Pular navegação

Criação do Glossário

Criação do Glossário

timer iconTempo registrado:
35 horas, 35 mins

Criação do Glossário para definição de Palavras e termos que merecem destaque e facilitam a leitura: novos, ou conceituais, estrangeirismos, etc. Quem mais ajuda? 

Prazo: 
20/04/2014 (O dia inteiro) - 21/04/2014 (O dia inteiro)
Responsáveis: 
Paula Ugalde

Comentários

#1

Opa, já acrescentei algumas definições lá, Paula. Boa iniciativa!

#2

Pessoal, me atrevi a conceituar Economia Solidária lá, procurei ser breve pra não ficar massante, porém estou com medo de ter sido raso. Opinem e alterem à vontaade caso sintam necessidade.

O Conceito de Economia Solidária, muitas vezes identificado pela sigla #EPS (Economia Popular Solidária) e #ECOSOL, prediz que a troca de bens e serviços para as necessidades de sobrevivência, criação, lazer, etc, seja obtida através de trocas que não necessariamente obedecem à ordem economica vigente baseada na competitividade e maximização dos lucros para fins de acumulo de capital. Os principais meios de operação de processos economicos na economia solidária, são os bancos comunitários, as cooperativas e incubadoras de cooperativas e a articulação em rede de diversas instituições e agentes individuais

#4

Carlos, me parece 'precisa', esclarecedora. Parabéns!

#3

Bacana Carlos, eu gostei da sua definição. Inclui lá!

#5

Pessoal, que acham da gente abrir o livro com o glossário, mesmo antes da introdução? Em geral quando eu vejo um glossário no fim do livor eu sempre sinto aquela sensação, puxa, que chato... tinha glossário e eu não tinha visto. Se tivesse me dito antes...

Então eu pensei em começar com essa tagcloud de palavras mais usadas (as maiores), que já dá uma visão mais coletiva do que é o texto sobre, em seguidas as definições do glossário, e daí a introdução. Algumas novas palavras teriam que ser definidas que ainda não estão na tagcloud.

Pra fazer a tagcloud, eu usei o arquivo TXT em anexo com todos os capítulos exportados. Caso alguém conheça algum outro serviço melhor, fique à vontade. Esse não é software livre, mas tem licença de uso aberto.

Que acham da ideia?

Alguém se candidata a fazer as definições das palavras faltantes?

Vocês viram que a tagcloud relacionou trabalho com ser? Fascinante.

#6

Fredm concordo sim com o glossário no inicio. Olhwei agora o pad do glossário e vi todas as palavras completas, falta alguma?

#7

Olhando para a tagcloud, acho que valeria à pena definir também, aí já pensando num significado bem nosso:

  • Coletivo
  • Valor
  • Trabalho
  • Desenvolvimento
  • Inovação
  • Conhecimento
  • Aprendizado

#10

Acho que algumas palavras que estão no glossário atual podem não estar mais no texto. Cito Cultura digital. Vou rever isso mais tarde.

#8

Oi Fred e demais colaboradores,

Tb gostei da proposta do Glossário na frente, acho que como Fred valou abre os caminhos para uma melhor leitura do conteúdo.

Achei impressionante a nuvem de Tags formada com o texto, ficou mto representativa.

Acho que ela pode ser uma boa capa interna.

Fiz algumas contribuições no glossário na parte de trabalho colaborativo, vou ver o que mais consigo posso complementar

#9

Tempo registrado: 35 horas, 35 mins em abril 20, 2014

massa Fred!!! Adorei pessoas!! Se formos usar a nuvem de palavras também online, sugiro o tagxedo que tem mais recursos que o worldle. Vejam como fica dinamico:

http://www.tagxedo.com/art/f9a4b7d17ca04014

Apenas tem limite de palavras/caracteres mas cabem muitas..

nuvem_0.jpg

Podemos escolher entre diversas formas ou criar com uma própria (ex um Coral)

thumb_tagxedo_-h3.jpg

Aqui as opções disponíveis..

thumb_add_imagem.jpg

thumb_tagxedo_1.jpg

E oferece criações mais avançadas que sendo leiga nem yentei. :)

#11

Muito legal Paula! Dei uma googlada por imagens de silhuetas de corais. Você consegue ver se funciona com elas? Dá pra gerar imagens em alta resolução? Isso é importante, pois o livro é 300 dpi e essa imagem irá ocupar duas páginas.

#12

Para não ficar preso num software proprietário como o Tagxedo, preferi montar a tagcloud usando Processing (sketch em anexo). Usei a biblioteca WordCram. Foi mais difícil de gerar do que no Tagxedo, mas a vantagem é que consigo exportar em vetorial (SVG) e com as cores e formato que desejar.

Veja a tagcloud geral do livro com fundo amarelo, no formato de um coral. Este coral foi desenhado no Gimp à partir do anexo do comentário anterior.

Experimentando com a biblioteca veio a ideia de fazer uma tagcloud para cada capítulo e listar elas no índice. O número da página em que está o capítulo vira uma tagcloud. Ainda não estou convencido se funciona. Talvez seja melhor usar essa tagcloud dentro do livro, na abertura de cada capítulo. O que vocês acham?

#13

Olá Fred, achei mto legal a imagem do Indice com os numeros das páginas sendo a tagcloud de cada capitulo. por mim podemos fechar nesta proposta que contempla suas ideias e atende a demanda de fazermos o indice do livro.

#14

Oi PessoALL! Acrescentei as palavras faltosas sugeridas.. ou faltou 'valoe' e iniciei a refletir o significado de aprendizado. Aí vi 2 links com definições bacanas. Por hj vou mas amanhã volto! Abs!

#15

@fred ficou bem legal essa tag. Vou dar uma pesquisada sobre o processing, gostei da aplicação.