Pular navegação

Que tal criar Perfis no Facebook para as Cartas de UX?

Que tal criar Perfis no Facebook para as Cartas de UX?

Que tal criar perfis no facebook para as cartas de UX?
Eu tenho uma idéia de "personificar" as cartas. Como se fossem personas.

Dessa forma podemos colocá-las em um grupo no facebook chamado "UX CARDS" e ter acesso aos "perfis" de todas as cartas lá para estudar.

E cada carta só terá como amigo outras cartas que combinem com ela.

Exemplo: CardSorting terá como amigos a Carta de Taxonomia.

O único problemas é que o Wireframe terá muitos amigos...rs
Poderíamos colocar na timeline de cada carta, artigos que tivessem haver com ela...compartilhar vídeos, etc.
Cada participante deste projeto poderia tomar conta de um perfil de uma carta de UX (ter o login e a senha do facebook) e se responsabilizaria pelas suas atualizações buscando sempre conteúdos relevantes que dizem respeito aquela carta, para postar na timeline.
Poderiam surgir depois novos "pefis" de cartas conforme os membros forem adicionando novas cartas ao projeto e quem fizer isso pode criar o perfil da carta que será aceito na comunidade de cartas UX,
que será um grupo no facebook.

Bom a idéia final é dar um print nessa telas de perfil do facebook e estudá-las e facilitar o entendimento da combinação de cartas, que seriam os amigos que estão nos perfis. Nenhuma carta poderia adicionar perfil de pessoa real, apenas outros perfis de cartas.

Criaremos Personas para as Cartas de UX. E vamos estudá-las como se fossem pessoas.

Eu acho que a idéia de criar perfis para as cartas de UX no facebook é uma boa.

Comentários

#1

Victor, achei a idéia muito boa!

Porém, será que inserimos as cartas no Facebook como perfil ou como página? Como perfil tem o problema de que teríamos que ter um email para cada carta e só uma pessoa pode gerenciar. A página pode ser gerenciada por várias pessoas. A desvantagem das páginas é que não dá pra adicionar amigos e depois ver as relações, porém, acredito que essa funcionalidade pode ser melhor desenvolvida pelo próprio Corais, que já conta com essas conexões.

A sacada de colocar no Facebook é permitir o rápido compartilhamento de conteúdos e experiências, bem como discussões rápidas. Porém, o conteúdo fica todo dentro do Facebook, o que compromete sua acessibilidade por buscadores e até mesmo a continuidade do projeto caso eles fechem as portas daqui há alguns anos.

Porém, esse problema pode ser superado se a gente monitorar de tempos em tempos o que saiu na página do Facebook e salvar aqui no Corais. Cada página de conhecimento do Corais poderia ter um link direto pra página lá do Facebook também, fazendo o link de duas mãos.

Bora prototipar? Que tal começar criando uma página/perfil sobre a carta Persona, Victor?

#2

Legal! Eu também tinha pensado no Facebook fechar as portas, mas eu acho que pode valer a pena tentar. Ok, eu entro em contato no grupo e posto o link aqui assim que criar a página/perfil de persona.

#3

Contem comigo, a idéia é boa.

#4

Criei um grupo no Facebook chamado Personas por engano mas acho que também pode ajudar:

http://www.facebook.com/groups/394154710646552/members/

#6

Já gostei da página e acredito que com isso receberei as atualizações na minha timeline (me corrijam se estiver errado). Coloquei uma história pessoal sobre personas também. Acho que o lance é por aí: compartilhar pequenas coisinhas sobre o assunto. 

#7

Sim, as postagens desta página aparecem na timeline de todos que curtiram. Concerteza é isso mesmo, agora é importante buscar a qualidade dos conteúdo que vou postar, acredito que apenas específico sobre personas.

Uma coisa que eu queria que me sugerissem agora é qual url ficaria melhor para está pagina, me expressei certo?

por exemplo:

www.facebook.com/personasuxcards

ou

www.facebook.com/uxcardspersonas

ou apenas

www.facebook.com/uxpersonas

e por ai vai,

é que eu pretendo fazer isso

#8

Também é possível tornar alguns usuários administradores, lembrando aquela vantagem que é fazer uma página/perfil e não um perfil de usuário comum.

Valeu pela ajuda com está idéia! Eu também estou curtindo bastante fazer essa idéia e até agora gostei. E para mim agora o que eu tenho que fazer é levar adiante com conteúdo mesmo e melhorar a apresentação dela (capa e imagem).

Mas eu gostei também, porque embora personas seja uma ferramenta mais emocional, o que foi uma descoberta surpreendente para mim, ela sempre foi um dos entregáveis de ai que eu mais achei interessante!

#9

Precisamos colocar conteúdo lá pra ter utilidade!

E aí pessoal, alguém mais está afim de criar e manter uma página no Facebook sobre as cartas do baralho? Qual é o seu método de experiência do usuário favorito? Quem é que vai ficar com a carta do wireframe? cool

Vamos lá pessoal, prototipar em grupo!

#10

Difícil é escolher uma!

Card Sorting, Avaliação Heurística, Wireframe...??

O wireframe me parece bem difícil de criar, pois jpa trabalhei em projetos queimando esta etapa. Acho que será uma pagininha controversa! rs

To entre o card sorting e a av heuristica que são métodos bastante utilizados por aqui. Tem alguma ordem na criação destas páginas?

#11

Nenhuma ordem Paty! Quen chegar primeiro fica com o filho. Que tal começar pelo Card-Sorting?

#12

Fechado!  Passo o link assim que colocar lá! O povo aqui é neurótico com seg. da informação (e eles tem razão, fazer o que?) e o Face é bloqueado.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.