Pular navegação

Relatório 1ª semana Regional 1

Ajuda

Relatório 1ª semana Regional 1

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

Aula 1 Regional 1

A turma é composta basicamente de artesãos, donas de casa e desempregados(as) e Jovens que chegaram procurando se inserir no mercado de trabalho tradicional, mas que posteriormente se mostraram bastante interessados em compreender o funcionamento da economia solidária e procurando formas de se inserir.

No Primeiro dia de Aula fizemos uma rodada de apresentações, tivemos tb s visitas de Fábia e de Feliciano. Falamos um pouco sobre a Economia solidária e fizemos o questionario com eles.

Em seguida fizemos um exercício de relaxamento e integração com os alunos. Formamos um círculo com todos os presentes onde todos deram as mãos e foram convidados a emitir o OM

( ) que é considerado o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras. Essa sílaba única, Om, vem dos Vedas. e significa aquilo que lhe protege, lhe abençoa.
É considerado o som mais próximo da palavra divina, e a origem de todas as demais. OM é aquele que existiu e existirá sempre.

Após esse momento, os alunos foram passando um pelos outros apertando a mãos, olhando nos olhos e falando aos compaheiros que sempre se reconhecerão. E mesmo sem pedirmos todos tb se abraçaram. Foi um momento muito especial e de muita integração entre eles.

Logo após dividimos a turmas por identificação de propósitos nesses 3 grupos

* Os artesãos para discutir os problemas, as necessidades e aspirações comuns

* O grupo de desempregados que montaram uma associação para prestação de serviços

* O grupo de jovens e um senhor mais velho mas que tinha uma boa relação com computadores/internet. Esse grupo, em sua totalidade achava que o curso era, na verdade, um treinamento para inserção no comércio tradicional e para estes foi esmiuçado mais detalhadamente o que era a economia solidária contarapondo à economia de mercado e a importância do fortalecimento da rede.

Em seguida foi questionado a cada um desse grupo:

O que eles gostariam de fazer pelo resto da vida se não houvesse dinheiro no mundo

Algumas respostas:

Inventos que melhorassem a vida da humanidade

Ajuda humanitária na África

Cuidar de animais doentes

Viajar pelo mundo de bicicleta

Enfermagem

Tais respostas, na minha avaliação, foram bastante significativas e revelaram neste grupo em particular um grande potencial empreendedor solidário. (E reforçando a tese que o ser humano é realmente FANTÁSTICO!!)

Pedimos aos alunos que pesquisassem em casa os significados da palavra sustentabilidade para discussão na próxima aula.

Aula 2

Iniciamos a aula fazendo uma roda para discutirmos o significado da palavra sustentabilidade a partir dos conceitos que os alunos trouxeram de suas pesquisas. Com base nos textos e na percepção de cada um à respeito do tema, discutimos também os conceitos de ecologia rasa e ecologia profunda. Debatemos tambem sobre e a importância de se buscar informações para uma consciência crítica e questionarmos os paradigmas impostos pela sociedade de consumo abordando, para isto, os sistemas econômicos vigentes no mundo (capitalismo, comunismo, socalismo) e a influência desses sistemas na vida dos seres humanos focando no capitalismo e no sistema dos bancos centrais (sistema de reservas fracionadas) procurando explicar de forma simples o que é a matemática financeira e a influência deste sistema na qualidade de vida de cada um.

Pré-visualizarAnexoTamanho
aula1.jpeg
aula1.jpeg136.37 KB
aula2.jpeg
aula2.jpeg159.74 KB
aula_2.1_reg1.jpeg
aula_2.1_reg1.jpeg93.56 KB
aula2.3.jpeg
aula2.3.jpeg150.91 KB

Comentários

#1

Muito massa o relato Eugênia, tu já estás com o resultado dos questionários que tu apliacasse no primeiro dia?

#2

Massa, Carlos! Estou organizando para enviar. Acho que ainda hj posto.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.