • Remoto
  • Campo
  • Laboratório

Um Card-sorting pode ser:

  • Aberto/ Fechado
  • Em grupo/individual

Não podemos prever todas estas variações, portanto o melhor é deixar em branco e permitir que se escreva com caneta de quadro branco. 

Pré-visualizarAnexoTamanho
cards3.6.cdr441.73 KB
cards3.6.svg34.07 KB
  • cards3.6.png

#5

Recuperando algumas idéias que estavam sendo esquecidas, fiz mais uma versão do layout. 

Incorporei as ilustrações do Rosa. Ainda precisaremos de ilustrações para os ícones e avatares.

A classificação de métodos e entregáveis é importante para a dinâmica de jogo com papéis, demonstrada no diagrama do Anderson. Porém, para ainda assim permitir usar uma carta como entregável e método, a classificação é demonstrada apenas pela cor do verso, onde há a descrição.

Uma idéia que tivemos lá no começo do projeto era ter cartas de pessoas, com ícones tipo Faceyourmanga

As cartas de recurso podem vir apenas com ícones, sem descrições, permitindo que se escrevam outras descrições, mudando seu significado. 

Cartas coloridas, ícones e avatares, deixam os cards com uma aparência muito mais convidativa. Essa dinâmica de jogo é um dos grandes diferenciais do UXCards em relação a outros baralhos.

Pessoal, precisamos convergir para fechar! Por favor, dêm sua opinião.

Pré-visualizarAnexoTamanho
cards3.7.ai403.14 KB
cards3.7.svg116.22 KB
  • cards3.7.jpg
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.