Pular navegação

INDICADORES

INDICADORES

O valor quantitativo de um indicador muitas vezes é mensurado (ou chutado rs) por nós baseado em evidências.

Além do valor quantitativo dado na planilha http://corais.org/compsoceci/node/90329 , expliquem ou citem a(s) evidência(s) que justifica a nota dada em cada indicador (avaliação/explicação qualitativa).

DEFINIÇÕES DOS INIDICADORES:

FELICIDADE - Sentir-se bem com o que temos e somos.

SENTIMENTO DE FUTURO - Refere-se ao que se leva dos conhecimentos para depois. Ele deve avaliar se os estudantes têm expectativas/vontade de prosseguir com os trabalhos realizados ou aprendizados adquiridos durante projeto em uma Perspectiva de futuro.

COERÊNCIA - Relação teoria/prática. Relação entre as TICs e TACs durante a realização dos projetos. Ele nos aponta a importância da relação equilibrada entre o conhecimento formal e acadêmico e o conhecimento não formal e empírico. Mostra-nos que ambos são importantes porque são relativos, nenhum superior ao outro, mas complementares.

COOPERAÇÃO/HARMONIA - Espírito de equipe, solidariedade durante a realização do projeto, respeito mútuo às ideias alheias. Esse indicador nos instiga a “operar com” o outro, nosso parceiro e sócio na mesma empreitada (os projetos), incluindo a dimensão da solidariedade como base humana dos processos de ensino-aprendizagem, tomando o outro, como fundamental para a Educação ser algo plural.

CRIATIVIDADE - Inovação, animação/recreação. Esse indicador nos provoca a criar o novo, a descobrir os caminhos obsoletos, a ousar andar na contra-mão do academicismo pedagógico “bolorento”, a buscar soluções criativas e inovadoras, para resolver velhos problemas.

DINAMISMO - Capacidade de transformação segundo as necessidades durante a realização dos projetos a capacidade de resolução de problemas e a "qualidade" do intercâmbio de informações para fins de aprendizado, que é o nosso interesse. 

EFICIÊNCIA - Identidade entre o fim e a necessidade.

AMIGABILIDADE/USABILIDADE - Facilidade dos usuários em utilizar o produto final.

APROPRIAÇÃO - Refere-se à apropriação de conhecimentos em função do quanto o projeto está dando abertura para o aprendizado.

Para os professores:

AMIGABILIDADE/USABILIDADE - Pedro avaliará os projetos da disciplina em uma perspectiva da qualidade do software (documentação, “estética”, afins)

EFICIÊNCIA - Henrique, Pedro e Fernando avaliarão a eficiência do projeto CompSocECI.

Explique o valor dado a este indicador.

Comentários

Evidências tão pequenas de nós todos

Primeiro, queria agradecer ao Celso, Marcos e Thiago por responderem aos indicadores.

Contudo, ao olhar a tabela não consegui "sentir" o significado daqueles números, por isso criei esse formulário.

Por favor, além de dar "notas" aos indicadores, preencham esse questionário.

Muito agradecido

Definições dos inidicadores

APROPRIAÇÃO Refere-se à apropriação de conhecimentos. em função do quanto o projeto está dando abertura para o aprendendizado.

body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small } body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small }

COERÊNCIA Relação teoria/prática. Relação entre as TICs e TACs durante a realização dos projetos. Ele nos aponta a importância da relação equilibrada entre o conhecimento formal e acadêmico e o conhecimento não formal e empírico.
Mostra-nos que ambos são importantes porque são relativos, nenhum superior ao outro, mas complementares.

body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small }

COOPERAÇÃO/HARMONIA Espírito de equipe, solidariedade durante a realização do projeto, respeito mútuo às ideias alheias. Esse indicador nos instiga a “operar com” o outro, nosso parceiro e sócio na mesma empreitada (os projetos), incluindo a dimensão da solidariedade como
Base humana dos processos de ensino-aprendizagem, tomando o outro, como fundamental para a Educação ser algo plural.

body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small } body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small } body,div,table,thead,tbody,tfoot,tr,th,td,p { font-family:"Calibri"; font-size:x-small }

EFICIÊNCIA Identidade entre o fim e a necessidade.  
DINAMISMO Capacidade de transformação segundo as necessidades durante a realização dos projetos a capacidade de resolução de problemas e a "qualidade" do intercâmbio de informações para fins de aprendizado, que é o nosso interesse. 
CRIATIVIDADE Inovação, animação/recreação. Esse indicador nos provoca a criar o novo, a descobrir os caminhos obsoletos, a ousar andar na contra-mão do academicismo pedagógico “bolorento”,
A buscar soluções criativas e inovadoras, para resolver velhos problemas.
SENTIMENTO DE FUTURO Refere-se ao que se leva dos conhecimentos para depois. Ele deve avaliar se @s estudant@s têm expectativas/vontade de prosseguir com os trabalhos realizados ou aprendizados adquiridos durante projeto em uma
Perspectiva de futuro.