Pular navegação

Passo a Passo da Formação de uma Produtora Colaborativa.

Ajuda

Passo a Passo da Formação de uma Produtora Colaborativa.

Estamos aqui em Sergipe buscando formar um arranjo produtivo de produtoras colaborativas que está em fase de teste. Esperamos até dezembro podermos lançar a versão 1.0.

Iremos colocar abaixo os passos que estamos trilhando,  a partir da experiência dos companheiros pioneiros que deram partida, em especial a partir de Pernambuco e Bahia e da experiência do coletivo organizador sergipano.

Portanto, para quem tem interesse em formar uma produtora colaborativa, tanto aqui em Sergipe, como em outro estado e para nós que estamos em fase de criação.

Lembrando, uma produtora cultural colaborativa nasce a partir de um coletivo que já desenvolve alguns conceitos e práticas de ações colaborativas e solidárias.

1º passo

Assistir e baixar os vídeos e textos que estão disponíveis no link abaixo, individual e coletivamente.

https://acaoculturalse.blogspot.com/2018/05/videos-e-outros-subsidios-para.html

2º passo

Ler, pesquisar, estudar  sobre o mapa Canvas e se tiver alguém com experiência melhor ainda. http://www.corais.org/colaborativaserigy/node/97362

Assim também com relação aos conceitos do planejamento estratégico, como  missão, valores e visão de futuro, assim como a  ferramenta SWOT ou FOFA (diagnóstico das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).

Para saber mais:

  • Missão: É o propósito de a organização existir. É sua razão de ser.
  • Visão: É a situação em que a organização deseja chegar (em período definido de tempo).
  • Valores: são os ideais de atitude, comportamentoe resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da organização com seus clientes, fornecedores e parceiros

http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao-Valores.PDF

Além da leitura e aplicação de um modelo de mapeamento cultural interno e externo. O qual de forma simplificada pode ser o seguinte:

Levantamento  dos recursos existentes no coletivo.  Em termos de:

a) profissionais de que áreas

b) artistas (e de que linguagem artistica)

c) Designers

d) educadores, etc

e) equipamentos   

f) estrutura fisica a disposição

g) outros

Para o mapeamento de um bairro ou municipio.

Cadastro de iniciativas culturais
1 – Nome da Iniciativa
2 - Nome da pessoa que responde as informações e qual o papel ou função que desempenha na iniciativa
3 – Endereço, telefone e e-mail
4 –Qual(is)  a (s)  linguagem (ens)  artística  (as) ou manifestação (ões) é   utilizada pela iniciativa (dança, teatro, audiovisual, artes plásticas, artes visuais, música, hip-hop, capoeira etc.)
5 –Quantidade de componentes da iniciativa
6 – Quais locais, ambientes ou espaços o grupo utiliza para reuniões, ensaios e apresentações?
7 – Quem apóia a iniciativa cultural?
8 - Como se deu o surgimento da iniciativa?
9 – Qual o objetivo da iniciativa?
10 – Cite as três maiores  dificuldades enfrentadas pela iniciativa cultural?
11 – Quais oportunidades de aprendizagem ligado a arte e a cultura, a iniciativa cultural  participou?
12 – O grupo organiza outras atividades além daquelas ligadas a arte e a cultura?
13 – Como a iniciativa  é visto por outras pessoas da comunidade?
14 – Algum participante da iniciativa tem formação técnica pedagógica e/ou artística ligada a área do conhecimento artístico ou cultural?
15 – Quais os momentos de sucesso mais importantes da iniciativa cultural?
16 – Endereço de página no facebook e/ou blog da iniciativa

Outro instrumento necessário,  é a criação de um código de conduta básico,  que pode servir de norteador ético para condução de nossas ações enquanto coletivo organizado, assim como ser um apoio na  resolução de possíveis conflitos.

3º Passo – Cadastrar, navegar  e criar um ambiente virtual de trabalho na Plataforma Corais, o espaço de reunião, planejamento e produção virtual utilizado pelas produtoras colaborativas. Para quem quiser baixar ou adquirir o livro para poder se inteirar melhor sobre a Corais. http://www.corais.org/node/83906

Detalhe estes passos  estão organizados em ordem por uma questão didática, mas acontecem ao mesmo tempo. Em especial quando o grupo realiza o primeiro passo.

Passo a Passo produzido a partir de  sugestões disponibilizadas  por  Pedro Jatobá, Cris Alves, Igor Gonçalves e pesquisa de Zezito de Oliveira na internet.

------------------------------------------------

Segue link da dissertação de mestrado de Carlos Lunna,   defendida em 2017 no POSMEX/UFRPE, deixo abaixo o link e o resumo:

A pesquisa ora apresentada traz a questão da racionalidade da Economia Solidária como contraponto estruturante à economia hegemônica capitalista. Para que ela suscitasse os resultados esperados, sua resposta tratou de seguir uma estrutura que privilegiou a análise teórica de Desenvolvimento Local, Tecnologias Sociais e Economia Solidária, e procedeu com estudo de caso sobre a Produtora Colaborativa.PE, fazendo a análise argumentativa, observação participante e análise documental, além da caracterização das metodologias que definem as produtoras culturais colaborativas como Tecnologia Social, ou seja o uso dossoftwares livres e da economia solidária, no que diz respeito a gestão, sustentabilidade e estruturação.

Palavras-chave: Desenvolvimento Local; Economia Solidária; Produtoras CulturaisColaborativas; Tecnologias Sociais.

Link para a dissertação completa http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/7869/2/Carlos%20Eduardo%20Falcao%20Luna.pdf

Link no portal iTEIA http://www.iteia.org.br/textos/dissertacao-colaborativape-e-desenvolvime...

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.