Pular navegação

Fotos digitais - preparação para colocar na internet

Ajuda

Fotos digitais - preparação para colocar na internet

 

Colaboração: Sergio Eduardo Felisbino Jr

Data de Publicação: 31 de Maio de 2005

Hoje em dia disseminou-se o uso de cameras digitais das mais variadas resoluções. Mas temos uma questão importante: uma foto para ser impressa em boa qualidade, deve ter alta resolução. Entretanto essas fotos ficam grandes. Já para sites o importante são fotos nitidas, mas pequenas. Como decidir praviamente se uma foto irá para seu site ou será impressa? Eu decidi da seguinte forma: Sempre bato fotos no máximo de resolução e depois converto para formatos menores.

Utilizo o ImageMagick para converter, rotacionar e adicionar um texto de autoria nas fotos. Maiores informações no site: Hoje em dia disseminou-se o uso de cameras digitais das mais variadas resoluções. Mas temos uma questão importante: uma foto para ser impressa em boa qualidade, deve ter alta resolução. Entretanto essas fotos ficam grandes. Já para sites o importante são fotos nitidas, mas pequenas. Como decidir praviamente se uma foto irá para seu site ou será impressa? Eu decidi da seguinte forma: Sempre bato fotos no máximo de resolução e depois converto para formatos menores.

Utilizo o ImageMagick para converter rotacionar e adicionar um texto de autoria nas fotos. Maiores informações em:http://www.imagemagick.org

Girar fotos:

  convert -rotate GRAUS imagem.jpg  imagemgirada.jpg

GRAUS: geralmente 90 (girar foto para direita) ou 270 (girar foto para esquerda)

Pegar informações da foto:

  identify imagem.jpg

Reduzir o tamanho de fotos de cameras digitais para colocar em sites:

  convert -density 72x72 -geometry AxB  imagem.jpg  imagemreduzida.jpg

a geometria pode ser de 640x480, 800x600 ou 1024x768 para fotos que voce quer ver em tela cheia ou para thumbnails, o ideal é algo como 100x100 ou 200x200 (ele NÃO deforma as imagens, reduz a dimensão maior a 100 e a menor fica proporcional)

Inseri Legendas em texto

  convert -font FONTE -fill COR -draw "text X,Y TEXTO"  imagem.jpg  imagemlegendada.jpg
  • FONTE: fonte da letra que será colocada na imagem
  • COR: cor da letra
  • X,Y: posição em pixels onde começará a ser escrita a legenda. Isso calculamos a partir do que obtemos no identi. Dependendo do tamanho do texto e de onde queremos colocar.
  • TEXTO: Frase que será inserida

Por exemplo, uma frase com 36 caracteres, se a imagem for retrato (768x1024), podemos posicionar assim: text 485,1010 que a frase será colocada em baixo, próximo a direita da foto

É isso ai, depois mando alguns scripts com uso pratico dessas ferramentas.

Tutorial retirado do:

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/fotos_digitais_preparacao_para_colocar_na_internet.php#.UMCEEB0701k

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.