“A Era da Pós Deficiência”
Etapa – Faculdade de Direito da UFBa
1. Sensibilização da Temática – Palestra com Debate com Fausto Joaqui.
O PROJETO
O Presente projeto tem como finalidade a realização de um Circuito de
Palestras com Fausto Joaquim, estudioso dos assuntos pertinentes à inclusão social das pessoas com deficiência: Abordar junto à sociedade e em especial a comunidade acadêmica o tema “A Era da Pós-Deficiência” tema esse que se desdobra revelando uma sociedade tecnologicamente pronta para incluir plenamente a pessoa com deficiência.
Possibilitar às mais diversas organizações o contato com um estudo científico de grande relevância para o momento presente, vez que a época atual se encontra permeada pelo avanço tecnológico.
Tal proposta sofre solução de continuidade, quando para além do acima abordado, ainda trás no seu bojo a ideia da construção de uma rede motivada pelo anseio de pessoas que predispostas estão a travar uma discussão permanente, sobre o tema A Era da Pós Deficiência na perspectiva da Educação.
OBJETIVO
Provocar uma mudança atitudinal que ocasione a inclusão da pessoa com deficiência nas mais diversas dimensões do organismo social.
Demonstrar que o paradigma biomédico pelo qual a pessoa com deficiência era avaliado, já se faz vencido, vez que tal avaliação hoje é feita com base no modelo bio-social.
Objetivos Específicos
- Provocar a reformulação de conceitos na perspectiva das mais diversas disciplinas;
- Difundir o estudo científico Editado “A ERA DA PÓS DEFICIENCIA” do Autor Fausto Joaquim;
- Possibilitar uma reflexão sobre as condições e direitos da pessoa com deficiência na sociedade em geral;
- Construção de uma rede para uma discussão permanente, sobre o tema na perspectiva da educação.
PÚBLICO ALVO
Tal projeto é voltado de modo especial a participação de pesquisadores, comunidade acadêmica, profissionais de saúde, terapeutas ocupacionais e profissionais que trabalham com tecnologia assistiva, especialistas da área de educação, projetos sociais, organizações sociais, gestores culturais, organizações do movimento político de pessoas com deficiência e demais interessados.
Metodologia
A palestra, a roda de conversa a organização do publico em pequenos grupos para responderem alguns questionamentos e a formação da rede.
Atividades a serem desenvolvidas:
Sensibilização da Temática com uma Palestra para o publico interno da Faculdade;
Prevista para o mês de outubro com data sinalizada em 21 ou 22/10/2019.
Exposição de Títulos do Autor com momento de autógrafo
Resultados Esperados
Instigar reflexões que sugiram a apresentação de propostas dentro de cada área de atuação onde ele faça as perguntas:
a) o que muda agora tanto para o profissional quanto na sua maneira de atuar enquanto profissional com base no paradigma da Era da Pós Deficiência?
b) Como você agora conceitua com base no padrão da Era da Pós Deficiência, o seu cliente? Ele é alguém desprovido ou dotado de potencialidades? Um sujeito naturalmente dotado de direitos? Ou por natureza desmerecedor deles?
c) A inclusão da pessoa com deficiência passa também pela revolução atitudinal? Ou apenas pela acessibilização dos ambientes físicos?
EQUIPE TÉNICA
Coordenação do Projeto: Fausto Joaquim
Curadoria: Professor Julio Rocha
Produção Local dos Eventos: Nayara Vieira
Produção Local na FAC.Direito: (Definir com Julio)
Coordenador Temas Técnicos: Fausto Joaquim
Divulgação: Iteia. Net
Contatos:
Nayara Pereira
CEC - Condomínio Cultural/Iteia Bahia
Tel.: 71 9
Telma S. Freitas
Cel.
REALIZADORES
FACULDADE DE DIREITO DA UFBA
CEC – CONDOMINIO DO EMPREENDEDOR CULTURAL
ENDEREÇO: Av. Luiz Tarquínio No. 30 – Boa Viagem – Salvador - Bahia
REPRESENTANTE LEGAL: Orlando Vale
CONTATOS:
PONTÃO DE CULTURA DIGITAL ITEIA (Instituto Intercidadania)
ENDEREÇO: Núcleo de Ação na Bahia
REPRESENTANTE LEGAL: Pedro Jatobá
OPERACIONALIZAÇÃO
BUSCA DE PARCERIAS
Estamos propondo parcerias com organizações diversas em torno de construirmos uma agenda de realizações que contemple: O Circuito de Roda de Conversas, Oficinas, Palestras, Cursos de Extensão.
POSSIVEIS PARCERIAS
RETORNO INSTITUCIONAL PARA OS APOIADORES
Para os promotores do evento: valorização da sua imagem considerando que as questões relacionadas à inclusão social das pessoas com deficiência, fazem a pauta no cenário atual.
Melhoria no nível de aprovação do público para as organizações que buscam atender e qualificar as suas ações sociais.
CONTRAPARTIDAS
- “X” Convites/Ingressos (ou produto) para organizações de sua indicação;
- 01 horário reservado para palestra exclusiva ao público indicado pelo apoiador.
RETORNO DE MIDIA
O apoio cultural ao evento dará ao apoiador o retorno publicitário conforme os seguintes itens:
· Divulgação da sua marca nas peças publicitárias (folders, cartaz, banner)
· Divulgação do apoio nos informativos convocatórios do evento.
· Inclusão das peças publicitárias nas redes sociais;
PLANO DE COMUNICAÇÃO
- Criar uma mensagem visual
Contar com uma cobertura colaborativa (registro dos eventos) – iteia, Ufba e outros veículos locais
- Contar com uma cobertura nos meios de comunicação oficial:
c.1 - TELEVISÃO – As TV´s estarão sendo consultadas para agendar entrevistas, informes culturais, buscando uma cobertura (local, estadual).
c.2 – RÁDIOS - Utilizar os espaços de informe cultural e entrevistas das Rádios AM e FM e Rádio Universitária.
c.4 – Peças Publicitárias nos seguintes formatos:
- Cartaz Tamanho A-3,
- Folder Formato A-2,
- Flair eletrônico - redes sociais
- Banner 180 x 160 (02 peças) serão colocados em pontos estratégicos,
no local de realização contemplando a divulgação dos apoios recebidos.
ANEXOS
Custos operacionais
Histórico das organizações realizadoras
Biografia do Autor
Planilha de Custo
Portfólio
REALIZADORES
Os dados dos Co-Realizadores serão também introduzidos na proporção que as parcerias forem sendo firmadas.
Dados da 1ª. Instituição.
NOME: CEC – CONDOMINIO DO EMPREENDEDOR CULTURAL
ENDEREÇO: Av. Luiz Tarquínio No. 30 – Boa Viagem – Salvador - Bahia
REPRESENTANTE LEGAL: Orlando Vale
CONTATOS:
Dados da 2ª. Instituição.
NOME: PONTÃO DE CULTURA ITEIA (Instituto Intercidadania)
ENDEREÇO: Núcleo de Ação na Bahia –
REPRESENTANTE LEGAL: Pedro Jatobá
Dados da 3ª. Instituição.
Histórico das Organizações Realizadoras
CEC condomínio do empreendedor Cultural
Organização constituída para atuar na prestação de serviços de apoio às atividades do mercado cultural incentivando a criação de projetos, a capacitação de profissionais para a área de cultura, e a realização de eventos diversos contribuindo assim com a geração de trabalho e renda no setor.
É na prática a concentração num só espaço de empreendimentos e profissionais liberais, rateando despesas de instalações físicas e criando possibilidades de receitas utilizando-se da demanda do mercado da cultura. Resultando num drible à situação de empregabilidade do país bem como às dificuldades de apoios aos empreendimentos caracterizados de micro e pequeno porte.
.
Os mantenedores do Condomínio são: empreendedores na área de cultura, empreendedores nas áreas que fazem a interface com a cultura e turismo, 03 ONGS parceiras e com larga experiência em intercâmbio cultural. Os demais são associados, que, após firmado o termo de compromisso que estabelece uma cota de participação, tem direito à utilização do espaço e de serviços proporcionalmente à modalidade escolhida.
O condomínio é administrado por um comitê formado por um representante legal das empresas e/ou entidades associadas.
Instituto Intercidadania
É uma Organização da Sociedade Civil e de Interesse Público - OSCIP, sediada no Recife com representações em São Paulo, Brasília, Maceió e Rio de Janeiro, que atua na promoção da cidadania a partir do desenvolvimento e estabelecimento de redes de comunicação. A missão do InterCidadania é promover a comunicação e o intercâmbio de soluções cidadãs, visando a melhoria da qualidade de vida e a redução da exclusão social no país. O principal objetivo do InterCidadania é articular, incentivar e multiplicar ações de cidadania e solidariedade, através da difusão de conteúdo informativo, formativo e artístico na internet, ou fora dela, atuando em rede, com múltiplos parceiros. O Instituto InterCidadania tem atuação nas áreas de tecnologia, cultura e meio ambiente, com foco na inclusão social. O portal do InterCidadania www.intercidadania.org.br possibilita o acesso gratuito a serviços online e notícias diárias de interesse público nas três áreas de atuação do instituto. O InterCidadania tem o patrocínio da empresa SX Brasil atuante no mercado de TI e Comunicação Digital e dos portais InterJornal e do Achanotícias. O InterCidadania e seus patrocinadores e colaboradores acreditam na força da informação em rede para melhorar a vida.
ITEIA – PONTÃO DE CULTURA DIGITAL
iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desenvolvida em parceria com patrocinadores e organizações governamentais e não governamentais, em sintonia com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um arrojado sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. A idéia é servir de base de interligação com outros projetos com objetivos similares, formando uma Teia de interação cultural na internet.
O iTEIA é um projeto sem fins lucrativos, gerenciado de forma colaborativa, que promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e
É um projeto não governamental, desenvolvido pelo Instituto InterCidadania, com patrocínio da Petrobras e SX acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. O iTEIA adotou o Creative Commons como referência de licenciamento de conteúdos e se propõe a pesquisar e debater permanentemente formas alternativas de fortalecer a cultura livre e promover a geração de modelos solidários de produção e comercialização de produtos culturais.