Formação de identidade da Colaborativa e código de conduta

Pontos: 0

Saudações.

Seria interessante que pudessemos construir de forma colaborativa um texto base da identidade da colaborativa Serigy, como os valores, a visão e os objetivos da mesma. Esse texto serviria como base para que tenhamos uma visão mais sólida a respeitos desses pontos, e ainda como referência para questões de divulgação.

Um segundo ponto séria a criação de um código de conduta básico que pode servir de norteador ético para condução de nossas ações enquanto coletivo organizado e a resolução de possíveis conflitos. Para tal precisariamos primeiro alencar os valores que buscamos e como podemos defende-los.

Acredito que a discução e construção de ambos os textos podem ser realizados de forma não presencial por meio daqui do Corais, pelo que vi existe uma parte da plataforma dedicada a isso.

O que acham sobre esses pontos?

Comentários

#1

Olá pessoal, tudo bem!

Achei massa a proposta Zezito, porém penso que iremos dialogar sobre temas importantes como princípios e identidade, e que fazer uma primeira reunião presencial e em seguida trabalhar nos textos a partir da sistematização da reunião seja melhor.

Abraços

#2

De acordo Igor e Ram Sashi. Em termos gerais,  a proposta é necessária. O encaminhamento pode ser iniciar na reunião presencial e depois fazermos por aqui. Neste caso, Igor Gonçalves pode coordenar este momento na reunião presencial, como foi feito no dia do mapa canvas.. Me parece que é assim que Sashi defende ou é mais ou menos assim. Defendo começarmos na reunião presencial,  porque precisamos nos conhecer mais pessoalmente. Mesmo que tenhamos realizado quatro encontros presencials, nem sempre pudemos contar com a participaçao de todos (as) juntos e que estão aqui na plataforma.

Lembrando Igor, o que você coloca é uma parte do planejamento conhecido como SWOT ou FOFA em português, não é isso?

Quando a proposta do evento da virada cultural ou da viradinha, podemos ir amadurecendo. Penso como evento de lançamento da ColabSE. O que pode ser realizado após algumas discussões básicas, como essa sugerido por Igor. O evento pode ser o lançamento da produtora.

#3

"Lembrando Igor, o que você coloca é uma parte do planejamento conhecido como SWOT ou FOFA em português, não é isso?"

Na verdade são etapas diferentes, a proposta era elaboração de um texto que represente a missão, a visão e os valores da colaborativa. Esses 3 elementos são instrumentos clássicos da gestão para organizações que estão começando terem um principios norteadores das suas atividades, eles ajudam na formação e no engajamento. Basicamente, é muito do que estamos discutindo nas reuniões anteriores, sempre nos deparamos como questionamento do objetivo geral da coloaborativa e o que a move, assim como a razão pela qual os coletivos deveriam se juntar a iniciativa. A definição geral de cada um seria:

  • Missão: É o propósito de a organização existir. É sua razão de ser.
  • Visão: É a situação em que a organização deseja chegar (em período definido de tempo).
  • Valores: são os ideais de atitude, comportamentoe resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da organização com seus clientes, fornecedores e parceiros

Acredito que após iniciada em uma reunião presencial, a atividade pode ser desenvolvida em paralelo a outras, como o quadro de SWOT/FOFA, que é mais sobre sobre análise do négocio, são atividades independetes e podem ser executadas em paralelo

Aqui tem um guia do Sebrae a respeito:

http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao-Valores.PDF

#4

Excelente Igor. Grato pela explicação. Então precede mesmo. Vamos começar na presencial e prosseguir depois por aqui.

#5

Sobre esta sugestão zezito acho que poderiamos ter a ajuda do proprio Pedro Jatobá no que se baseia os principios nosteadores das próprias produtoras colaborativas já criadas e assim, como base, trazer para a nossa realidade, vicência e expectativas nossa visão de empresa e produtora, centrada em nossos objetivos e princípios. Nada de plágio, mas uma especie de alinhamento geral das idéias, condutas e metas que norteiam as produtoras de forma geral. Assim estariasmos em conformidade com um modelo de visão, misão e valores que nos aproximasse de todas as outras produtoras.

Mas pelo que entendi, o que pretende Igor é, em primeiro momento a criação de um texto norteardo desses principios ao qual nos direcione para gerar de fato, quando formalizada a produtora a nossa própria proposta de valor.

Então sobro o texto, em primeiro momento ele pode ser criado de forma expontânea e colaborativa, que cada um pudesse alencar pontos chaves e fundamentais para elaboração das proposta de visão, missão e valores com base em suas próprias expectativas. Seria neste primeiro momento, não um texto pronto, ou finalizado, mas um rascunho com tais ideias.

Esse proprio texta já serviria como base para a segunda proposta do Igor, da criação de um código de conduta básico que pode servir de norteador ético para condução das ações do grupo enquanto coletivo organizado.

Então seria interessante que quem pudesse, levasse para reunião, tópicos ou pontos chaves que achem importante termos como defesa dos nossos ideais, e que pudessemos alinha-los como propostas de valores obtidas de outras produtoras.

#6

Perfeitamente Jaelson. A compreensão é essa mesmo. Fazemos uma discusssão preliminar e depois concluiremos. Nesse sentido, é importante nos organizarmos para a viagem de intercãmbio in-loco a Salvador e Recife. Também é importante navegarmos em sites, blogs e etc.. de outras produtoras colaborativas.