Pular navegação

V PALCO LIVRE encerra ciclo de formação no Vale do Capão

Ajuda

V PALCO LIVRE encerra ciclo de formação no Vale do Capão

O Palco Livre consiste no fechamento do processo de formação do Projeto Redes. Neste encontro especial são promovidas as primeiras relações profissionais entre os artistas locais e os novos produtores culturais, onde os alunos colocam em prática suas habilidades recém-adquiridas e os artistas tem a oportunidade de registrar  e ampliar o alcance seus trabalhos para a internet e outros veículos digitais. É também um grande exercício de economia solidária, na qual a moeda deste movimento é o trabalho que cada um pode oferecer ao outro.

Esta iniciativa vai ao encontro da proposta da Escola Brilho de Cristal, que começa a construir uma nova moeda de troca entre os colaboradores da escola. Assim, percebe-se que existe uma demanda e uma reciprocidade de interesses do projeto com a comunidade.

No próximo sábado, dia 5 de outubro de 2013, o Palco Livre será o terceiro deste ano, e promete mais duas edições no “2o Encontro de Conhecimentos Livres”, que acontecerá em novembro na região. Para este final de semana, espera-se artistas locais e haverá ainda o Brechó Comunitário da Escola Brilho, o DJ Virgulinux e o grupo convidado Forró da Conceição, tudo isto gratuito para a comunidade e com a cobertura dos mais novos produtores culturais do Vale do Capão.

Todo o material de registro produzido no evento poderá ser acessado no blog do projeto no Corais, no site do Iteia e na página do facebook da Produtora Colaborativa do Vale do Capão.

OPINIÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO

Foram entrevistadas algumas pessoas que estão envolvidas no Projeto Redes para darem mais esclarecimentos sobre o Palco Livre. Estas entrevistas aconteceram durante as aulas de jornalismo digital e também foi realizada uma visita à turma de edição de vídeos. Todos os colaboradores demonstraram bastante entusiasmo com o projeto e suas atividades.

Pedro Jatobá, é mestrando na faculdade federal da Bahia, idealizador das produtoras colaborativas e proponente do Projeto Redes aqui no Vale do Capão. Trabalha com pontos de cultura na Bahia desde 2010, além outros grupos e iniciativas dentro da proposta de difundir a cultura digital.

Vê o projeto como forma de capacitar os moradores interessados a trabalharem com essas profissões, frente à demanda de trabalho que aparece em situações como o Festival de Jazz, por exemplo. Neste tipo de eventos é necessário que pessoas de Salvador e outros lugares venham para a região executar a produção cultural dos eventos, o que aumenta o custo deste serviço, além de este investimento não retornar ao morador da cidade.

Pedro comenta que o Palco Livre foi idealizado desde o princípio da elaboração do projeto, e que representa um grande fechamento de toda a proposta, tanto na questão de os alunos colocarem em prática seus conhecimentos, como de iniciar a relação profissional entre os novos produtores culturais e os artistas locais. Ele avalia que o projeto foi bem recebido pela comunidade e que dependerá da vontade dos participantes e interessados dar continuidade ao projeto e montar efetivamente a Produtora Colaborativa do Vale do Capão.

Mary, responsável pelo Circo do Capão, é também mais uma parceira deste projeto. No momento da entrevista (terça-feira, 1º de outubro), conforme nos informou a gestora, o Palco Livre tinha cinco artistas locais inscritos, um apresentador da noite, voluntário, além de um convidado especial, o Forró da Conceição. Espera-se até o fim de semana mais inscrições para esta grande confraternização e exercício destes novos conceitos..

Ela destaca a simpatia com que foi recebido o convite ao evento pelo grupo, frente sua proposta colaborativa. Mary vê o Projeto Redes, e a Produtora Colaborativa, como  grandes oportunidades na produção de eventos dentro e fora do Capão.

Renata Del Nero, é a designer gráfica do projeto. Ela relata que iniciou seu trabalho na área com programas convencionais, proprietários, como Corel, Windows e Photoshop, entre outros. Desde o início do ano começou a trabalhar efetivamente com os softwares livres, a partir do incentivo e da clareza que as atividades do projeto têm trazido nestes encontros.

Todo o material gráfico do projeto deste ano foram criados nestes programas livres, como Inkscape e Gimp, e Renata comenta que no momento está mudando toda a configuração do seu computador para Linux. Ela é uma das integrantes da Produtora Colaborativa do Vale do Capão e convidas as pessoas interessadas em design gráfico a frequentarem os encontros, orientados por ela, que continuarão como um grande laboratório e troca de conhecimentos, no CDC do Vale do Capão.

Denis Ramos, é professor do curso de edição de vídeos e faz parte da produtora colaborativa do Recife, a Colaborativa.PE, que há pouco tempo conquistou mais um espaço na cidade, na Universidade Federal de Pernambuco.

O editor percebe o Palco Livre como a conclusão do curso: “É a hora em que o professor vê se o aluno aprendeu mesmo durante as aulas. Também é uma boa oportunidade para praticar como acontece o dia-a-dia do produtor”, relata ele, confirmando sua presença no evento como orientador dos vídeos que serão captados.

Denis comenta também sobre a importância de se utilizar os softwares livres e também de imagens de vídeo livres. Para as aulas desta semana os alunos estão usando as imagens que foram produzidas pelos produtores da produtora colaborativa no Festival de Jazz da Chapada Diamantina. O professor ressalta que, assim como as outras imagens, os materiais que serão produzidos neste sábado poderão ser utilizados por qualquer pessoa e para diversos fins “além do Projeto Redes, como divulgar a Chapada Diamantina, por exemplo”.

Taiendy é aluno do curso de edição de vídeo realizado nesta semana, e já participou de outros cursos do Projeto, como o de áudio e de gestão cultural. Aos 16 anos já tinha alguma experiência com vídeos e outras práticas digitais e diz que está muito satisfeito com o curso. Ele também vê o Palco Livre “como um bom momento para praticar os ensinamentos dos cursos”. O jovem, inclusive realizou o registro de fotos nas outras edições do evento  e comenta que os artistas já estão usando, em seus sites, estas imagens. Ele pretende manter o vínculo com a Produtora Colaborativa do Vale do Capão.  

Tomaz também é aluno do curso de edição de vídeo e participou do curso de design do Projeto Redes. Tem 17 anos e está descobrindo sua vocação profissional. Ele comenta estar satisfeito com as oficinas e pensa ser uma boa área de conhecimento para investir nos próximos anos.    

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.