Pular navegação

Etnografia Virtual

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Cartão do Conhecimento
Etnografia Virtual
Etnografia Virtual
O pesquisador navega pelas comunidades virtuais que os usuários frequentam, observando os diálogos e atividades. Utilizada em situações em que os recursos são escassos e o acesso à comunidade a ser estudada é dificultado por dispersão geográfica ou barreiras simbólicas.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Etnografia Virtual

Em situações em que os recursos são escassos e o acesso à comunidade a ser estudada é dificultado por dispersão geográfica ou barreiras simbólicas, pode ser feito com cautela um estudo etnográfico baseado na observação e participação em redes sociais na Web.

Etapas:

  • Identificar comunidades virtuais onde se encontraria o público-alvo
  • Fazer o perfil do pesquisador, experimentando como se fosse um membro da comunidade
  • Experimentar ferramentas e atividades com o grupo
  • Analisar registros de fala
  • Perceber padrões comportamentais
  • O mais interessante é que, muitas vezes, a própria comunidade empreende iniciativas de pesquisa espontâneas através de enquetes, censos e entrevistas.

Entretanto, é preciso interpretar os dados com cautela. Se alguém diz na comunidade que come feijão todo dia, não quer dizer que ela realmente faça isso. As pessoas se apropriam da virtualidade, muitas vezes, para experimentar diferentes identidades. A fala deve ser interpretada não como um relato fiel da realidade, mas sim como um ato social visando efeitos. Por isso é importante aproveitar as possibilidades de interação que a rede oferece e participar das atividades. A compreensão de um ato para quem está fora é muito diferente de quem está dentro.

Case

Para realizar a Arquitetura da Informação para o hotsite da Copa Coca-Cola, o Instituto Faber-Ludens pesquisou nas redes sociais quais eram os valores da cultura dos jogadores de futebol jovens.


Análise de vocabulário do público da Copa Coca-Cola

A navegação e os textos foram todos ajustados para o tipo de linguagem que esse público utiliza, visando uma maior identificação com a competição.


Wireframe do hotsite Copa Coca-Cola 2010

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos