Pular navegação

Criar Carta de definição para Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Pitágoras - Betim

Criar Carta de definição para Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Pitágoras - Betim

Período: 
19/02/2017 - 21:00 - 29/03/2017 - 21:00

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - EMAU - é um projeto conceituado e fomentado pela FeNEA - Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Ele visa a melhoria da educação e da formação profissional através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.

A extensão, assim como o ensino e a pesquisa, é fundamental para a formação profissional, pois é um instrumento de interação do meio acadêmico com a sociedade, tendo como princípio básico contribuir para o desenvolvimento desta, através da aplicação do conhecimento gerado e adquirido na universidade. Afirma, ainda, o compromisso da universidade com o desenvolvimento do saber. Neste sentido o EMAU é uma experiência de troca, na qual os estudantes levam às comunidades os conhecimentos específicos de arquitetura e urbanismo, e retornam à comunidade acadêmica o conhecimento adquirido em suas atividades.

O EMAU é uma iniciativa estudantil e não deve ser instrumento das universidades para suprir deficiências acadêmicas, mas sim como um complemento à formação profissional. Todo EMAU possui sua própria dinâmica de trabalho a partir de sua realidade acadêmica e regional, no entanto todos devem respeitar alguns princípios para que sejam considerados escritórios modelo. O eixo norteador ético destes princípios são os quatro postulados da UNESCO e União Internacional de Arquitetos para educação em Arquitetura e Urbanismo:

- Garantir qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos;
         - Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos;
         - Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
         - Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.

Comentários