Resumo: Obsolescência programada

   Dês de a polêmica da durabilidadee das lâmpadas em 1920 até os dias de hoje, a obsolescência programada tem sido um ponto discutível nas áreas da ética, economia e ecologia.

   Vivemos numa sociedade  capitalista, onde as pessoas precisam consumir produtos para que o sistema funcione bem. Tendo isso em mente, grandes empresas acabam pré-definindo o tempo de  vida  útil dos seus produtos, ou influenciando o consumidor dizendo-o que o produto adquirido está ultrapassado e, ainda que funcione bem, o induz a troca do velho pelo novo.

   O exemplo mais óbvio seria justamente a produção de dispositivos eletrônicos. Onde todo o ano temos uma novidade e, ainda que hajam apenas pequenas melhorias, as grandes empresas fazem de tudo para que o consumidos se sinta desconfortável com o seu produto antigo e compre outro. Eventos semelhantes acontecem nas indústrias da moda e automobilísticas.

   Esse consumo desenfreado e essa inutilização incessante de pordutos acaba  afetando o meio ambiente. As estatísticas afirmam que a humanidade consome os recursos naturais numa taxa 30% maior do que o planeta pode repor. Vale considerar, também, as toneladas de lixo geradas poluindo rois, mares e florestas. Contaminando recursos que os próprios seres humanos necessitam, como água potável, e o ar que respiram.

    Para evitar tantos desastres é necessário mudanças nos padrões de consumo e produção de manufaturas. Para que esse consumo desenfreado não nos prejudique ainda mais.

fontes:

http://www.economist.com/node/13354332

http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-o-que-e-obsole...

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/obsolesce...

informações adicionais:

http://www.hup.harvard.edu/catalog.php?isbn=9780674025721

Comentários