Pular navegação

modos ou tipos de roda...

modos ou tipos de roda...

Hoje mentras caminhava pensava nos tipos ou modos de roda... Talvez serva compartilhar esses pensamentos para esclarecer nosso trabalho e nossa comunicação cotidiana. Pensei em 5 tipos. Obviamente eles podem se misturar ou complementar, mas acho que serve pensar suas diferências. Em cualquer destas cinco opções a roda pode ter um moderador ou não. 

  • Roda aberta: cualquer contribuição é válida. A regra é só escutar ao outro e deixar um tempo para que todos se expressem. 
  • Roda informativa: a roda se organiza para transmitir uma informação. Ela tem um objetivo claro: essa informação tem que chegar a todos os participantes da roda. As perguntas e comentários buscam esclarecer essa infrmação.
  • Roda debate: é uma roda aberta, mas não completamente porque se debate um tema ou uma questão. A roda permite polemizar, intercambiar posições diferentes, discutir etc. O objetivo desta roda é debater, é dizer: expor a discutir uma diversidade de posicionamentos. O debate não precisa chegar a uma conclusão, a um final ou a um acordo. Mentras há tempo a troca continua... 
  • Roda  deliberativa: se o objetivo da roda debate é o debate, o obtetivo da roda deliberativa é chegar a um consenso ou decisão. Por isso, nesse caso o debate esta orientado à toma de uma decisão. 
  • Roda reflexiva: é uma roda na qual cada um fala em primeira pessoa sobre sua experiência, sua percepção, seu trabalho, sua busca, suas dificuldades, seus aprendizados, suas decisões para a etapa siguinte etc. não se busca nem polemizar (roda debate), nem chegar a um acordo (roda deliberativa).

Bom talvez serva para nosso dia a dia, se não serve é só esquecer (-;

abraço

Martin

Comentários

#1

 agosto - 12 cinco horas pelaa  da manha.

Hoje pela manhã, fui ao Vila assistir o ensáio de Espelho para Cegos.Esta pronto.Os atores estão bem.Marcio passa esta tranquilidade  em todo o contesto da proposta a que se propoe.E tudo flui.

Assim como fluio   a Poética da Ausência.

Um tema proposto por Martim instigante. Falar de ausência no contesto de vida no mundo de hoje, pricipalmente na Bahia e em todo Brasil de tantas carencias sociais. Fez da minha janela  um grito a dor de  tanta gente que desaparecem assim...

Foi um tempo de experimento relevante! Cada  dia um extimulo, um cutucar os nossos pensamentos, nossa criatividade, nossos rítmos e nossa participação nesta proposta significante da Livre.

Valeu!...

#2

Excelente! Para refletir e exercitar.

#3

Dia 21 de agosto de 2013

Hoje começamos o ensaio de Frankenstein. Marcio começou relembrando os sons do experimento ll e lll.

Gabi, e Iana relenbrando un son suprano do navio, gêlo, transposição, novo mundo, criador,frio...Lucilio, Claudio, Tiago, Junior e Monica o som baixo e tenor e Marcio pede a Gabi que marque o tempo com um instrumento que ele trouce de São Tomé, foi significante este momento, e estamos divididos em grupos com nomes pare e impares e ele nos conduz a realizar de forma harmoniosa e como uma onda os memos sóns de forma alternada.Em seguida nos conduz a caminhar sem perder o olhar do grupo a que pertence e pede que observe nossa respiração, e continuando o canto, alto, medio, baixo e ele pede que observe o efeito deste canto, repiração, deste estado bos pés, nas pernas, nos quadriz e assim no corpo todo....a esta altura o som estava dentro de nos, dos nossos pensamentos uma energia forte nos dominava, não perdiamos o olhar do outro....estamos começando uma bela jornada!.....Frankenstein que nos aguarde!

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.