Pular navegação

PROFESSORES INQUIETOS BUSCANDO SAÍDAS.

Ajuda

PROFESSORES INQUIETOS BUSCANDO SAÍDAS.

No dia 12 de Maio de 2020, em conversa com professores em um grupo no whatzapp,  a colega Deusete,  se referiu a fala de uma aluna de Aracaju no programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo . Ela pedia o adiamento do ENEM, mas aproveitou  pra dizer que  os professores não estão ajudando, não estão fazendo nada. Disse várias vezes.  A reportagem  mostrou imagens do Colégio João Costa, conhecido como Costão e localizado em Aracaju. 
Respondi  ser uma uma pena, talvez esteja nos  faltando uma metodologia de ensino que consiga fazer os alunos entenderem  a conjuntura de forma mais ampla, sem ficar olhando em demasiado  pro seu próprio umbigo.  Parafraseando Chico Cesar: Já  fui aluno, eu sei. Se não  fosse a formação extra curricular que recebi, também ficaria pensando como ela a vida toda.
A pandemia  poderia ser um boa oportunidade para um grande mutirão de formação  virtual para aprendermos uns com os outros,  acerca de questões ligadas ao dia a dia da sala de aula em uma perspectiva freireana. Mas nos falta as instituições  que poderiam liderar isso. Se bem que poderíamos começar com a nossa própria iniciativa. 
Deuzete propôs  marcamos para  começar o dialogo em um dia que já passou , assim  também como  sugeriu  que eu preparasse  um índice ou pauta do que  queremos tentar, quem sabe conseguiremos organizar numa proposta viável para  uma prática possivel em tempos de pandemia, disse ela
Daí propus  num primeiro momento, a elaboração de uma pauta voltada a conversa sobre as nossas trajetórias de vida como estudantes e professores inquietos. Começaremos com um roteiro aberto, sem ideias pré concebidas , mas  com um modo de diálogo que nos permita descobrir pontos de aproximação e convergências, assim como o inverso. É bem freireano mesmo,  reforcei.
Propus começarmos  com um grupo formado por até 10 pessoas, utilizando sistema de conversa via conferência.
Como exemplo do que  propunha, apresentei  a canção “Vem me fala de você” , da autoria de um amigo do Ceará. Ele  é artista, arte-educador popular, missionário ligado a tradição da teologia da libertação e ecologista... https://
Deuzete concordou e arrematou :  Faremos uma educação do tipo integral de verdade, tipo terapia inicialmente. Lavar a alma para  começarmos tudo de novo de forma limpa! Sem frustrações, mas aproveitando o que  temos de melhor.
Em seguida,  a colega Silvia que também é professora e participa do grupo, apresentou algumas sugestões de plataformas que podemos utilizar. Na discussão ficou consensuado entre inicialmente entre as duas , a utilização da plataforma Zoom e depois ficou definido Google Meeting. 
Pronto, assim podemos marcar o dia, o horário e convidar as pessoas. Como afirmei,  podemos começar com dez ou um pouco mais, com a perspectiva de ir ampliado o grupo aos poucos.

A PRIMEIRA REUNIÃO VIRTUAL SERÁ REALIZADA NO DIA 29 DE MAIO DE 2020, ÀS 16 HORAS, VIA APLICATIVO GOOGLE MEETING.

Abaixo o tutorial

https://www.youtube.com/watch?v=gW-ncVx3G8I

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.