Pular navegação

Prática de texto Jornalístico para Web - Turma Saturnino

Prática de texto Jornalístico para Web - Turma Saturnino

timer iconTempo estimado:
2 horas
Tempo registrado:
0 horas (2 h sobrando)

Olá S@turninos!

Como conversamos ontem, seguem as orientaçoes para a prática de produçao de texto informativo/jornalístico para Web. 

- Voces vao escolher um tema e pesquisar uma notícia, um fato ou um evento e colher os dados.

- Com as informaçoes reunidas (lembrando de procurar responder - em ordem ou nao- aquelas perguntinhas do lead ao longo do texto) voces vao produzir os seguintes textos:

  • Uma manchete/chamada/título (uma linha)
  • Um sutia (até 2 linhas)
  • Um tweet (até 140 caracteres, mas até 100 tem mais engajamento)
  • Uma chamada para conteúdo compartilhado em mídias sociais - ex: facebook, g+, diápora (de 40 a 80 caracteres, vejam as dicas baseadas em pesquisas de efetividade no engajamento na imagem em anexo)
  • Um post de blog (títulos de até 6 palavras e até 1600 caracteres de texto).

OBS: Nao é pra copiar/editar textos da internet, é pra colher informaçoes e produzir o próprio conteúdo. Se quiserem ir além e já incluírem foto e legenda, lindo!

É isso. Qualquer dúvida, to por aqui.

Em anexo: Imagem rockcontent com informaçoes de tamanhos ideias de texto para engajamento online/marketing digital.

Apresentaçoes usadas na aula sobre texto jornalístico e web

Abr@ços


 

-

Prazo: 
05/08/2015 - 21:00 - 06/08/2015 - 21:00
Prioridade: 
Médio

Comentários

#1

                                                 sapo na salada

Donna souza, que mora em covinna, no estado da california (EUA). foi surpreendia por um sapo morto no meio das suas hortaliças. Donna não sabe como o fato ocorreu, mas culpa a empresa que é  responsável pela distribuição das folhas,por negligencia.
já a empresa, diz que o processo de lavagem dos produtos é bastante cauteloso e passa por trés fases. poreḿ, um laser responsavél de identificar "objetos estranhos" em meio a produção estava com defeito, e isso pode ter sido a causa do incidente.
"Fiquei realmente enojada. Não sei se conseguirei comer uma salada de novo " afirmou Donna.  
 

#2

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

Ditadura moral do instagram

Qual o critério que o aplicativo usa pra definir oque é certo ou errado postar e o que pode ser considerado de bom ou de mau gosto?

Uma fotógrafa foi banida da rede social ao postar uma foto onde amamenta um bebê e o marido ao mesmo tempo. A foto é artística mas foi considerada pornográfica pelo site.

To com preguiça de escrever então cliquem aqui:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2015/08/05/foto-de-amamentacao-dupla-vetada-no-instagram-569815.asp

#3

               -Título-

O PE$O de cada Batida

-Sutiã-

O Casarão das Artes Receberá o Coletivo PE$O, que prometem fazer o Recife Antigo tremer com os novos ritmos que vem dominando a cena, as Traps e Bass.

-Twitter-

O PE$O das Batidas vão fazer o Casarão das Artes Tremer, a partir das 22H o Recife Antigo será dominado pelas Traps e Bass.

-Chamada para Mídias Sociais-

O Coletivo PE$O promete fazer O Casarão das Artes tremer com suas batidas  pesadas. A festa começa a partir das 22h, nessa sexta.

-Blog-

Um Casarão de PE$O

#4

  Titulo -                                                                                                                     Da lama ao galo                                                                                                                                                                                     sutiã-    O cantor pernambucano Chico science um dos  maiores idealizadores do movimento manguebeat será o homenageado do desfile 39° do maior bloco do mundo ,o galo da madrugada.                                                             

#5

                                O  fim de um começo

Sutia:  Forfun foi uma banda do rio de janeiro, composta por tres amigos sendo eles, Danilo cutrim,Vitor Isensee e Bruno Tizé, que algum tempo depois foi substituido por Nicolas christ.

Em 2001, um trio de amigos se reuniram e iniciaram uma banda chamada Forfun

O nome surgiu a partir de uma giria muito usada por skatistas, que em português significa, ''Por diversão''

Eles começaram com a produção de cds com pouco tempo, e com a ajuda de um amigo eles produziram seu primeiro site, assim ajudando bastente na divulgção da banda que também era feita por vendas de cd's feitos a mão que seriam vendidos em concertos, por cinco reais.

Em 2005 eles lançaram o cd Teoria dinamica gastativa, com o sucesso desse cd ao logo do tempo, 2 anos depois eles  foram convidados para participar do progama da MTV Ao vivo.

#6

  • Uma manchete/chamada/título (uma linha) : Art Nature Night Life vem pra conquistar grande público no Nordeste.
  • Um sutia Com novo conceito e atitude, a Art Nature Night Life chega no Nordeste para conquistar você e seus amigos!
  • Um tweet > Art Nature Night Life, venha você também conhecer e aderir nosso novo estilo de vida!
  • Uma chamada para conteúdo compartilhado em mídias sociais - > Conceitual e inovadora, a boate Art Nature Night Life segmentou e vem conquistando cada vez mais adeptos, conheça você também!
  • Um post de blog (títulos de até 6 palavras e até 1600 caracteres de texto). >
    A boate sustentável ganha forma e endereço. Art Nature Night Life Recife.
    Com nova modelagem e aditivos culturais, rebuscando uma vida mais saudável em nosso dia a dia, a Art Nature Night Life visa proporcionar uma experiência única e inigualável aos seus adeptos. Contando com estrutura top internacional de som e djs renomados da cena européia, a nova casa de shows promete ferver e ser conhecida como novo point underground da cidade. Ideias verdes e sustentáveis fazem parte do planejamento da boate, desde sua construção até seu funcionamento, que conta com sistema de economia de energia e água, painéis solares e sensores térmicos na pista de dança que captam o calor e transformam em energia. Que tal fazer parte dessa evolução da vida noturna? Venha para a Art Nature Night Life.


    Aluno: Bruno Lira Primo