Nova idéia para o uso dos cards de UX como um jogo de aprendizado

E ai pessoal tudo bem?

Eu tive uma idéia de uso para os UX Cards que talvez possa ser bem bacana. Que tal se fosse usado um MS Project ou os dados reais de um projeto bem-sucedido de UX para propiciar um score?

O jogo começa sem mostrar todos os dados, apenas o objetivo principal do cliente, mantendo os documentos escondidos em um envelope (assim como o jogo detetive!) e no final do jogo, assim que os participantes tiverem suas estratégias definidas completamente (montando os cards da maneira que foi ensinada pelo Fred na 5º edição do EBAI), o documento escondido no envelope seria revelado, e todas as estratégias seriam comparadas com ele.

Assim, as estratégia escolhidas pelos particpantes poderiam ser comparadas com a estratégia real de um projeto de UX bem-sucedido, e essa comparação propiciaria uma margem de pontos (score) para os participantes. Quem escolher uma estratégia mais próxima, pontuará mais, voalá.

Gostaria de ouvir a opinião de todos a respeito

A única objeção minha, é que o documento do projeto que será usado para comparação precisa ser realmente inovador e bem-sucedido. E teria que ter um "mestre" para mediar esse jogo.

Comentários

#1

Achei muito boa a idéia. Junto com o modo de jogo Talento, será uma excelente ferramenta para exercitar as habilidades com os métodos. É interessante que em qualquer profissão, treinar conhecimentos é uma prática recorrente para aperfeiçoamento, mas dificilmente a gente vê profissionais de UX fazendo isso.

Mas será que seria necessário ter um mestre para mediar o jogo?

Penso que poderia ter dois modos: colaborativo onde joga todo mundo junto e faz-se apenas um esquema e outro modo competitivo onde ganha quem tiver o maior número de cartas iguais e o menor número de cartas não incluídas no envelope. A ordem das cartas seria difícil de avaliar. Porém, esse segundo modo de jogo requeriria um baralho para cada membro da equipe.

O documento inicial apresentado aos jogadores poderia ser o briefing e o que está dentro do envelope confidencial seria o case exemplar.

Tô anexando a imagem do Detetive só pra gente lembrar desse modo de jogo, Modo Detetive.