Pular navegação

Blog

Ajuda

Relatório Semana 7 - COPES Tarde

Relatório Semanal

Turma: COPES 2 – Tarde

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual (Módulo II)

  • Aula 7 -19.03.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Criação das Marcas e Produção em Sala de Aula

Relatório Semana 7 - COPES Manhã

Relatório Semanal

Turma: COPES 1 – Manhã

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual (Módulo II)

  • Aula 10 -19.03.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Criação da Logo e Produção Coletiva em Sala de Aula

Relatório Semana 6 - COPES Tarde

Relatório Semanal

Turma: COPES 2 – Tarde

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual (Módulo II)

  • Aula 4 -12.03.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Modalidades de comércio virtual

Resumo: Neste aula mostramos aos alunos as diversas modalidades de vender e comprar pela internet, como o MarketPlace, MarketPlace especializado, Lojas virtuais e Plataformas colaborativas. Ressaltamos os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções, e demonstramos todas elas utilizando a internet em sala de aula. A única dificuldade foi que muitas vezes a internet costumava não funcionar.

  • Aula 5 - 13.03.2018 (terça-feira)

Relatório Semana 6 - COPES Manhã

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; } Relatório Semanal

Turma: COPES 1 – Manhã

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual (Módulo II)

  • Aula 7 -12.03.2018 (segunda-feira)

Relatório Semana 5 - COPES Manhã

Turma: COPES 1 – Manhã

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual

  • Aula 4 - 05.03.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Comércio Virtual e suas modalidades

Aula 4 - Turma Copes Tarde 05/03/2018

Hoje iniciamos as aulas com vistas ao segundo módulo, com enfase maior no e-commerce. Diferenciamos repositórios de acervo cultural livre e proprietários, mostramos algumas opções de repositórios livre e demos ênfase ao portal iTEIA (iteia.org.br) falando de seu histórico, do contexto em que foi criado, fizemos uma geral sobre pontos e pontões de cultura e falamos sobre o Forúm Social Mundial, para o qual várias alunas irão também, e que também tem bastante relação com o iTEIA como portal para escoar a produção da cultura popular no país. Mostramos os usos feitos do iTEIA pelas artesãs, com os exemplos das Mulheres Guerreiras de Camaragibe (http://www.iteia.org.br/guerreirasmentesquebrilham) como a exposição de produtos, divulgação de eventos, cobertura de oficinas, etc.

Relatório Semana 4 - Agência do Trabalho - Tarde

td p { margin-bottom: 0cm; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; } Relatório Semanal

Turma: AGÊNCIA DO TRABALHO – Tarde

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual

  • Aula 1 - 26.02.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Diagnóstico Individual

Aula 3 - Turma Regional I 28/02/2018

Mostramos a módalidade comércio justo e solidário Calculo do Preço Aberto, dizemos o que é, para que serve, e utilizamos o exemplo contido na apostilha como referência. Depois falamos de Tecnologias Sociais, iniciando uma discussão sobre o que é de fato Tecnologia, desmistificando que tecnologia é apenas Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e mostrando outros tipos de tecnologias sociais, inclusive as certificadas pela Fundação Banco do Brasil http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/principal.htm como: Cisterna Calçadão, Biodigestor, Fogão Agroecológico e Banco de Sementes Creoulas. Passamos também um vídeo da Articulação do Semi-Árido com os exemplos na prática ps:// Depois enfatizamos a Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas, dialogando sobre alguns exemplos de colaboração na produção cultural e sobre alguns aspectos da produção audiovisual suscitados pelos alunos.

Aula 2 - Regional 1 27/02/2018

Na aula de hoje continuamos com os temas da gestão, participação e tomada de decisão coletiva. Falamos de autogestão, de autogestão da massa falida de fábricas, da autogestão nas cooperativas, nas tomadas de decisão coletiva para a destinação das sobras. Falamos de moedas sociais também, da função das moedas como um todo (onde passamos por moedas virtuais, moedas sociais e moeda corrente) e a sua função de troca. Falamos dos casos das moedas sociais Conchas (http://corais.org/conchativa/exchanges)  e Tempo (corais.org/livre/exchanges). Ao falarmos das trocas alguns alunos relataram experiências com trocas de enxoval, de roupas, etc, e surgiu de alguns alunos realizarem um clube de troca na sala, onde eles trocariam artigos de vestuário, revistas, livros, filmes, CDs. O clube de troca já seria na aula de amanhã, mas eles preferiram maturar a idéia para realizar o clube de troca com o próximo professor.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.