Relatório Semana 4 - Agência do Trabalho - Tarde

td p { margin-bottom: 0cm; }p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; } Relatório Semanal

Turma: AGÊNCIA DO TRABALHO – Tarde

Professor: Antônio Nogueira

Módulo: Comércio Virtual

  • Aula 1 - 26.02.2018 (segunda-feira)

Objetivo: Diagnóstico Individual

Resumo: Neste dia foi feita uma breve apresentação do Professor e suas competências, e também foi apresentado a estrutura do curso especificando os objetivos no que diz respeito à comercialização virtual como meta a ser atingida. Posteriormente foi solicitado que cada aluno ou aluna fosse para a frente da sala, para falar sobre seu trabalho e a maneira na qual ele ou ela poderia contribuir dentro da economia solidária, e o estado atual do seu grupo. A aula foi interrompida pela pela entrega das apostilas e por diversas atas a serem assinadas no dia, foram no total de 4 atas: sobre a camisa, kit do material, apostila e de frequência. Também nessa turma teve uma surpresa para mim, que foi a limitação do horário do prédio, ou seja, todos os dias a turma larga 1h hora mais cedo o que prejudicou bastante o desenvolver da aula, pois somando na semana são 3 horas a menos por semana, havendo a necessidade de reposição. Mas por fim, tivemos depoimentos emocionantes, estórias de vida que sensibilizaram todos presentes em sala, podemos destacar as histórias de vida de Renata que teve uma forte depressão com várias tentativas de suicídio, e que encontrou no artesanato um objetivo de vida, também podemos citar a estória de sua mãe que trabalhou como cozinheira durante toda a vida, com vasta experiência no mercado, chegando a ser cozinheira da Globo no Rio de Janeiro e ser professora no SENAC.

  • Aula 2 - 27.02.2018 (terça-feira)

Objetivo: Continuação do Diagnóstico Individual

Resumo: Nesse dia continuamos com o diagnóstico individual com a outra metade da turma, pois como tivemos 1h a menos e tivemos uma pausa para as assinaturas das atas, não conseguimos atingir a meta do dia anterior. Retomando os diagnósticos, podemos citar a estória de Dona Ubiraci que teve uma vida de bastante desprezo e discriminação por parte de sua mãe, além de sofrer agressões recorrentes em 2 casamentos, até encontrar no artesanato um meio de cura do sofrimento e um meio de alancar sua independência financeira. Nesse dia foi solicitado aos alunos e alunas que levassem e expusessem seus produtos para que os demais pudessem vê-los e assim poder escolher o grupo com mais clareza, no entanto nesse dia também não conseguimos cumprir essa meta, por causa do horário limitado e por que também Nina Silva fez um comunicado em sala, uma emocionante despedida devido ao seu encerramento de contrato.

  • Aula 3 - 28.02.2018 (quarta-feira)

Objetivo: Diagnóstico em grupo e Aula Marketing Digital

Resumo: Nesse dia solicitamos novamente para que os alunos e alunas levassem os seus produtos para que os demais alunos sem grupo pudessem escolher o grupo no qual iriam entrar sabendo da qualidade do produto que ali se faz. Além disso foi solicitado que os alunos apresentassem seus produtos especificando o modo de fazer e algum outro detalhe desejado sobre, pudemos identificar que vários grupos na sala de aula apesar de estarem formados não funcionam como grupo, ou seja, na verdade são várias mulheres que fazem seus trabalhos individualmente, e inclusive tem seus cartões de visita individuais, mas não produzem coletivamente nem dividem custos e lucros. Esse é um modelo bastante comum nessa turma. Para sanar este problema citamos em sala de aula o exemplo do Grupo Artes Curado, que segue um modelo consistente do que de fato é a economia solidária. Nesse dia também tentamos introduzir os conceitos de Marketing Digital, porém novamente devido ao tempo, não conseguimos atingir essa meta, havendo a necessidade de reposição desse conteúdo futuramente.

Resultado: O resultado geral da semana foi um pouco menos proveitoso em comparação às outras turmas devido a limitação de tempo que ocorre na agência do trabalho que deve ser fechada diariamente as 16h da tarde, e alguns contratempos semanais como as entregas de várias atas e a despedida de Nina Silva, no entanto conseguimos atingir as primeiras metas estabelecidas que seriam fazer o diagnóstico individual de cada aluno ou aluna, e perceber o interesse delas em se conhecer e contar suas estórias pessoais, abordagem bastante elogiada pelas alunas, que diziam muitas vezes olhar com preconceito para algumas alunas que eram mais reservadas, por não conhecer suas estória. Também conseguimos fazer o diagnóstico e a formação de novos grupos, como o exemplo do Fadinha das artes, formado na sala de aula de acordo com afinidade e interesses das alunas.

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Ciranda de Arte

Artesanato: Tiara, Laço de Fita, Jogo de Prato, Jogo de Cozinha, Reciclagem

  1. Mirian

Mesmo com vários anos de grupo, o mesmo não funciona como grupo, um exemplo disso é que ainda não possui nem logomarca, ou seja na verdade são várias mulheres trabalhando individualmente. Precisa criar logomarca, e trabalhar como grupo.

  1. Rosemary

  1. Cigana

  1. Zorilda*

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Belas Artes

Artesanato:

Pano de Prato, Blusa e Almofada, Móveis infantis

  1. Vilma

Grupo precisa focar em menos produtots, possui uma diversidade de produtos, de segmentos diferenciados, dessa maneira não consegue ter uma identidade de grupo. Também se enquadra no perfil dos grupos que não funcionam como grupo. Precisa criar logomarca e divulgação.

  1. Inês

  1. Ivone

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Coop’Artes IBCJ

Artesanato: Macramê, Peso de Porta, Jogo de Cozinha

  1. Eliza

Grupo no início de formação, precisa criar logomarca e divulgação.

  1. Esmeralda

  1. Suelene

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Fadinha das Artes

Moda: Fuxico, Bonecas de Pano.

  1. Rosane Eloi

Grupo recém formado, precisa de tudo ainda.

  1. Ana Mere

  1. Maria das graças

  1. Maria de Lourdes

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Unidas em Artes

Artesanato: Bolsas, Bonecas, Chaveiros e Camisa

  1. Elionai

Um dos poucos grupos da turma que realmente tem uma experiência positiva em trabalhar como grupo, possuem produto coletivo, mas no momento está passando por reformulação. Precisa de logomarca e divulgação.

  1. Marta

  1. Evani

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

MS Artes

Artesanato: Croché

  1. Maria Solange

Grupo familiar, já possui logomarca, cartão e site na internet. Precisa de mais divulgação e comercialização virtual.

  1. Bruno

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Plantarte

Plantas, Vasos e Suportes

  1. Conceição

Grupo familiar precisa de logomarca e divulgação.

  1. Ana Cláudia

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Formigas em ação

Reciclagem

  1. Ana Maria

Precisa de mais divulgação.

  1. Maria das Graças*

  1. Ezilda*

  1. Vera*

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Decorart

Artesanato: Pintura em Tecido, Jogo de cozinha, jogo de prato e croché

  1. Josilena

Grupo familiar, precisa de mais divulgação.

  1. Joseano*

  1. Heloíza*

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Arte 3

Artesanato: Pacthwork, croché

  1. Ubiraci + 7 Pessoas

Precisa de mais divulgação.

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Moda Carlos

Moda: Jalecos e Roupas femininas

  1. Carlos Duda

  2. Rosemary*

Precisa de dinheiro para investimento.

Empreendimento

Finalidade/Produtos

Participantes

Demandas

Vida Longa

Artesanato: jogo de cama, pano de prato e jogo de cozinha

  1. Selza

Precisa de cartão de visita e mais divulgação.

Os alunos e alunas com * não fazem parte da turma.

Comentários