Pular navegação

Criar definição do Escritorio Modelo

Criar definição do Escritorio Modelo

O que é um Escritório Modelo?

O Escritório Modelo é uma proposta de atividade de extensão criada pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo como uma alternativa de se buscar a melhoria da formação dos arquitetos enquanto estudantes através de prática profissional orientada, e como uma resposta a uma imensa fatia da sociedade que se encontra, em virtude da desigual realidade social brasileira, à margem dos serviços de Arquitetura e Urbanismo.

Carateriza-se, sobretudo, como um trabalho de investigação social que busca atingir uma parcela da população de que necessita de uma mínima qualidade de vida, ou seja, um trabalho coletivo tanto de estudantes como de profissionais em se rever nosso papel perante 70% da população que se encontram em um déficit de três milhões de moradias.

Esta postura difere do conceito de Empresa Júnior no que diz respeito a sua postura diante do mercado de serviços, já que seu compromisso é só atuar em áreas não atrativas do mercado: nas comunidades carentes, que não tem condições de remunerar de maneira adequada o profissional arquiteto. Com isso, entendemos que as atividades dentro dos Escritórios Modelo significam uma “ampliação” (e não invasão) do mercado, contribuindo nesse sentido para um maior respeito e reconhecimento da atividade do arquiteto dentro da nossa sociedade. Outra diferença entre Escritórios Modelo e Empresa Júnior é o estreito vínculo do primeiro com a produção acadêmica, e um descomprometimento com pressões mercadológicas.

Há também diferenças conceituais entre os Escritórios Modelo e os Laboratórios, tanto em relação à gestão do processo, como no que se refere à relação destes com a comunidade acadêmica. Os Laboratórios são iniciativa da Instituição de Ensino e delas participam um número restrito de estudantes, selecionados pelos professores para desenvolvimento de projetos. Já o EMAU é uma atividade de extensão formada e gerida por alunos (o que não impede a presença de docentes em sua diretoria) que, apesar de terem a orientação de professores (que atuarão como responsáveis pelos produtos realizados pelo escritório), possuem uma autonomia de debate, argumentação e criação.

Prazo: 
21/02/2017 - 21:00 - 22/02/2017 - 21:00
Responsáveis: 
tchavn
Conhecimentos relacionados: 
Texto colaborativo
Recompensa em créditos sociais: 
48

Comentários