Pular navegação

Projeto GNU ou Software Livre

Ajuda

Projeto GNU ou Software Livre

Quando falamos em Software Livre pensamos em um programa ruim de péssima qualidade mas não é isso. Muitas pessoas pensam isso pois não conhecem o programa e não o utilizam e desconhecem o seus conceitos.

Segundo a fundação Free Software Foundation (Funda para Software Livre) é consideramos programa Livre quando eles atende aos seguintes requezitos que é ser capacita, usado, modificado e redistribuído de a cordo com a necessidade do usuário que está utilizado os serviços do programa com ou seja para ser um Software Livre precisa ter os quatros tipos de liberdade fornecido pela fundação.

Existe uma fundação chamada de FSF que foi fundada por Richarde Staallaman, que é considerado O pai do Software Livre. Ele sempre foi contra os Software proprietários (programas que não permitem seus usuários alterarem sues códigos-fonte para modificar á programação), não importando se é gratuito ou pago. Stallaman também foi o fundador do GNU (Projeto GNU, em computação, é um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richarde Stallaman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto) que junto com o kernel (O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele) desenvolvido por Linus Torvalds que mais sedo eles dois iram fundar um dos sistema operacionais mais utilizado o Linux.

                                             Pinguim símbolo do Linux.

Para garantir os mesmos direitos de distribuição entre todos os usuários, foram criadas licenças, hoje existem mais de trinta delas. A mais usada é a General Public License (Licença Pública de Uso Geral), criada pelo próprio Stallman para oferecer os mesmos direitos ao usuário. A GPL possui uma regra que restringe a apropriação das modificações, logo todas as mudanças feitas no software se tornam comum entre todos que partilham o programa.

Por isto mada impede que um desenvolvedor cobre pelas modificações feitas, pois a custos como em qual quer outra atividade, porem a diferença esta na filosofia do Software Livre, a qual avisa o espírito de liberdade e não do lucro.



 

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.