Pular navegação

Comunicado sobre a 4ª reunião das produtoras colaborativas Sergipe e encaminhamentos.

Ajuda

Comunicado sobre a 4ª reunião das produtoras colaborativas Sergipe e encaminhamentos.

Realizada na Escola de Arte Valdice Teles, Aracaju, SE,  em 21 de Maio de 2018
Boa tarde Caros e Caras,
Nesta segunda-feira, realizamos a 4ª reunião sobre as produtoras culturais colaborativas.
Em termos de aspectos positivos, tivemos um fator interessante, a participação de uma maioria de jovens entusiasmados e efusivos, comprometidos com um trabalho social-religioso-comunitário, integrantes do grupo de jovens Poverello, ligado a paróquia São Francisco de Assis.
Ao mesmo tempo tivemos a presença e o auxilio luxuoso do Thiago Paulino, jornalista e doutor em sociologia, o qual colaborou como guia na navegação da plataforma corais.
Em termos de participação, pela primeira vez participando das nossas reuniões,  tivemos a presença de cinco pessoas no total. além de dois que se fazem presentes desde as primeiras reuniões, Zezito e Jéssica. Antes da reunião, três pessoas informaram não poder se fazer presentes, Maira , Valter Albano e Tânia Maria.
Os demais que manifestaram interesse em participar, não informaram as razões de não terem podido vir, salvo o Pe. Soares que esteve muito bem representado pelos jovens do Poverello.
Em termos de pauta, foi cumprido o compromisso de apresentação e navegação na plataforma corais. Já na outra parte da reunião, realizamos uma boa conversa de esclarecimento sobre a proposta da produtora colaborativa e sobre o trabalho comunitário desenvolvido por cada um dos presentes, como uma espécie de roda de conversa de intercâmbio de experiências.
Encaminhamentos.
1 - Cadastramentos de todos os interessados em participar da rede da produtora colaborativa em Sergipe, na plataforma corais. Quem não dispor de computador, buscar acessar a plataforma pelo celular.
Quem dispõe de computador com acesso a internet, compartilhar a utilização do equipamento com os mais próximos e o sinal de celular, nos casos de atividades que exijam isso.
2 - Os que estão participando das reuniões com frequência e consequentemente demonstrando interesse, serão agrupados no grupo de whatzap CULTURAPOSFSM e no grupo de e-mails, além do grupo na plataforma corais. Com o tempo migraremos para o Telegram, depois explicaremos as razões. Porém, solicitamos respostas aos comunicados enviados. Alguns costumam responder, mas outros não.
3 - A próxima reunião presencial geral não ficou definida. O local, dia e horário será definido mediante consulta antecipada via redes sociais.
4 - Importante que Igor Gonçalves envie o mapa Canvas individual scaneado por email, ou deixe na portaria do prédio onde a Ação Cultural está localizada e envie o mapa Canvas geral do coletivo que participou da atividade na reunião da semana passada. Já realizado
5 - Algumas reuniões presencias com grupos nas comunidades serão definidos em comum acordo com representantes destes. São eles: Paroquia São Francisco de Assis, Instituto Dona Sula, Ação Cultural, Tampa produções artísticas, Comunidade Bom Pastor. Assim também pretendemos realizar no interior, em Japaratuba e Simão Dias. Solicitamos aos participantes destes grupos que busquem assistir previamente os vídeos que estão disponíveis nesse post.

http://acaoculturalse.blogspot.com/2018/05/videos-e-outros-subsidios-par...
O conteúdo das reuniões com a comunidade será o seguinte: Apresentação de uma seleção de slides e vídeos sobre a produtora cultural colaborativa (em alguns casos pode ser visto antes, o que é recomendado para quem mora no interior ), construção e/ou aprimoramento do mapa Canvas local. Essa reunião será uma reunião de sensibilização e alinhamento da proposta. A proposta no interior é realizar esta reunião em dois momentos de um mesmo dia, para que possamos aprofundar outra ferramenta pós e complemenatar do Canvas, que é o diagnóstico rápido participativo, que é um detalhamento num segundo momento após a produção do mapa Canvas, dos limites e potencialidades do grupo ou coletivo e disponibilidade de conhecimentos, habilidade, recursos, equipamentos e etc.
No caso das reuniões em Aracaju, podemos fazer essa parte em uma reunião seguinte, com quem tiver interesse em realizar a proposta. Nesse caso , me refiro aos participantes dos coletivos e organizações dispostos a utilizar a metodologia da produtora cultural colaborativa, citados acima. OBS: Recomenda-se como primeiros vídeos de uma primeira reunião somente com os agentes culturais locais. 1 - Democracia Participativa. 2 - Aldeia da Paz. 3 - Clip-Cordel sobre produtora cultural colaborativa. 4 - Gestão colaborativa de moedas sociais digitais. (O mais longo e necessário). Importante que seja produzido um relatório com impressões e dúvidas do grupo.
6 - Sobre a viagem de intercâmbio a Recife, estamos esperando resposta de quem manifestou interesse. Caso a quantidade de pessoas não seja suficiente para ir de carro fretado, poderemos ir de ônibus mesmo. Duas ou três pessoas. (cancelada por motivos de instabilidade em decorrência das greves/locaute).
7 - Sobre a atividade prática para juntar as pessoas e coletivos interessados na proposta de trabalho da produtora cultural colaborativa, a sugestão que temos para apresentar, é uma virada cultural comunitária e alternativa, nos moldes do que foi realizado em conjunto por ocupações de prédios e ocupações e/ ou coletivos culturais no centro de São Paulo. Isso pode ser um projeto para começar a ser construído por meio da plataforma corais
Para saber mais detalhes, clique aqui:
http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2018/05/virada-cultural-na-ocupacao-nove-de-julho-tera-lancamento-de-ana-canas
Algumas questões que esqueci, quem participou das reuniões pode acrescentar.
 

Comentários

#1

Boa tarde!
Muito interessante e valioso o trabalho realizado com as produtoras e a  plataforma corais!
Bom trabalho e boa sorte a todos os envolvidos nesse grande projeto coletivo, e a você, Zezito, pelo compromisso e entusiasmo, sempre focado em contribuir dentro de nossos anseios sociais e culturais de nossa Casa!
Na medida do possível, farei um esforço para acompanhar as atividades virtuais e presenciais... e estar sempre atento a aprender com essa criativa caminhada.

Um maxi abraço! ;-)

#2

Valeu Maxi,

Grato pela presença e colaboração.

Abraço,

#3

Zezito boa noite Retorne se conseguiu finalizar. Grata

#4

Beleza Cris, pode deixar.

#6

Zezito

Em algum momento dos encontros vocês pensaram em fazer um levantamento  dos recursos existentes no coletivo?  Em termos de:

a) profissionais de que áreas

b) artistas (e de que linguagem artistica)

c) Designers

d) educadores, etc

e) equipamentos   

f) estrutura fisica a disposição

g outros

É muito válido quando iniciarem alguma produção coletiva. 

#7

Exatamente Cris, isso será realizado inicialmente com o mapa Canvas. Disponho de um roteiro que foi disponibilizado por Jatobá na plataforma Iteia. A idéia é fazer isso na reunião com os coletivos. Sendo que o roteiro dessas reuniões é começar por uma apresentaçáo de vidéos e slides para dar um panorama geral sobre a propostas das produtoras colaborativas e em  um segundo momento a coleta dos dados necessários para o Canvas, bem como para o mapeamento das possibilidades e das necessidade de cada coletivo.

Por enquanto demonstraram ter interesse:

A) Instituto Dona Sula - Em tratativas para marcarmos data.

2) Paróquia São Francisco de Assis - Com previsão de realizarmos reunião em um sábado a tarde. Ainda no mês de junho.

3) Coletivo Cultural da cidade de Simão Dias - Com previsão para o mês de julho.

Aguarda-se contato do coletivo cultural de Japaratuba e do grupo de estudantes de teatro ligado a Tampa Produções Artisticas.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.