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Bornal de Jogos (Dando Nomes)

Ajuda

Bornal de Jogos (Dando Nomes)

Grupo:

Eduardo Fernando Araujo, Matheus Lemos, Renan Basílio, Thamires Andrade.

Proposta inicial:

Desenvolver um jogo infantil que auxilie no processo de aprendizagem, paralelamente ao ensino tradicional da escola, em colaboração com o projeto de Araçuaí.

Etapas concluídas: 

01/12/2015 - 02/01/2016: 

  • Videoaulas sobre Unity + C#;
  • Estudo sobre o funcionamento do Bitbucket + sistema de controle de versão;

03/01/2016 - 06/01/2016:

  • Avaliação do protótipo recebido e análise sobre mudanças e acréscimos necessários;
  • Alteração da proposta do jogo para um modelo composto por fases e dividido por temas;
  • Início do desenvolvimento criativo dos avatares a serem utilizados e seus equipamentos;
  • Divisão das tarefas iniciais;

07/01/2016 - 10/01/2016:

  • Definições iniciais acerca da dinâmica do jogo e disposição dos elementos na tela;
  • Escolha das imagens e criação de alguns prefabs;
  • Aplicação do modo aleatório na ordem das letras correspondentes às palavras apresentadas na tela;
  • Aprimoramento do botão apagar (agora é possível apagar apenas a última letra digitada, não havendo necessidade de reescrever toda a palavra novamente);

Comentários

#1

Atividades realizadas entre 11/01/2016 e 17/01/2016:

Etapa Concluída Tempo médio
Inclusão do princípio de Game Over  1h 30min
Adição da tela de seleção de personagem  2h
Início da implementação do sistema de vida  1h 20min
Alteração do modo de inserir uma palavra no jogo (agora ocorre via array de strings e não pelas tags) 1h
Adição de imagens e criação de prefabs (2° fase) 25min
Tempo médio total 6h 15min

#2

Atividades realizadas no período de trabalho compreendido entre os dias 18/01/2016 e 24/01/2016

Na última semana, foram decididos os principais pontos do jogo durante a reunião realizada entre grupo e o professor Fernando Severo, no dia 21/01/2016, sendo tais pontos:

  • As fases e seus respectivos monstros;
  • A inserção da cultura de Araçuaí no contexto do jogo;
  • As palavras a serem utilizadas;
  • O papel do mapa e a forma como será exposto na tela (ideia geral);
  • A dinâmica geral do jogo (desenvolvimento dividido por nível de dificuldade);

Além disso, foram iniciadas as primeiras modificações para a versão alfa.

Etapa concluídas Tempo médio
Correção no tamanho da fonte (letras acentuadas estão devidamente enquadradas) 1h
Escaneamento dos materiais recebidos para utilização no jogo 45min
Pesquisa e escolha de novas imagens (prontas) para os temas propostos  40min
Desenho de imagens não encontradas por meio de pesquisa e criação dos monstros 2h
Ajustes para criação do APK* 1h 30min
 Tempo médio total de trabalho na semana 5h 55min

*atividade foi realizada no dia 18/01/2016 para ser apresentada na aula do dia seguinte.

#3

Pessoal, em anexo segue o código fonte da Damática.

A ideia é fazer uma versão simples somente com contas de soma aleatórias entre as unidades que estão em um tabuleiro (de 0 a 9). A soma não deve ser maior que 18 (9+9).

Pré-visualizarAnexoTamanho
codigo_fonte.rar8.4 KB

#4

Atividades realizadas entre 25/01/2016 e 14/02/2016:

Nas últimas semanas, o foco do grupo foi realizar mellhorias no código existente e decidir os detalhes finais da parte de imagens e animação. Além disso, foi inserida a configuração de áudio.

Etapas Concluidas Tempo Médio
Modificações na estrutura do código com o intuito de otimizar o aplicativo 4h
Pesquisa por imagens referentes às palavras escolhidas 2h
Teste do programa utilizado para gerar áudio 1h 30min
Produção dos áudios  3h
Adição da execução do áudio (quando a palavra é escrita da forma correta) e reajustes no código para ficar compatível com as mudanças geradas pela otimização 2h
Implementação do primeiro chefe e Inserção da transição entre fases 2h
Criação de imagens (backgrounds, imagens não encontradas a partir das pesquisas) 4h
Total de tempo 18h 30min

#5

"Criação de imagens (backgrounds, imagens não encontradas a partir das pesquisas)"

Vocês precisam de alguma ajuda com as imagens de background???

#6

Atividades realizadas entre 15/02/2016 e 28/02/2016:

Etapas concluídas Tempo médio
Criação do mapa 6h
Ajustes no mapa para inserção no jogo 4h
Ajustes visuais (modificação da fonte, inserção da página de caderno como fundo da área de digitação) 1h
Pesquisa de sons complementares (som das teclas, músicas) 2h
Implementação do segundo e terceiro chefes 2h
Testes emulando o app em diferentes  máquinas com o intuito de estudar a possibilidade de diminuir o tamanho do arquivo final 1h e 30 min
Criação de imagens (mandala e bioquê) 2h
Atualização do banco de dados 1h e 30 min
Tempo médio total 20h

#7

Pessoal,

Tarefas aprovadas pelo conselho educacional das TICs e TACs!!!

Façam os autopagamentos dessas atividades no Corais, ou seja, de 15/02 ao dia 28/02 são duas semanas (ou 8 horas de estudos/trabalhos, ou CK$ 24,00).

EXTRAS: vocês contabilizaram 20h, menos as 8h que já foram creditadas, temos 12h x 3 CK$/h = 36 CK$.

Façam os autopagamentos dessas atividades no Corais, ou seja, de 25/01 ao dia 14/02 são duas semanas (ou 8 horas de estudos/trabalhos, ou CK$ 24,00).

EXTRAS: vocês contabilizaram 18,5h (19h), menos as 8h que já foram creditadas, temos 11h x 3 CK$/h = 33 CK$.

Entre 11/01 ao dia 24/01 são duas semanas (ou 8 horas de estudos/trabalhos, ou CK$ 24,00).

EXTRAS: vocês contabilizaram 5,55h e 6,15h (12h), menos as 8h que já foram creditadas, temos 4h x 3 CK$/h = 12 CK$.

TOTAL de EXTRAS = CK$ 71,00

OBS: vocês podem conferir e contestar rsrs

#8

Hiii... esqueci!!!

Subam (salvem como anexo em um comentário) o APK do jogo aqui no Corais!!!

#9

Algo muito importante que aprendi com esse grupo:

- que existe uma forma de acompanhar e mensurar o quanto se trabalha "por fora" do horário formal da disciplina.

A forma como vocês fizeram levarei para realizar futuros cursos e disciplinas.

Obrigado!!!

#10

Aqui estão os links do nosso projeto no Bitbucket e o do APK do Dando Nomes :)

Bit e Apk

#11

Pessoal,

Mais uma vez mil parabéns pelo trabalho!!!

Em anexo está uma planilha com o resultado final de vocês (se tiver algo errado avisem), por favor, paguem-se nos CK$ que estão faltando. Por exemplo, o Renan fechou com saldo CK$ 176, mas no Corais ele lançou apenas CK$ 82.

Pré-visualizarAnexoTamanho
bornal_de_jogos_cookies_e_notas.ods14.33 KB

#12

Relatório analise do Dando Nomes

A primeira impressão que tive do jogo Dando Nomes foi que ele foi feito com muita dedicação e pensado para ir além de ensinar contar um pouco da historia de Araçuaí, a forma com que esta integrada todas as partes de jogo deixou ele dinâmico e bem funciona.Ao analisar o código fonte e o projeto em si tive dificuldade para compreender a logica, pois estava totalmente diferente do primeiro protótipo que fiz que era bem sucinto. Mas depois pude compreender a logica, e perceber o quanto estava bem estruturado, só não consegui executar o projeto todo algumas cenas não executam, isso porque acredito  eu que  tenha configurações e tags  que não estão no meu Unity, exceto isso o projeto esta rodando muito bem. A única dica que dou e encontrar uma maneira de deixar o APK mais leve para não travar em aparelhos com menos capacidade de processamento. 

#13

Caro Wesley,

Primeiramente, agradecemos pelo protótipo, ele foi muito importante para que déssemos os nossos primeiros passos na plataforma Unity e serviu como base para a maioria das coisas que desenvolvemos desde então. 

Quanto ao código, o jogo acabou ganhando maiores proporções e o código, consequentemente, acabou acompanhado esse crescimento. Precisamos modificar algumas coisas, como as letras, que nem sempre ficavam centralizadas, e com o acento a situação piorava ainda mais. Portanto, um dos integrantes do grupo, que já tinha experiência na plataforma, resolveu fazer isso de outra forma, seguindo mesmo assim o modelo que já havia sido proposto. E ficou muito bom, por sinal. 

O mesmo aconteceu para as palavras e as imagens, de um modo geral. O seu código estava realmente bem sucinto, mas reparamos em algum momento que se a gente fosse fazer um jogo com muitas palavras, teríamos um trabalho grande criando um prefab e uma tag por palavra. Utilizando esse mini banco de dados, essa inclusão se tornou mais simples, apenas digitando o nome da palavra, da imagem,  além de também poder já definir o nível de jogo em que a palavra apareceria, em um simples arquivo .txt. 

Quanto as scenes, do jeito que o jogo foi programado, elas acabaram tendo uma dependência entre elas. A gente tem um GameObject importante no jogo, que é o Gerenciador do Game (GameManager), que é basicamente o lugar onde todas as informações importante da “partida” são armazenadas, e que só é destruído quando o jogo é reiniciado. Ele começa a ser preenchido já na tela de seleção de personagens. E então ele já armazena esse personagem que vai ser utilizado durante o jogo; e na scene seguinte ele já pega a dificuldade. Além de armazenar também os pontos de vida e dados importantes do mapa, do que precisa ser preenchido ou das bolinhas que necessitam aparecer naquele momento. Logo, o senhor teria problemas em rodar quase todas as scenes individualmente, porque elas dependem de parâmetros e indicações que só esse GameObject armazena. 

Quanto ao tamanho do Apk, a Unity já cria um Apk relativamente grande, isso porque de umas versões pra cá ela adicionou alguma configuração para ter certeza que o jogo rodaria nos mais diferentes tipos de celulares android. Isso é configurável, a gente pode reduzir o tamanho do Apk em uns 10 megas aprox. mexendo nessa configuração. Mas, decidimos em grupo manter dessa forma. De resto, o jogo tem muitas imagens, algumas imagens se tentássemos reduzir mais a qualidade se tornariam praticamente ilegíveis, outras a gente tentou diminuir mais a qualidade e elas não ficaram tão boas. E como a estética era um dos pontos que mais demos prioridade, preferimos abrir mão de deixar o Apk 5mb mais leve por imagens mais bonitas. Fora que ao olhar outros jogos na Play Store, o tamanho dos jogos básicos mais jogados giram em torno de 50mb, então realmente acho que não está tão grande o Apk, mas podemos dar uma pesquisada sim em alguma alternativa.

Por fim, só nos resta agradecer de novo, por se dar ao trabalho de fazer esse relatório, pelos elogios, pelas críticas e pelo protótipo, que foi de enorme ajuda. O jogo já estava praticamente pronto, a gente só complicou um pouco rs e deixamos um pouco de nós nesse projeto. E um agradecimento em especial também ao Professor Severo, pela oportunidade e pela confiança.

#14

Excelente resposta, excelentes esclarecimentos, obrigado ao grupo!

#15

Wesley,

Obrigado pelo pronto retorno. Cara, se outras pessoas do Software (da Fabriqueta) quiserem comentar, fiquem à vontade para comentar.

Aliás, como o Marton me disse que vocês vão dar um gás no Banco da Solidariedade seria bom o Jorginho ter uma conta no Corais e ele já poderia testar a plataforma comentando aqui.

Depois comente com a galera do Bornal Carioca (rs) aquela sugestão do bando de dados para reduzir o tamanho do Apk.

Abraços

#16

Povo do Bornal Carioca,

Estou combinando com o Marton para a semana entre 25 e 29 de abril uma "cerimônia" via skype de apresentação do "Dando Nomes" para as educadoras do Ser Criança.

Depois coloquem lá no Telegram o melhor dia e horário para todos.

Abraços e bilhões de parabéns pelo projeto muito bem feito

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