Pular navegação

Estabelecer forma de Autonomia e Institucionalização

Estabelecer forma de Autonomia e Institucionalização

Autonomia X Institucionalização

O escritório modelo deve ser autônomo em relação à Universidade no sentido da escolha dos projetos, dos profissionais orientadores e da seleção dos estudantes. Contudo, deve-se deixar claro quais seus conceitos, formas de buscar financiamento – tanto para manutenção do escritório, como para pagamento de bolsas – e a forma de organização interna.

Embora muitos EMAUs não tenham o apoio das universidades, é esta a primeira instância a ser consultada. O apoio justifica-se por enriquecer o aprendizado dos estudantes participantes através do contato com a problemática social e projetual de nossa realidade, por possibilitar à Universidade mais um caminho no sentido de sua interação com a sociedade circundante (através da realização de projetos sociais nas comunidades carentes); por possibilitar a criação de vínculos institucionais entre a mesma e órgãos públicos, empresas, ou ONG’s que tenham interesse também neste tipo de iniciativa (aplicar o conhecimento universitário nas camadas sociais mais distantes deste), por capacitar alunos e professores (através dos vínculos institucionais) para as novas possibilidades, materiais, técnicas, abordagens e formas de se construir e por fim, por ser o Escritório Modelo uma prática de extensão respaldada pelas Diretrizes Curriculares de Arquitetura e Urbanismo (página 31, página 35/item E, página 53/item Atividades de Pesquisa e Extensão, página 71/item Experiência Prática do livro “Diretrizes Curriculares, uma proposta do Sistema CONFEA/CREAs”).

Outros apoios podem ser consultados, principalmente na questão de parcerias. Fundações, ONG’s e órgãos públicos são exemplos, tanto na obtenção de material para os projetos, como parceiros no trabalho direto com o cliente. O importante é tentar atingir o equilíbrio entre a autonomia diante da Instituição de Ensino Superior ou outra entidade ou a sua institucionalização para com as mesmas, sendo a última desejável desde que não comprometa a autonomia de debate e de gestão do Escritório Modelo por parte dos estudantes.

Prazo: 
05/03/2017 - 21:00 - 06/03/2017 - 21:00
Responsáveis: 
tchavn
Recompensa em créditos sociais: 
48

Comentários