Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

Segundo Leonardo S. Rodrigues do Ateliê Modelo de Arquitetura AMA UFSC, os Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo são grupos 'extensionistas', de iniciativa e gestão estudantil que realizam estudos e projetos de arquitetura e urbanismo às comunidades excluídas. Um EMAU, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade estudantil que realiza Extensão Universitária, entendida enquanto parte indissociável da Pesquisa e do Ensino de graduação.

O EMAU é uma iniciativa estudantil e não deve ser instrumento das universidades para suprir deficiências acadêmicas, mas sim como um complemento à formação profissional. Todo EMAU possui sua própria dinâmica de trabalho a partir de sua realidade acadêmica e regional, no entanto todos devem respeitar alguns princípios para que sejam considerados escritórios modelo. O eixo norteador ético destes princípios são os quatro postulados da UNESCO e União Internacional de Arquitetos para educação em Arquitetura e Urbanismo:

– Garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos;
– Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos;
– Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
– Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.

Sendo seus princípios os itens a seguir:

– Gestão Estudantil – O escritório modelo deve ter autonomia quanto à escolha de projetos e de orientador e é livre a participação de todos os estudantes interessados de sua faculdade. Por isso, torna-se um espaço para o desenvolvimento crítico e reflexivo da atuação e formação profissional.

– Horizontalidade nas tomadas de decisão – Buscar o consenso entre todos os envolvidos no processo, não havendo peso diferenciado entre os participantes. Vale ressaltar que o orientador não é um membro superior aos demais no EMAU e tem igual direito a voz, para incentivar a capacidade de gestão dos estudantes.

– Coletividade – Incentivar e desenvolver o trabalho participativo dentro e fora da universidade, não se restringindo à discussão, mas também promovendo a ação, bem como a troca entre as partes envolvidas. O EMAU, além de ter livre a participação para todos os estudantes de arquitetura e urbanismo, é livre para outros interessados, sendo um espaço de debate aberto a toda a sociedade. Isso garante um processo projetual participativo, promovendo a mobilização social.

– Multidisciplinaridade – Buscar todos os campos do conhecimento, científico e empírico, que possam contribuir para o desenvolvimento dos projetos realizados. O contato pode acontecer por iniciativa do próprio escritório ou da outra parte interessada.

– Não-assistencialista – O trabalho deve ser realizado com comunidades organizadas, elaborado e executado em parceria com a mesma, de forma que esta dê continuidade ao projeto após o afastamento do EMAU.

– Atuação nos locais não alcançados pelo profissional arquiteto – O escritório deve trabalhar com comunidades que não possam ter acesso ao trabalho profissional de arquitetura e urbanismo. A escolha dos locais pretende ainda difundir a atividade da arquitetura e urbanismo, buscando a ampliação da atuação do profissional através da disseminação da consciência do arquiteto e de toda a população.

– Sem fins lucrativos – O escritório modelo não tem fins lucrativos, no entanto, permite o recebimento de bolsa da faculdade por parte dos estudantes. É possível também firmar parcerias com entidades externas, desde que não firam nenhum dos outros princípios aqui presentes, principalmente no que diz respeito à autonomia do escritório modelo e o foco principal na extensão de cunho social. É importante frisar que estas parcerias devem ser buscadas preferencialmente através da comunidade envolvida. A responsabilidade técnica sobre os projetos elaborados pelos EMAUs segue legislação reguladora dos exercícios das profissões, sendo assinados pelo orientador do escritório.

Organograma Funcional
Iniciativa de implantação: Coordenação / Estudantes
Gestão Administrativa: Coordenação / Supervisor / Estudantes
Recursos: Direção/ Coordenação.
Infra-estrutura: Direção/ Coordenação / Supervisão
Captação e Escolha de Projetos: Coordenação / Professores/ Estudantes.
Área de atuação: Comunidades Organizadas.
Participação dos estudantes nos trabalhos: Processo Seletivo
Localização Física: Dependências da faculdade.
Responsável Técnico: Professor Supervisor.
Número Inicial Participantes: 3 (três) Bolsistas e 1 Supervisor

No ano de 2017 inicia-se as discussãoes para implantação do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras - Betim por iniciativa dos alunos e sob orientação da Professora Fernanda Sousa, com o intuito de propiciar oportunidade de estágio aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e exercitar e complementar os conhecimentos adquiridos através de atividades de projetos e assessorias, atuando preferencialmente nos projetos de cunho social, públicos/coletivos e filantrópicos, o Escritório Modelo reforça a importância do papel do arquiteto e urbanista perante a sociedade.

A ideia é firmar convênios entre entidades de classe, órgãos públicos, setor privado sem fins lucrativos e a Faculdade com o intuito de proporcionar à comunidade externa, que necessita do atendimento de um profissional arquiteto, a formulação de projetos e intervenções focados na melhoria da qualidade de vida através da evolução da qualidade espacial, social, cultural e ambiental.

Os projetos que podem ser encampados pelo EMA, estarão desde edificações de diferentes escalas, desde habitações populares, edifícios comunitários, praças e parques, como propostas de intervenção em áreas protegidas por legislação ambiental e Patrimonio Cultural. Todos os projetos são idealizados para criar relações custo-benefício viáveis e que se apropriam de parâmetros ambientais para desenvolver projetos econômicos e inteligentes e que estão afinadas com os conceitos de sustentabilidade contemporâneos.

Além dos projetos públicos e para a comunidade, o Escritório Modelo envolverá os acadêmicos em diferentes concursos de Arquitetura que permitirãom ao estudante desenvolver sua criatividade além das limitações financeiras da vida profissional cotidiana.

Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.