Pular navegação

ideia: Mural de pedidos e ofertas

Ajuda

ideia: Mural de pedidos e ofertas

Tenho participado de grupos de doações, como o Freecycle. Alguns funcionam por listas de email outros por Facebook, por exemplo. Eles funcionam basicamente para que pessoas que queiram doar coisas encontrem pessoas interessadas nestas coisas e pessoas que querem algo peçam para que alguém que tenha possa se candidatar a doar.

A interação é simples. Quem quer doar escreve:

[OFEREÇO] Tal coisa.

Quem está buscando algo, pede:

[PROCURO] Tal coisa.

Me ocorreu que esta dinâmica simples poderia ser interessante ao Corais, para que libertári@s encontrem projetos e vice-versa. Temos as listas de tarefas interna dos projetos, mas penso que algo assim poderia estimular trocas entre membros de diferentes projetos. Estou um pouco em dúvida se já foi testado no Corais algo como colocar a lista de tarefas na home do site. Me parece que a home do site seria um bom lugar para isso, ao invés de focar todo o espaço na lista de atividade recente global de todo o Corais.org: um Mural de pedidos e ofertas de coisas que podem ser feitas :)

Esta ideia deriva de uma antiga ideia de chamados de 'Mutirão' para realização de tarefas.

Comentários

#1

Tentei procurar por modulos de Drupal para isso, mas por enquanto o mais simples (e menos específico) que encontrei seria um simples "Guestbook".

#2

Muito boa a ideia. Seria algo similar ao escambo.org? Se for acho uma boa ter isso no Corais ou até mesmo fazer o link para o Escambo. Inclusive aqui no Corais como já há uma dinâmica colaborativa pode até dar mais certo do que a plataforma à parte que é o Escambo. Porque o Escambo apesar da ótima ideia e etc, está um "ambiente fantasma" pq ninguem utiliza.

Uma vez que constatemos a viabilidade técnica de inserir algo no Corais, acredito que o próximo passo seria promover diálogos sobre como estimular as trocas e destravá-las para que elas se deêm da maneira mais imediata e direta possível.

#3

Quando você propôs a ideia de Mutirão, eu sugeri de volta um mural. Já consegui instalar no nosso servidor o PrimaryWall, mas precisaria de algumas customizações para encaixar no Corais. Pensei em ter um mural por projeto e mais um mural global. Uma opção que não tem no PrimaryWall é a utilização de imagens.

primarywall_0.png

Já testei habilitar a ferramenta de tarefas no nível global, permitindo o acesso à tarefas à procura de voluntáiros. O problema é que a quantidade é enorme e em geral as pessoas não descrevem bem no que consiste a tarefa. Os coralistas em geral já tem um público em mente, os participantes do grupo, que compartilham uma série de experiências tácitas que não precisam ser relembradas toda vez que uma tarefa é cadastrada. O sujeito basicamente já sabe o que ele tem que fazer. Tarefa não serve, teria que ser outra coisa.

Um exemplo legal são as páginas Get Involved dos projetos de software livre: Firefox e LibreOffice. A gente podia ter uma ferramenta diferente da tarefa com esse propósito, focalizada na organização de grupos de trabalho, por exemplo.

Sobre objetos que alguém tenha sobrando, acredito que a ferramenta de gestão de recursos pode ser mais interessante. A diferença é que a Plataforma Corais é voltada para a gestão de recursos comuns e não para recursos individuais, como é o Freecycle e o Escambo. A Corais não é só para troca, é principalmente para manutenção e uso compartilhado.

Ainda sobre esse assunto, a ferramenta de moeda social permite cadastrar ofertas e demandas, mas isso está escondido no final da página de transações.

#4

Ótimas considerações e exemplos, Fred! Neste sentido, pensei numa adaptação desta ideia. Ao invés de um mural/lista do que ainda não foi feito, ou seja, de tarefas a serem cumpridas, talvez uma adaptação do que já existe como atividades recentes, para o que está sendo feito. Assim, não tenta trazer alguém para algo que não foi iniciado (o que já não ocorre, pois a pessoa não entraria 'perdida' em algo) e é mantida a iniciativa das coisas com quem já está envolvida nos projetos (um exemplo aqui do que foi feito no livro Coralizando).

Acho que o twitter do Corais.org acaba fazendo um pouco disso, e me lembrou de um outro formato interessante é o vídeo para 'chamados'. O Hitrecord faz vídeos chamando pros projetos, mas claro, lá eles centralizam tudo no ator famoso, mas vejo que o formato vídeo é essencial para trazer participação por exemplo em ferramentas de financiamento coletivo (crowdfoundings), como o Catarse por exemplo.

Mas já temos essa possibilidade de colocar vídeos de chamado, na capa dos projetos. Quem sabe uma direção seja mesmo a de alimentar a Árvore do Conhecimento (conforme está sendo discutido neste outro tópico) dicas e sugestões do que alguns projetos já fazem para estimular a participação (até diferentes projetos tem necessidades diferentes neste sentido). Como esta acima, de colocar vídeos na capa dos projetos ou de propor tarefas não só com uma frase, mas com um pitaco inicial que possa estimular pitacos seguintes. Auto-antropofagia: tornar comum o conhecimento de fazer Corais para se alimentar deste :) Aproveitei e criei duas dicas ("Estimulando os pitacos" e "Painel") como exemplo disso, e acho que essa discussão está atrelada a que está sendo discutido em outro tópico: Ideia para expandir a re-utilização recursos digitais em projetos.

#5

Acho que um exemplo é o trello.com

#6

Dei uma pesquisada no Alternative.To e encontrei um open source similar ao Trello, Ihave.to. Ele permite fazer uploads de imagens e colocar videos de youtube. Dá pra trocar o papel de parede também. Por enquanto só funciona no navegador Chrome. Postei algumas perguntas ao desenvolvedor pra viabilizar esse software pra gente.

screenshot.jpg

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.