Pular navegação

Um pouco de Vox Populi ECIano.

Ajuda

Um pouco de Vox Populi ECIano.

Um assunto que tem marcado presença com frequência nas conversas recentemente, que inclusive penso a respeito faz tempo, é a possibilidade de nós sermos capazes de propor matérias optativas e condicionadas a serem lecionadas. Comentamos sobre isso em aula na ultima aula, sobre uma disciplina que um professor do DEL propõe, que ele ficaria muito satisfeito em lecionar, e nós muito satisfeitos em participar, porém há entraves que impedem que a idéia siga adiante.

O que eu gostaria de saber é: Onde poderíamos buscar ajuda para saber o que é preciso fazer para isso? De fato é possível nós conseguirmos?

Comentários

#1

Celso, não sei quais forem os entraves mencionados mepo Flávio, mas o que o Casé (coordenador do DEL, para quem estiver lendo e não ocnhecer o nome) me falou foi que o Flávio não leciona essa disciplina e que o DEL optou por não dar disiciplinas a professores estreantes em tais disciplinas agora pra 2016.1, por questão de não haver tempo hábil entre os semestres para os professores prepararem a disiciplina.

Até entendo o ponto do Casé, caso seja esse mesmo o motivo de Sistema Formais não ser oferecida no próximo período. Mas gostaria de saber o que o Flávio falou para podermos entender melhor os entraves que estão nos impedindo de ter uma disciplina que tantos alunos querem e que o professor quer tanto lecionar...

(e, de um modo geral, acho a discussão mais ampla sobre optativas muito válida)

#2

Celso e Igor, expliquem mais um pouco essa questão para eu conseguir ficar mais por dentro da realidade do cês.

#3

Comento brevemente (com alguma memória da minha época de coordenador)

1) criar disciplian é algo complicado: muuuito complicado se for obrigatória, menos se for optativa (neste caso leva um tempo, uns 3 a 6 meses)

2) a lista enorme de optativas é uma solução inteligente: qualquer disciplina que lá esteja pode ser oferecida a qualquer momento

3) o professor pode oferecer uma optativa parecida com uma já existente (em termos de equivalêncai, ela é equivalente se a disciplina tiver 75% de equivalência de carga horároa e conteúdo)

4) se não me engano, há uma alternativa ainda mais inteligente nas optativas: as disciplinas de tópicos especiais (nãoe s tão amarrdaa a um conteúdo específico)

5) em suma, havendo um profesor e a anuência do coordenador do curso, é imediato oferecer a disciplina

6) e uma questão de fundo: as reivindicações de alunos ganhariam muito mais força se o grêmio da ECI estivesse ativo. Está? Se não estiver, porque não o reativam?

espero ter ajudado

#4

e aí pessoal, como foi a conversa com o Flávio ontem?

Abraços

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.