Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

Dia 19/03/2020

 

Boa Tarde

Iniciando as nossas rodadas de conversas virtuais quero esclarecer qual foi a ideia inspiradora de inaugurar um processo de formação para conselheiros municipais de políticas culturais.

No dia (10/06/2019) iniciei as atividades no Conselho Estadual de Cultura. A primeira atividade executada foi: pesquisa sobre o Conselho Estadual, buscando ampliar o conhecimento das suas ações, a missão e competência, carta de princípios, os temas norteadores das suas atividades e documentos que embasaram tanto sua estrutura organizativa quanto o seu planejamento.  Procedendo com isso uma avaliação da atuação do mesmo. Leituras e releituras complementares de Documentos da Legislação sobre cultura.

Paralelo às atividades de leituras e tomada de conhecimento de atividades,  iniciei a elaboração de uma “proposta de plano de trabalho” que envolve fases distintas conforme a seguir: Diagnóstico Preliminar das “situações problemas”; Pesquisa de Processos metodológicos para que possam ser aplicados; Consulta a fontes de informações; Elaboração de uma Proposta Piloto e sua contextualização. Estudo e Criação de ferramentas de Controle que corresponde a planilhas em Excel para cada ação desenvolvida mantendo o passo a passo atualizado para as possíveis consultas.  Após a elaboração preliminar a proposta de plano foi socializada com a equipe interna do Cec.

Construído o plano de trabalho que traduz na “Qualificação das Ações do Conselho Estadual de Cultura, articulação e mobilização e criação de uma rede com os agentes e gestores culturais dos municípios baianos.

A partir da proposta do Plano de Trabalho – Foram traçadas algumas estratégias (em número de 05 temas inspiradores). Para o acompanhamento foram criadas planilhas onde serão demonstradas ações, o período previsto para a execução, avaliação, flexibilização; Construção de um Roteiro Preliminar onde serão produzidas as atividades externas junto aos territórios.

Citando preliminarmente as cinco ideias inspiradoras, salientamos que num determinado momento iremos abordar essas ideias e sugerir de que forma as mesmas poderão ser concretizadas.

Ideia Organizadora 1 - Construção de Conhecimento, Mapeamento e Investigação;

 

Ideia Organizadora  2 – Educação;

 

 Ideia Organizadora 3 – Mobilização, articulação e advocacy ;

 

Ideia Organizadora 4 – Informação e comunicação ;

 

 

 

Ideia Organizadora 5 – Registro e memória.

 

Partimos para antecipar algumas ações a exemplo de desenvolver de imediato um plano de formação tanto da equipe administrativa e de assessoria técnica quanto dos conselheiros titulares e suplentes.

Como ponto de partida o seguinte roteiro macro:

1) Uma sensibilização com o Tema “A Comunicação na gestão de conflitos;

 2) Formação de Conselheiros (O Papel de Cada Um);

 3) Planejamento Estratégico;

 4) Apropriação das ferramentas para Controle das Políticas Publicas de Cultura;

 5) Uso das tecnologias sociais na perspectiva  da dinâmica das ações.

Não sendo possível iniciar o referido processo de formação com o quadro dos conselheiros estaduais (pois estaríamos esperando o processo legitimo de complementação de 10 vagas de representação da sociedade civil), partimos para a execução imediata de uma assistência mais direta aos conselhos municipais de políticas culturais.

Colocando em prática a ideia inspiradora No. 01 – Iniciamos o processo de mapeamento da situação dos conselhos municipais correspondendo primeiramente ao envio de um formulário (http://www.corais.org/bahiaconselhosmunicipais/node/97955   ) onde os mesmos respondem atualizando os dados dos membros  e composição do conselho.  Recebendo de retorno o referido formulário é feita a avaliação e mapeando as situações pontuando os seguintes campos na ferramenta de controle, “Situação dos conselhos”: criados/funcionando/desativado/em processo de reativação ou criação/em desacordo.

A partir da situação detectada procedemos os cotatos e abrimos um dialogo com os municípios.   Com esse diálogo vamos discutindo as demandas e executando inicialmente três ações?   Avaliação de toda documentação do sistema; orientando os conselheiros em relação às recomendações dos sistemas, agendando formações para conselheiros quando solicitadas pelos municípios.

Com base nas solicitações e avaliação das prioridades vamos organizando um planejamento de roteiros para o atendimento às cidades.

A programação em construção pode ser consultada a seguir.

 

Proposta  de Oficina -  Formação de  Conselhos Municipais de Políticas Culturais

 

 
 

 

 

 

Apresentação

 

Com base na proposta de uma governança que tenha como norte a democracia e a participação da sociedade nas decisões políticas dos territórios brasileiros, passaram a ser disponibilizados meios e oportunidades de conhecer e aprofundar a cultura e seus  processos de gestão.

 

A partir da premissa “Cultura Como Direito Humano” , o seu arcabouço das políticas publicas, abrange toda a sua diversidade. Na prática como isso se dará  no decorrer do tempo, e de que maneira  os  respectivos munícipes podem contribuir  é a reflexão proposta para o  presente encontro,  que vamos aqui chamar de Oficina -  Formação de  Conselhos Municipais de Políticas Culturais.   

 

 

O conjunto dessas informações possibilita uma mudança de postura frente aos direitos e deveres culturais do cidadão e impulsiona na sequência a mudança de postura nas ações que executam a política cultural estadual, municipal e nacional.

 

 

Objetivo:

 

Disponibilizar informações relativas ao histórico da implantação da política de cultura do Brasil e sua evolução a partir da participação popular e do reconhecimento da cultura como direito do cidadão para que sejam qualificadas as ações dos agentes e gestores culturais do município de Paratinga no  Território Velho Chico.

 

Abordagens

   

  • Conceito apropriado de cultura nas organizações da sociedade civil;
  • As três dimensões da cultura como pontos fundamentais na construção das políticas;
  • Cultura como direito humano;
  • A organização da Política de Cultura a partir da visão de governança democrática;
  • Estrutura Institucional dos Órgãos de Cultura;
  • Sistema Nacional de Cultura;
  • Sistema Estadual de Cultura;
  • Sistema Municipal de Cultura;
  • Desenho Institucional dos Conselhos de Políticas Culturais
  • Passo a passo para a instalação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais;
  • Gestão Compartilhada da Cultura nos Municípios;
  • Missões dos Conselhos;
  • Quando as potencialidades superam as dificuldades;
  • A compreensão do objetivo comum na operatividade grupal;

 

Metodologia

  • Exposições dialogadas e com áudio visual;
  • Dinâmicas para interatividade;
  • Trabalho em grupo;
  • Consulta aos portais interativos da cultura/Compreendendo os Sistemas
  • Simulado de discussão sobre conselhos de cultura
  • Elaboração de Painéis exercitando a construção do conhecimento grupal na maioria dos temas abordados

 Metas

  • Aquisição de novos conceitos na prática da gestão da cultura;
  • Gestão voltada para o conhecimento;
  • Identificação das potencialidades, fatores estratégicos e mecanismos de gestão compartilhada no plano cultural;
  • Nova forma de pensar, agir;
  • Portanto o participante, concluído as etapas sejam capazes de implementar conceitos e compreender o desenho institucional do Conselho e como tarefa propor o acompanhamento das ações de   implementação do sistema e do  plano municipal de cultura;

Observações:

  1. Quanto à adequação da dinâmica este módulo poderá ser desenvolvido em 30 horas;
  2. O presente programa já foi experimentado – tendo envolvido cerca de cinco anos de estudos e observações para conclusão da metodologia e seus resultados;
  3. Qualquer inclusão de apoios precisa primeiramente passar pelo processo de participação das metodologias;
  4. São necessários dois apoios: (um apoio local para organização e um apoio aos facilitadores).

Avaliação

Encontro de avaliação

Questionário de avaliação individual

Avaliação das observações das atividades grupais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.