Pular navegação

Reunião para Trabalhos (SOCLA e CBA)

Reunião para Trabalhos (SOCLA e CBA)

Reunião destinada para escolha de temas de trabalhos

científico ou experiência relatórios

Áreas temáticas (SOCLA)

Para ordenar o trabalho científico, áreas temáticas definidas, com vários subtópicos em cada um. É importante que o trabalho seja incluído no âmbito da agroecologia, a fim de ser aceite neste Congresso. Os trabalhos submetidos em cada modo (trabalho científico e experiência relatórios) não pode ser alterado mais tarde modo. A lista a seguir serve apenas como um guia para ajudar a localização correta de obras:

  1. Sistemas de produção agroecológicos base: Elaboração e gestão de sistemas de produção. Sistemas intensivos e extensivos. Os sistemas de cultivo, a produção 
    de animais, sistemas mistos, silvipastoris. Estratégias para o manejo de pragas e doenças. Estratégias para o manejo do solo. Avaliação, design e gestão da biodiversidade agrícola. A eficiência energética de diferentes estratégias de manejo.
  2. Paisagens, Territórios e Agroecologia . Conservação e áreas protegidas. Recuperação de áreas degradadas. O ordenamento do território.Planejamento e desenvolvimento do território. Processos de transição agroecológica. Commons e conflitos sócio-ambientais / sócio-territorial (rurais, urbanas e suburbanas). Aspectos legais e regulamentares.
  3. Economia e Agroecologia. A economia verde. "Outra Economia": o social, popular, a solidariedade, o trabalho, a comunidade, a vida.Avaliação do capital natural. Custos ocultos. Trade Fair e outros mercados de construção: local, carinho, popular, agroecológica. "Preço Certo" e Sistemas Participativos de Garantia. Formas de -colectiva, a comunidade, misto na organização da produção, distribuição, troca e consumo de alimentos agro não propriedade privada. O "Good Life" e da necessidade de superar o paradigma capitalista do conceito de "desenvolvimento".
  4. Meio Ambiente, Natureza e Agroecologia: Diagnóstico ambiental. Indicadores: pegada de água, pegada de carbono, pegada ecológica.Indicadores de sustentabilidade e biodiversidade. A qualidade da água. As alterações e variações climáticas. Conservação e preservação do meio ambiente. A poluição ambiental. Recursos naturais estratégicos: avaliação e disputas. O consumo de energia.
  5. Os sistemas de conhecimento: o conhecimento tradicional e educação em agroecologia. sistematização do conhecimento. A educação formal e não-formal: desafios, possibilidades e limitações. A pesquisa agroecológica: desafios, possibilidades e limitações. Agroecológico baseado Extensão: desafios.
  6. De Desenvolvimento Rural, Movimentos Sociais, Estado e Agroecologia: O que as políticas públicas de Agroecologia? A ação coletiva e ação política. O papel dos movimentos sociais e do Estado em instituir construção da agroecologia. Soberania Alimentar. Constituintes e processos de reconhecimento (novos) direitos da natureza. Reforma Agrária e Agroecologia. Gênero (s) e Agroecologia. Políticas para uma nova pesquisa e extensão.
Prazo: 
18/12/2014 - 13:30 - 18:00
Prioridade: 
Alta
Responsáveis: 
Lucas Kehl

Comentários