Pular navegação

Search Personas

Ajuda

Search Personas

A Nubia Souza criou uma proposta de baralho inspirada nos UXCards para a área de SEO (Search Engine Optimization). O objetivo dos cards é ajudar no planejamento das personas de busca, que representam perfis de usuários.

Muita gente diz para criar personas da própria cabeça (bom já tentamos isso) e isso pode ser um grande erro, afinal é impossível que se possa pensar em todos os possíveis clientes de um determinado website, para amenizar isso você pode além de criar pessoas da própria cabeça, fazer pesquisas na web, recolher dados. Um ótimo caminho para isso é usar usuários de fóruns sobre determinado assunto, você consegue ter dados de um usuário, perguntas, tipo de perguntas que ele faz, e isso pode te ajudar a montar algumas personas.

Você faz um jogo mesmo, a pessoa joga a carta da pessoa X a outra a carta de determinado comportamento, outra de determinada palavra chave, depois a tarefa, assim você tem uma história sobre um usuário fazendo determinada busca, depois disso vem a parte de valor, jogam as cartas de valor e fica determinado qual o valor desse usuário para aquela tarefa.

Via Nubia Souza.

Nao tenho tanta experiência na área de SEO para avaliar se a idéia é boa, mas pelo menos já percebi que os cards podem ser uma boa forma de gerenciar personas em qualquer tipo de projeto. 

Comentários

#1

Definir Personas de cabeça pode acabar complicando a estrutura em que elas se formam. Mesmo que sem querer acabamos imaginando pessoas de um escopo fechado e de um público já direcionado, sendo que cada página e rede tem seus adeptos.

Esse processo todo dos cards de persona me lembrou uma palestra que fui nesse N Design do Rio, que o tema era Persona Cards https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:yFeJrtANjqEJ:blogs.anhembi.br...

Achei interessante comentar sobre, as metodologias de geração de personas dele foram muito bem construidas.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.