Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

Hackathon Robótica Livre

              

Esse ano teremos uma grande novidade no Fórum Internacional de Software livre - FISL16, trata-se do Hackathon Robótica Livre. O Hackathon acontecerá durante os 4 dias num FabLab montado no evento, sendo que no primeiro dia (08/07) teremos oficinas práticas, momento de compartilhamento de conteúdo referente a embarcados com S.O. GNU/Linux, arduino, modelagem 3D, CNC Fresadora, eletrônica básica entre outros.

 

No segundo dia (09/07) faremos o Hackathon 1, após as inscrições dos interessados, será aplicada uma dinâmica de integração dos participantes compondo assim 5 equipes. Cada equipe receberá um kit Arduino (...) com o qual será desafiado a desenvolver um projeto de Robótica Livre usando materiais alternativos, sucata eletrônica disponibilizada pela organização. Além desse material, o FabLab contará com um espaço com impressoras 3D e Fresadoras CNC que poderão ser utilizadas pelas equipes para criar suas próprias peças e shields. Como o hackathon terá um cunho educacional, profissionais de diversas áreas estarão dando apoio aos participantes.

 

Os participantes do hackathon 1 poderão dar continuidade de seus projetos durantes os dias 10 e 11/07 (manhã) no Dumont Hackerspace.

 

No terceiro dia (10/07), acontecerá o Hackathon 2, evento destinado para programadores, hackers, makers que poderão formar e inscrever suas equipes com no minimo 4 pessoas e no máximo 6. As equipes serão desafiadas a desenvolver um projetos de tecnologia social envolvendo robótica livre em torno do tema gerador “Saúde”. Cada equipe deverá providenciar e trazer os materiais necessários para o desenvolvimento de seu projeto. O FabLab disponibilizará ferramentas, bem como impressoras 3D e fresadoras CNC para confecção de peças e shields.

 

No ultimo dia (11/07), pela parte da manhã o FabLab será liberado para dar continuidade no desenvolvimento dos projetos de ambos hackathon's, e a tarde entrega da documentação e apresentação dos projetos seguida pela premiação das equipes campeãs. As documentações dos projetos deverão estar sob licença Criative Commons e serão disponibilizadas na pagina da Robótica Livre na ASL.org.

 

Premiação

Durante todo evento uma equipe de convidados avaliarão os participantes nos seguintes quesitos: Cooperação, Criatividade, Inovação, Engenharia, Programação, Tecnologia Social, Documentação, Robótica Pedagógica Livre.

 

1º lugar Hackathon 1 – Uma Arduino UNO para cada componente da equipe campeã

 

1º lugar Hackathon 2 – Uma Raspberry Pi B+ para cada componente da equipe campeã

 

Grade Horários


 

Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.