Proposta UX Cards versão 3

Pessoal montei uma proposta já com todos os cards catalogados até o momento (37). 

Já estão no formato para impressão em pvc (1 lado de card por página). 

Peço, para quem possa, que revisem os textos, e os ícones propostos para as cartas de recurso. Os arquivos estão em anexo.

Abraços

Pré-visualizarAnexoTamanho
frente_sem_verso.pdf516.12 KB
frente.pdf436.85 KB
verso.pdf853.87 KB
frente_sem_verso.cdr532.63 KB
frente.cdr719.21 KB
verso.cdr1.13 MB

Comentários

#1

Minhas alterações:

  • Revisei todos os textos e copiei eles para o documento colaborativo, para facilitar futuras versões.
  • Mudei a fonte do sifrão para Trebuchet, que acredito melhor combinar com a linha gráfica minimalista.
  • Mudei os avatares para as ilustrações que fiz.
  • Adicionei uma carta de avatar e tirei uma de risco, que não acho tão necessária.
  • Mudado título do card Diagrama de Navegação para Sitegrama.
  • Eliminada duas cartas: Conceptual Sketch e Observassão Sistemática. Sketch é algo que pode ser usado por todos os métodos e shadowing é uma forma de observação sistemática. Assim, fechamos o baralho com um número redondo: 35.

No final das contas gostei desse look minimalista, sem imagens e cores. Acho que vai ser uma boa para essa primeira versão ser bem genérico e deixar que o uso do baralho em situações reais defina o que é melhor. Até lá a gente pede pros usuários tirarem fotos dos métodos e quem sabe a próxima versão sai com foto e cores?

Manda pra prensa, Edyd!

Pré-visualizarAnexoTamanho
frente_3.9.cdr101.04 KB
frente_sem_verso_3.9.cdr191.04 KB
verso3.9.cdr250.31 KB

#2

Olá, gostaria de comentar sobre o input dos cartões de Análise Heurística, Teste de usabilidade e Vídeo Conceito.

No primeiro projeto em que testei o uso dos cartões percebi que nos inputs destes há o item "protótipo da interface", porém é possível realizar a análise e o teste em interfaces que já estão no ambiente final. Portanto seria interessante alterar para:

Análise Heurística
Input: acesso à interface a ser analizada, heurísticas selecionadas

Teste de usabilidade
Input: acesso à interface a ser analisada, hipóteses sobre o comportamento do usuário

"Acesso à" pois em muitos casos a interface a ser analisada pode ser um ambiente restrito a usuários registrados, que possuem CRM (neste caso não conseguimos nos registrar), estar em um ambiente interno ou até mesmo ser a interface de um sistema interativo único e integrado ao seu próprio hardware.

Vídeo conceito
No fim do texto do input temos  "de modo a fazer parecer mais funcional do que realmente é".
Acredito que seria mais adequado alterar para "de modo a expor de forma mais didática a funcionalidade", pois o uso do vídeo não deveria interferir no entendimento da funcionalidade de modo a persuadir o leitor a acreditar que é mais funcional do que "é na realidade". Funciona bem para que o responsável pela avaliação do material enviado (cliente) entenda melhor o processo proposto em determinadas áreas do protótipo.

#8

Concordo contigo, @zerojunior. Você pode fazer alterações direto no texto colaborativo com o conteúdo dos cards. Só lembre-se de marcar seu nome do lado direito, pois não é automático.

#3

Gostei muito dessa proposta...estamos finalizando ideías para postar para vocês!

#4

Estamos pensando em produzir também uma versão colorida, mas que não atrapalhe a dinâmica dos cards.

Todas ideias são muito bem vindas!

#5

Cara, sobre as cores, enquanto uso percebi que seria interessante identificar com cores diferentes os que possuem os ícones, pois naturalmente acabo separando-os na mesa ou guardando em locais separados para não misturar com os cartões com descritivos dos entregáveis.

#7

A vantagem de ter cartões em branco é que dá pra escrever em cima com a caneta de marcador branca. Porém, o lado da descrição dos métodos poderia ter cores diferentes sim. Já fizemos um rabisco nesse sentido num comentário anterior. De um modo geral, quando peguei os cartões todos em preto e branco achei eles muito chatos. Além de facilitar a organização, como bem observou o @zerojunior, tornaria o uso mais divertido.

#11

Cara, apesar de curtir a idéia das cores, acho que se criarmos muitas cores o problema da organização ainda existirá. Se os cartões de Tempo, $, Personas e todos os outros que possuem apenas símbolo forem de uma cor diferente dos cartões que apresentam explicações, já reduz exponenciamente o tempo  necessário para diferenciá-los. Será que criando muitas cores, não acabaremos perdendo um pouco o sentido da representação de cada uma delas?

Como não tive contato com a utilização da versão colorida, é apenas uma suposição. Mas penso como em sites quando representamos seções utilizando cores: No G1 e R7 por exemplo são poucas, então funcionam bem as cores, mas já vi utilizarem cores para cada uma de mais de 20 categorias em e-commerces e é impossível lembrar das cores.

Att

Jr

#6

Eu acho bom também separar em cores, determinados cartões que se agrupem. Fica mais fácil para dividir e para visualização de um cliente que talvez tenha uma menor idéia de UX identificar o fluxo do trabalho.

#10

A pedidos estou postando os arquivos na versão X3 do software Corel, no Adobe Illustrator CS4 e no formato aberto SVG. Contribua!

Pré-visualizarAnexoTamanho
frente_3.9.cdr102.17 KB
frente_sem_verso_3.9.cdr197.77 KB
verso3.9.cdr256.93 KB
frente_3.9.ai1.01 MB
frente_sem_verso_3.9.ai1.07 MB
verso3.9.ai1.47 MB
frente_3.9.svg291.1 KB
frente_sem_verso_3.9.svg62.86 KB
verso3.9.svg1.06 MB

#9

Valeu Edyd vou analisar e fazer umas sujestões no fim de semana e envio para vocês!

#12

Galera, alguém aqui já imprimiu os cards? Se sim, sabem dizer quantos cabem numa A4? E se em papel couche 300 gramas fica bom? Se alguém tiver testado ai, comenta, please. vlws

#13

Coloquei 6. Se expremer bem cabem 8. Depende do tamanho de cartas que você quer!

#14

Olá galera do Corais! Aqui quem fala é o Bruno (do IxDA BH). A quantas anda esse projeto? Podemos fazer um fork?

#15

Olá Bruno! O projeto até onde sei está parado (existe uma versão online em http://uxcards.org ) Fique a vontade para criar um fork! Deixe link aqui para ter o rastro para quem quiser acompanhar e participar :) abraço!!