Pular navegação

Tarefas da aula de Fotografia

Tarefas da aula de Fotografia

timer iconTempo registrado:
202 horas, 25 mins

Pessoal,

As atividades de pesquisa da aula são:

>> 20 min - responder ao questionário-padrão de aula no seguinte link;

>> ATIVIDADES ESPECÍFICAS: realize as tarefas abaixo, e coloque sua resposta em um único comentário. Seguem as tarefas:

(a) (TODAS AS TURMAS) 30 min - 2ª tarefa: fazer 3 fotos autorais (fotos que você tenha tirado!!), tema livre, com qq tipo de equipamento e, em 2 ou 3 linhas,  escrever qual foi a intenção e o sentimento  ao realizar essa captura. 

(b) (PARA A TURMA 1 É OPCIONAL) 1h30 min - 3ª tarefa: assistir no YouTube o vídeo a História da Fotografia da History Channel e fazer uma pequena redação (de aproximadamente 10 linhas) sobre o que assistiram. https://m.youtube.com/watch?v=GyNa1OdJJcg
 
(c) (PARA A TURMA 1 É OPCIONAL) 20 min - 4ª tarefa - Assistir o vídeo https://vimeo.com/80088893 -> Não esqueça de ativar as legendas em Português, clicando no ícone CC e selecionando Português.
Para saber mais - Para ver e até postar fotos 3D dos quatro tipos apresentados no Vídeo do Photosynth podem acessar o site: https://photosynth.net/
 
 
(d) (PARA A TURMA 1 É OPCIONAL) 20 min - 5ª tarefa (opcional): Pesquisar sobre a vida do fotógrafo Sebastião Salgado no Google.
 
(e) (TURMA 1) 30 min - Com seu celular ou qualquer outro dispositivo que faça fotos, fazer 36 fotografias dentro da sala de aula: procure ver o que vc nunca reparou, explore enquadramentos abertos e detalhes, encontre ângulos e enquadramentos diferentes e inusitados. Não se reprima, quanto mais experimentar, melhor. Publique as fotos no fórum "Tecnojovem 2016 - Tarefa Fotografia" no Conecte (link aqui).

(f) (TURMA 1) 45 min - Pesquise 3 áreas que te despertem interesse profissional dentro da fotografia. Escolha pelo menos uma delas (pode ser mais, conforme seu critério e interesse) e poste explicando:
    - O que é e o que se faz neste ramo;
    - O que te interessa nele?
    - Como percebe o mercado para este ramo profissional (se tem espaço e onde, quem poderia ser seu público, que tipo de equipamentos precisaria ter, quanto mais ou menos faturaria um profissional etc). Junte o máximo de informações que conseguir.
45'
(g) (TURMA 1)  30 min  - Apresente 2 profissionais da área que você admira ou que, durante a pesquisa, chamaram sua atenção: diga o nome deles, o que você gostou e coloque o link para alguns trabalhos (site profissional etc)
    - A pesquisa pode ser na Internet ou com profissionais que vc conheça e que atuem na área.'
30'
(h) (TURMA 1) 25 min - Leia a matéria "Como a indústria da fotografia determinou que o ‘normal’ é a pele branca" (link aqui) e comente aqui no post.
 
>> 20 min Realizar a transação de "auto" pagamento da tarefa conforme a regra de utilização da moeda tecnotas16. Clique aqui para o passo a passo.  Veja aqui as regras da moeda tecnota16.
Responsáveis: 
luizart
Transações vinculadas: 

Comentários

#1

Tempo registrado: 15 horas, 7 mins em abril 05, 2016

A invenção da câmera de tirar fotos foi criada por gênios que queria apenas capturar imagens ou fazer a sombra de um lugar para poder fazer desenhos, e no inicio só conseguiam fixar uma sombra. Inicialmente uma imagem passava por várias etapas, câmeras enormes, hoje em dia a câmera são pequenas e cabem na palma de nossas mãos, sem contar com a parte que é superacessível para todos, e com uma facilidade maior para revelar. Antigamente para tirar a foto precisava-se fixar a cabeça em um colar de ferro para não se mexer, ficar por 15 minutos no sol parada, hoje no máximo fica-se parada por 1 minuto e apenas apertando botão, você já tem sua foto. Os produtos usados para produzir a fotos, normalmente era toxico e as pessoas adoeciam pela grande exposição aos produtos. O primeiro nome de uma câmera foi KODAK, que era para soar igual ao som feito pela câmera na época KO-DAK, era para ser um nome facilmente lembrado por todos.  Inicialmente o flash pegava fogo, e explodia, os cabelos das pessoas pegavam fogo as vezes, a luz como flash foi inventada algum tempo depois. Luz polarizada foi criada para tirar o grande brilho da luz, e sendo assim parando de deixar as fotos foscas. É praticamente impossível imaginar o mundo sem a foto.

#148

Me fez ver um lado que não havia notado no video.

#233

Ok Thalita, mas acho que você poderia ter desenvolvido melhor sua resposta.

#244

Thalita, na minha opinião acho que você poderia ter desenvolvido mas coisas , mais o'que você escreveu esta bom , parabéns

#420

Bom trabalho!!

TAREFA VERIFICADA

#466

Muito bom trabalho!

#482

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#555

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#2

Tempo registrado: 15 horas, 19 mins em abril 05, 2016

~~Na história da fotografia apresentada no documentário do História da Fotografia da History Channel, mostra as ideias apresentadas para chagar onde é hoje.
Com a parceria de Niépce e Daguerre o avanço da câmera aumentou drasticamente devido as ideias de cada um que se juntaram apesar de  Niépce vir a falecer as ideias que ele apresentou fizeram uma grande diferença para Daguerre , onde ele conseguiu fixar a imagem que era tirada.
Umas das coisas que mais impressionante, são os formatos da câmera ao longo dos anos, sempre se tornando algo menor e mais leve.
No documentário uma das partes mais complicadas das câmeras era a lente que variava para armazenar uma quantidade maior de luz.
Uma das coisa que mais marcaram as câmeras foi nas guerras onde ela retratava o quão violente era.
Depois de um tempo surgiu a ideia de transforma o preto e branco em colorido.
Isso foi passado em anos e anos desde 1830 com várias formas e diferentes ideias até chegar no que é hoje .
 

#293

Ótima observação!!!

TAREFA VERIFICADA!

#406

Boa percepção, parabéns.

#424

Boa visão sobre o assunto!

TAREFA VERIFICADA

#483

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#556

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#3

A História da Fotografia

Vejo que a história da fotografia também foi feita de trapaças como muitas outras criações, foram criadas muitas formas de capturar imagens mas eles queriam mais, queriam imagens nítidas, foram usados muitos produtos químicos, se passou muito tempo, os verdadeiros criadores com o tempo foram falecendo e então a História da Fotografia só crescia, foi modificada, reinventada, e quanto mais o tempo passava mais queriam aperfeiçoar a invenção e fazer coisas novas para assim fazer mais dinheiro, ter mais fama, ter seu nome marcado na História e assim para uns ser bem representado na minha visão. Muitos produtos tóxicos para diferentes processos fotográficos, foram muitos protótipos até chegar a Câmera Fotográfica.Com o tempo vimos que aquilo tudo foi ultrapassado e agora nós temos tecnologias maiores, como computadores, notbooks, celulares, tablets e etc. Todo o trabalho todo o esforço que tempos atrás foi muito bem utilizado e aproveitado mas as pessoas não sabem os processos que foram passados para termos tudo isso.

#289

Gostei da forma como você abordou o assunto!

TAREFA VERIFICADA!

#440

Bom trabalho

Tarefa verificada !

#481

Otimo texto, assunto compreendido com sucesso

TAREFA VERIFICADA

#484

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#557

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#4

Aparecendo no século 19 a fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o início da "câmara escura". Basta fechar completamente um local de uma grande sala em um recipiente (lata) e depois fazer um buraquinho. A luz atravessa o buraco e projeta dentro da câmara fechada uma imagem invertida do que acontece fora. Mesmo com esse começo conhecido há séculos, faltava o principal para a fotografia: criar uma maneira de congelar essa imagem. A história registra dois inventores que arrumaram uma solução pra isso quase na mesma época: Henry Talbot, na Inglaterra e Louis Daguerre, na França. Talbot publicou um artigo relatando como conseguiu congelar as imagens usando um papel tratado com cloreto de prata, que depois era mergulhado em sal. O resultado era um negativo, ou seja, podia ser copiado várias vezes.
Já o método de Daguerre, anunciado anos depois, tirava as imagens em uma fina chapa feita com prata, que recebia depois mercúrio para garantir a fixação. O resultado era uma imagem já positiva, que não podia ser mais copiada.

#68

Concordo com a resposta do colega, que buscou encontrar as soluções que desenvolveu a fotografia nos dias de hoje.

TAREFA VERIFICADA

#425

ótima redação

TAREFA VERIFICADA

#485

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#558

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#6

Tempo registrado: 15 horas, 35 mins em abril 05, 2016

    Sabe-se que a fotografia é de extrema importância hoje em dia, pois a maioria das coisas são passadas através de imagens. Redes sociais, reportagens, pesquisas, etc.

    Mas para que se tornasse tão bela e nítida como são agora, teve-se que começar com pequenas imaginações, tais quais; manchar papeis e expor ao sol, colocar o papel sobre a água, e várias outras ideias.

    Antigamente era muito trabalhoso tirar uma foto, e só havia um único jeito de obter uma fotografia, que seria por meio de máquina fotográfica. Além delas serem muito grandes e pesadas, as imagens só eram em preto e branco.

    A tecnologia atualmente está muito avançada, com isso podemos tirar fotos do próprio celular, detalhes; que não são fotos ruins pelo ao contrário, fotos maravilhosas.

    Na minha opinião a máquina fotográfica de hoje, não está sendo tão importante assim, porque em alguns casos a foto do celular está saindo tão boa quanto a da mesma. À não ser a máquina fotográfica profissional que aí sim.

#330

Bom texto, mas tente pegar mais detalhes sobre a história da fotografia.
TAREFA VERIFICADA!

#421

Bom trabalho

TAREFA VERIFICADA

#486

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#559

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#5

É notório que o vídeo falava sobre fotografia, de como foi descoberta e o que fizeram para criar a imagem, pois a fotografia e algo de muita curiosidade hoje em dia. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Sabe-se que com o passar do tempo a intenção da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. Avançaram tanto que na atualidade é normal ter aparelhos eletrônicos com câmeras, muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas.

#234

Concordo Nicolly, e acho que ao decorrer dos anos a fotografia será mais desenvolvida.

#310

Boa percepção, e tbm concordo.
TAREFA VERIFICADA!

#322

Ótimo resumo com uma boa observação.

TAREFA VERIFICADA

#487

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#7

O filme fala sobre a câmera que traça o caminho das estrelas

 A câmera lucida desenhava a foto para uma folha de papel.

Daguer em 1935 fez uma descoberta, em 1937 anunciou a solução e o governo o incentivou. Daguer morreu em 1951 com 64 anos. A mortalidade no século 19 era bem notada e comum ao ser tirada da pessoa morta. Fotografia de pessoas famosas vendiam como água.

As fotografias mostravam que as duas patas dos cavalos saia do chão a cada galope. A maioria dos pianeiros não se consideravam verdadeiros artistas.

Em 1973, Niepce tenta obter imagens gravadas quimicamente com a câmera obscura, durante uma estadia em Cagliari. Aos 40 anos retirou se do exército e começa a se dedicar a inventos técnicos. Graças a uma pequena fortuna de sua família. Ele trabalhava com os cientistas.

#331

Texto bem enriquecido, parabéns!
TAREFA VERIFICADA!

#426

Bom trabalho

TAREFA VERIFICADA

#489

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#8

 3ª tarefa

Me surpreendi muito com o vídeo, descobri muito mais sobre as câmeras e como foram feitas as primeiras fotografias. Nunca pensei que uma câmera ou lente pudesse pesar tanto. Niépce e Daguerre trabalharam muito bem no desenvolvimento de fotografias e câmeras revolucionárias, e os dois juntos criaram o daguerreotipo em 1839. Este novo processo ficou reconhecido por todos e fez um grande sucesso, e para incrementar, em 1840, Friedrich Voigtländer e John F. Goddard criaram lentes com abertura maior e ajudariam nas fotos. Com o tempo foram sendo criados mais complementos para serem usados em uma câmera, como o calótipo, criado por William Henry Fox Talbot. O calótipo era um processo mais eficiente para fixar as imagens. Tempo depois foi criado. Tiveram muitas outras invenções para melhorar a qualidade das imagens das câmeras e o vídeo despertou em mim uma curiosidade para descobrir mais sobre as câmeras e fotos.

#441

muito bom! tarefa verificada

#489

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#560

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#9

A criação da fotografia teve um processo muito lento e não seria possível a sua realização sem a presença de três inventores. Daguerre, Niépce e Tabolt foram os inventores fundamentais para a invenção dos processos de fotografia, Niépce foi o primeiro a morrer porem seu filho ficou responsável por suas invenções. Daguerre foi o primeiro a conseguir prestigio por suas invenções porem o filho de Niépce considerava seu pai desrespeitado por não receber os créditos devido já que ambos tinham um contrato de parceria assinado. O método de Daguerre só foi possível ser realizado devido ao processo de Niépce e por isso seu filho recebeu uma quantia pelas descobertas de seu pai. Talbot morava na Inglaterra, ele é considerado o inventor da fotografia atual com positivo e negativo o que resultou em uma maior durabilidade das fotos.

O governo francês incentivou Daguerre a continuar o trabalho, porém ele resolveu se retirar depois de sua descoberta e as fotografias se tornaram mais populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos surgiu um homem chamado Eastman que foi o inventor do filme de revelar e das maquinas de pequeno porte tornando mais populares pois os equipamentos antigos tinham muitos problemas. Com a descoberta de Eastman foi possível iniciar um processo de publicidade e seus produtos foram obtidos por toda sociedade da época, ele também foi um propulsor de fotos coloridas, porém quem descobriu foram os irmãos Lumiere. Anos depois Eastman se suicidou alegando ter cumprido com seu propósito de vida.

#267

Concordo com as observações do colega. Tarefa verificada!

#269

Boa observação!

TAREFA VERIFICADA!

#490

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#561

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#10

  A história da fotografia

   No vídeo mostra que a camera era bastante usada antigamente, as pessoas daquela época tinham um olhar diferente com formas de tirar fotografias . E eram cameras diferentes das de hoje que costumamos usar. Também ilustra aqueles que eram importantes na área de fotografia como aqueles que passavam a foto para o papel , para que a foto continiasse "estindo" .
     Dai por diante foram descobertos famosos , como Willian, Durante os quatros últimos anos , não fazia mais experiências com suas cameras , e ele ainda conseguiu contriuir com seu país , a França. Depois da revolução que aconteceu, conseguiram criar máquinas que capturasse movimentos em fotos .
     E também naquela época a fotografia não era muito valorizada , nem todos consideravam como uma arte , grande parte da sociedade usava uma camera por usar , então aqueles fotografos   ou até mesmo pintores , passaram a buscar inspirações consigo mesmo , acreditando  em seus próprios trabalhos  e isso foi começando a mudar através desses artistas ,que coreram atrás usando suas obras.

#422

Ótima redação!

TAREFA VERIFICADA

#446

Bom Trabalho

TAREFA VERIFICADA

#491

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#562

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#11

O filme relata a história da fotografia, o que é muito interessante pois muita gente não tem interesse em se aprofundar no tema. O vídeo mostra uma linha tempo do desenvolvimento da câmera fotográfica.

Nierpce foi o primeiro a descobrir a heliografia, estava determinado e com isso começou a fazer novas experiência; Calotype tirava fotos de pessoas mortas, principalmente de crianças pois estava na “moda” naquela época; Algumas câmeras tinham sanfona para ter um foco mais amplo;  Em 1885 os principais locais para fotografar era em cenários de guerra; Na década seguinte eles conseguiram registrar fotos em movimentos; Em Junho de 1988  foi lançada a câmera Kodak com 600 gramas de peso e com rolo de filmes, custando 55 dólares; Em 1987 lançaram a lâmpada de flash, o que ajudou a fazer fotos com cores pra ficar mais na realidade.

Com isso, nós temos as câmeras de hoje em dia, com toda a tecnologia e desenvolvimento.

.

#327

òtima redação

TAREFA VERIFICADA

#448

Ótima redação!

TAREFA VERIFICADA

#492

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#563

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#12

Tempo registrado: 2 horas, 30 mins em abril 05, 2016

~~No vídeo foi mostrado que a fotografia em geral foi evoluindo com o tempo, e com o passar desse tempo isso foi criando maneiras de como melhorar o equipamento fotográfico.
Quando o primeiro equipamento fotográfico foi criado ele veio para um simples proposito tirar fotografias, neste caso pra se tirar uma foto tinha que ter conhecimento de componentes químicos (cloreto de prata),o equipamento para se criar uma imagem era agora conhecido ,com o passar do tempo o modo de como fazer fotografias mudou, era cada ideia que aparecia .
Nessas ideias que surgirão muitas pessoas se endividaram e tiveram que vendar seus próprios imóveis para quitar suas dividas com o banco , o tempo passou tão rápido!, que hoje em dia as pessoas tem tudo na palma da mão ,tudo num só clique .
 

#427

Bom trabalho!!

TAREFA VERIFICADA

#449

Ótima trabalho

TAREFA VERIFICADA

#493

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#564

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#13

A fotografia não é a obra final de um único criador. Ao longo da história diversas pessoas apareceram agregando ao conceito e processos que deram a origem á fotografia como a conhecemos.

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore, numa placa de estranho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado betume de Judéia. A Imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigida cerca de oito horas de exposição á luz solar. Danguerre iniciou seus experimentos com a fotografia a partir de “Diorama”, elogiado espetáculo de 1822 que mesclava vistas panorâmicas e efeito de luzes. Deguerre então começou a pesquisar para melhorar a fotografia, ele usava instrumentos como a câmera escura para obter quadros diferentes e inovadores.

#307

Gostei da sua percepção em relação a fotografia!
TAREFA VERIFICADA!

#423

Bom trabalho

TAREFA VERIFICADA

#494

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#14

Foi bem interessante assistir a história da fotografia ,porque e uma coisa que todos  mundo tem, mas não tem a mínima ideia como foi o processo para um resultado como os dias de hoje. Nierpce foi o primeiro a descobrir a heliografia, mas sua a determinação falou mais alto e começou a fazer novos experimentos.

  Além de Nierpce havia mais dois que ajudou um pouco para o desenvolvimento. Nierpce morreu de ataque cardíaco em 1833,assim Tolbot e Darguerre mergulharam a fundo para fazer novas experiências. No primeiro ano da descoberta a câmera pesava meio quilo e as pessoas começaram a tirar fotos da natureza também uns dos primeiros locais para tirar as fotografias eram as cenários de guerra.

 Apartir disso a fotografia deslancho pois teve a descoberta das fotos coloridas em 1984- teve a câmera de flask e em seguida foi criada a primeira marca chamada Kodak que era de 600 gramas com o rolo de filme 55 dólares esta câmera foi criada em julho de 1984.

#442

muito boa sua redação!

#452

Ótima redação!

TAREFA VERIFICADA

#496

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#565

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#16

       Observa-se que a fotografia é algo muito falando desde os nossos primórdios. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. A primeira fotografia foi reconhecida em uma imagem de 1825 pelo Joseph Nicéphore Niépce.


       Outro fator indispensável é o modo na qual fotografavam nessa época. Eles usavam uma placa de prata coberta por betume branco de Judéia e deixava exposto durante oito horas em uma câmara escura. Anos depois Niépce se uniu ao Daguerre que fazia muito sucesso com painéis translúcidos, pintados por intermédio de uma câmera escura onde produziam efeitos visuais através de uma iluminação controlada que vinha por trás desses painéis.


       O inglês Fox Talbot estava realizando seus próprios estudos sobre fotografia e, em 1840, inventou o Calótipo, que produzia diversas reproduções de uma única imagem.


       Desse modo a invenção se tornou base para o desenvolvimento da fotografa, e a partir daí o processo fotográfico sofreu diversas evoluções tecnológicas.

#276

Boa observação!

TAREFA VERIFICADA!

#428

Ótimo trabalho

TAREFA VERIFICADA

#432

Bom trabalho

Tarefa verificada !

#498

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#495

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#566

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!

#17

A máquina fotográfica é algo que hoje em dia é comum, mas quando apertamos o click da câmera não sabemos de sua história.

É incrível pensar que um certo objeto que no século XIX era considerado uma fantasia e que hoje as pessoas usam para tirar uma foto ou uma selfie tem uma história tão rica e cheia de descoberta e disputas.

Durante os séculos, houve uma grande fase de evolução na arte da fotografia. Antigamente se uma foto ficasse muito tempo exposto ao Sol a imagem nela desaparecia, conseguiram revelar uma foto mas não conseguiam ainda fixá-la.

O que tornou a máquina fotografica o que ela é hoje foi graças a sua evolução e a junção de três fatores: desejo artístico, curiosidade científica e uma corrida por dinheiro.

Hoje, as pessoas usam a fotografia para atingir as visões científicas; uma mágica é; uma forma de arte que se aproxima mais da realidade que tem o poder de trazer a fantasia para a realidade.

#429

Bom trabalho!

TAREFA VERIFICADA

#433

Bom trabalho

Tarefa verificada !

#498

Bom Trabalho ! tarefa verificada

#567

Bom texto!
TAREFA VERIFICADA!