Pular navegação

Entrevistas

Ajuda

Entrevistas

A pesquisa é uma etapa importante no desenvolvimento do projeto e tem o objetivo de entender melhor o usuário, seus anseios, objetivos e comportamentos. A proposta inicial de pesquisa era de montar um questionário bastante objetivo e rápido de ser preenchido para que informações dos hábitos de consumo de HQs e da intimidade com dispositivos móveis High-end.

Mas em uma consideração mais profunda sobre essa pesquisa, chegou-se a conclusão que seu resultado seria muito superficial e informações mais sutis sobre o modelo mental do público alvo não poderiam ser observados. Basicamente o questionário cai na modalidade de pesquisa quantitativa que deve ter uma amostra significativa pra indicar qualquer tendência e portanto, não seria muito útil ao projeto.

A nova proposta de pesquisa então foi a de conversar com algumas pessoas que considerarmos mais próximas do público-alvo. A conversa será no modelo de entrevista em profundidade, com um roteiro pré-estabelecido mas não impositivo, que dê liberdade criativa e de diálogo entre entrevistado e pesquisador. Outra forma interessante de pesquisa similar a entrevista são os Grupos Focais (Focus Groups), pois trazem um resultado mais completo que a entrevista individual porque existe no grupo uma sinergia de ideias, que com a devida moderação, eleva a qualidade da discussão  deixando a pesquisa mais rica. Infelizmente não houve disponibilidade de horários para montar um grupo focal para essa pesquisa. Houveram discussões com os entrevistados semelhantes ao tipo de discussão que um grupo focal gera, mas sem a construção de ideias entre os participantes, já que a entrevista é individual.

As entrevistas foram posteriormente transcritas e resumidas para uma análise geral. Do resultado do resumo, diversas cituações de consumo e criação de quadrinhos vieram a tona. A análise na integra está no documento Resumo e conclusões das Entrevistas - aqui no Corais.

Comentários

#1

O link para acesso ao documento Resumo e conclusões das Entrevistas: http://corais.org/endlessstrip/texts

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.