Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

1. Construção de debate sobre comunicação pública

2. Construção de ações para a semana democom

 

1. Construção de debate sobre comunicação pública

Data: 29 de outubro, às 19h

Local: auditório FAP (a confirmar)

 

Objetivo da atividade: Entender melhor o conceito de comunicação pública e o papel que ela cumpre (ou deveria cumprir) na sociedade. Esse debate nos trará elementos para incidir sobre nossa realidade, em especial aqui no Paraná. Temos aqui no Estado canais de TV e Rádio públicos, como a Educativa (atual É-Paraná), que fica à mercê dos mandos e desmandos das trocas de governos. Os canais se tornam então, estritamente estatais, ou, o que é pior, privados. Entender e refletir sobre a comunicação pública, portanto, se torna imprescindível para ou outro tipo de comunicação, plural e diverso. Este debate nos remete diretamente à necessidade de democratização da mídia. Essa luta estabelece, entre outros, o fortalecimento da comunicação pública.

 

Os artigos 221 e 223 da Constituição Federal estabelecem que o serviço de radiodifusão deve promover a cultura regional e nacional, o estímulo à produção independente, a regionalização da produção cultural, artística e jornalística e atuar - orientados pela complementaridade dos sistemas públicos, privado e estatal - para garantir a pluralidade e a diversidade e equilibrar fluxos de comunicação. No entanto, o que temos é um Sistema Brasileiro de Comunicação orientado, majoritariamente, por interesses comerciais, com limitada participação popular nas decisões do setor e ausência das várias identidades nacionais nos retratos feitos pelos meios. O povo não produz, decide sobre a comunicação e não se vê nestas representações.

 

Assim, o debate não é restrito ao campo da comunicação, é de todos os atores sociais. E, nesse momento, o objetivo é também debater de que forma o incentivo e a divulgação das diversas manifestações artísticas regionais são prejudicadas quando não temos, na prática, os princípios da comunicação pública.

 

Proposta inicial de Programação:

 

Comunicação Pública: informações plurais e diversidade na cultura

 

19h20 Saudação inicial

 

19h30/20h – Fala dos sujeitos da comunicação e da cultura

A ideia é fazer uma fala inicial provocadora do debate, que traga elementos da prática para visualisarmos melhor o debate sobre o tema da comunicação pública. As falas não ficam restritas a experiências pessoais, a proposta é que contenha um panorama mais amplo do contexto presente a cada um dos campos - comunicação e cultura.

- Silvia Valim (Jornalista e Diretora do SindijorPR) para falar da situação de precarização de trabalho que os jornalistas vivem atualmente, em especial pela sua experiência, dos profissionais da RTVE;

- Ulisses Galetto (Músico e integrante da Frente Acorda Cultura Curitiba) pra falar do ponto de vista do campo artístico, tentando responder que espaços existem/existiam na grade da mídia (pública e privada) para visibilidade da cultura regional e paranaense;
- Nelson Settani (produtor e membro da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná - Avec) para falar do ponto de vista da produção audiovisual, se há espaço para o segmento na mídia tradicional (privada) e pública.

 

20h/20h30 – Exposição Jonas Valente – O objetivo é que ele aborde os temas abaixo relacionando-os com os depoimentos feitos pelos sujeitos da comunicação e cultura.

  • O que é a comunicação pública, o que prevê a legislação, quem a produz, como a população participa na sua gestão, que conteúdos visibiliza

  • Panorama da comunicação pública no Brasil – contextos EBC e TV Cultura    

  • Implementação dos canais da cidadania – o que é, como devem operar    

  • Plano     nacional de Outorgas – o que tem a ver com realidade local e relação com cultura

 

20h30/21h – Debate aberto

 

21h/21h30 – Construção de ação – Diante do contexto apresentado, o que o campo da comunicação e cultura - e mais setores - podem fazer com relação à garantia de participação na construção de uma comunicação verdadeiramente pública no Estado?

A proposta inicial é de construir uma nota/carta sobre situação da TV e rádio educativa do PR.

 

22h – Encerramento

 

        

EIXO

        

            

AÇÕES

        

            

INFRAESTRUTURA

        

- Fazer ementa para passar para pessoas que farão relato (Liz e Di). Até 06.10

- Articular local: 1° local FAP (Ulisses) – preparar carta de apoio (Liz – até 06.10). 2ª opção de local – UFPR (articular com     Faxina/NCEP – Fran). 3ª opção – Teuni.            

  • Comprar passagem Jonas e articular com ela conteudos (Diangela/Pedro – Sindijor). Até                

  • Preparar nota sobre contexto TV e radio educativa para aprovação ao     final do debate (Pedro). Até

  • Contatar Nelson e Silvia para fala (Pedro/Di)

            

MOBILIZAÇÃO

        

  • Mobilizar universidades de comunicação e cultura - CAS: Positivo (Pedro), UFPR (Fran), PUC, Tuiuti, Uniandrade        

  • Mobilizar cursos e praticas de cinema - centro europeu (Ulinsses), curso CEP (Diangela), levante (Pedro)            

  • Mobilizar coordenadores do curso de comunicação (Pedro)

  • Divulgação para lista Frentex/curso de com popular/participantes EPCD

            

COMUNICAÇÃO

        

  • Fazer arte de divulgação e criar evento no facebook (Anu/Renata/Liz). Até 10.10

  • Repassar para FNDC eventos no PR para inclusão agenda nacional (Liz)

  • Ver com coordenadores dos cursos sobre cobertura por alunos de comunicação (Pedro)

  • Ver impressão de cartazes com maurini (Liz) ou Sindijor    

  • Fazer memes para divulgação na internet (Anderson)    

 

2)Construção de ações para a semana Democom

 

A avaliação do grupo é que nossos esforços estão voltados para construção do debate sobre comunicação pública e há a demanda formativa interna em teatro e outras expressões de comunicação. A ideia é fazer anterior ao debate com Jonas uma atividade mais leve.

 

Proposta – realizar uma formação em local aberto sobre serigrafia (Renata) e teatro do oprimido (educadora Curso com popular/Nena). Levar lanches (todxs)

Encaminhamentos: articular com assessoras para atividade (Diangela)

Criar arte e evento no facebook para divulgar para público em geral (Renata/Anu?)

 
 
 
 
 
 
 
CARTA ENVIADA Á FAP
SOLICITAÇÃO DE APOIO A Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR) realizará no dia 29 de outubro, às 19h, o Debate Comunicação Pública e Cultura (título provisório). A atividade soma-se ao conjunto de ações de mobilização pelo país em razão da Semana da Democratização da Comunicação (14 a 21 de outubro). O evento será aberto e esperarmos mobilizar atores sociais de diversos campos, com foco na área de comunicação e cultura. Contará com a fala de profissionais da comunicação e da cultura e a exposição de Jonas Valente (TV Brasil/Empresa Brasileira de Comunicação), que virá de Brasília-DF para esta atividade. O coletivo de organizações que atua pela defesa do direito à comunicação no Paraná compreende que o contexto de desmonte do estado afeta vários sujeitos sociais, e com intensidade, os sujeitos da cultura. Por esse motivo, desejamos realizar um momento de reflexão sobre como a TV pública, e em particular, a TV e rádio Educativa do Paraná devem atuar a serviço da visibilidade e valorização da cultura paranaense. Assim, entendendo a importância da Faculdade de Artes do Paraná pedimos o apoio da faculdade para mobilização dos estudantes e espaço para realização da atividade. Estamos à disposição para qualquer dúvida e diálogo. Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão Curitiba, 05 de outubro de 2015.
Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.