Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

 

PALESTRA :        “A Era da Pós Deficiência”

                          Conferencista:  Fausto  Joaquim

 

 

OBJETIVO

 

 

O objetivo da presente palestra é refletir sobre o Tema “A Era  Pós-Deficiência”  na perspectiva educacional e do ponto de vista da Inclusão Social e Acessibilidade das pessoas com deficiência no cenário global,  contribuindo com importantes informações para um convívio social inclusivo. 

 

Possibilitar às mais diversas organizações da área de educação e cultura o contato com um trabalho científico de grande relevância para a atualidade permeada pelo avanço tecnológico.

 

 

PUBLICO ALVO

 

Estimamos a participação especialmente dos profissionais  que atuam em  projetos sociais,  estudantes de áreas afins, organizações sociais, gestores culturais, organizações do  movimento político das pessoas com deficiência e o público interessado.

 

QUEM É FAUSTO JOAQUIM

 

Fausto Joaquim: nascido no dia 02 de janeiro de 1957 na cidade de Ilhéus – Bahia, fora acometido de paralisia cerebral Peri-natal.

Ainda em tenra idade a sua mãe a senhora America Moreira da Silva, diagnosticou sinais no seu filho de inteligência privilegiada e sendo ela além de formada em professora, provida de grande bagagem intelectual, razão pela qual o próprio diz que em seu lar podia as vezes faltar  dinheiro, mas sempre sobrava conhecimento, o alfabetizou como o fez com os outros quatros filhos.

 

O seu genitor Fausto Silva, contador e comerciante, homem esclarecido o incentivou a ler muito, conselho que o mesmo seguiu desde a infância e, por conseguinte adquiriu conhecimento considerável, auto – didaticamente.

O mesmo se tornou militante do movimento pela inclusão social da pessoa com deficiência na sua adolescência, viajando o Brasil inteiro fazendo conferencia sobre a problemática dessas pessoas.

 

Este esteve à frente de várias entidades de pessoas com deficiência, não escondendo a sua paixão pelo movimento do qual ele é originário: Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD). Cursa o 3º período de Pedagogia na Faculdade FAMA em Aracaju. Além de conferencista Fausto Joaquim é poeta, escritor com dois livros lançados e intitulados: Águias sem asas e Diga ao mundo que sou Deus, e ainda afirma que tem com maior inspiração a sua primeira paixão, a vida.

 

“A minha condição de pessoa com deficiência em paralelo a militância que empreendo desde adolescência, no movimento pela inclusão social da pessoa com deficiência, provocaram em mim uma inquietação no sentido de trazer á tona as verdadeiras razões da exclusão e da inclusão do grupo de pessoas supracitadas.

 

E com a angustia que é própria dos pensadores, fazendo uso do único instrumento que possui para trazer á tona o que se encontra sobre o véu, o livro; dei início á uma travessia incansável pelas “eras”, períodos que constituem a história humana, o que provocou em mim uma reflexão profunda a qual resultou no trabalho de sociologia o que intitulo A Era da Pós Deficiência.

 

.

 

Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento:

 

1º.  Seminário Regional da Pessoa Deficiente – MPAS – Ministério de Previdência e Assistência Social – LBA – Fundação Legião Brasileira de Assistência – programa de Assistência aos Excepcionais – Salvador – Bahia 1981;

 

Análise Transacional – ASBAT – Associação Baiana da Análise Transacional, tendo como condutor Dr. César Romero com carga horária de 12 horas.  Salvador – Bahia  1985,

 

II  Encontro Estadual de Entidades de Deficientes Físicos da Bahia – Associação Baiana de  Deficientes Físicos – Na condição de Presidente do CONDEF – Salvador – Bahia;

 

IV Seminário Latino Americano de Capacitação de Lides de organização de Pessoas Portadoras de Deficiência – Rio de janeiro – 1988; Língua de Sinais – CESBA – Centro de Surdos da Bahia – salvador – Bahia 1989;

 

I Encontro Regional das Sociedades Pestalozzi – Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi –  Salvador – Bahia 1989.

 

Programação:

 

DATA:      05 de julho de 2016

 

LOCAL:     Espaço  Xisto Bahia

  

HORÁRIO:   18 horas

 

Roteiro

 

 

18h00 - Abertura

 

18h10 - Palestra

 

19:00  - Apresentação Artística (A definir) ;

 

19h30 - Intervenções e Debates

 

20h30 - Encerramento com  exposição de obras do autor e momento

             de autógrafos.

 

 

Horário  Reservada para  Patrocinador  ou  Apoiador

 

Data    Dia    05/07/2016    09h 

 

Local:  A ser combinado com a Organização Patrocinadora

 

 

 

 

Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.