Debate: Álbum Gorilas no Google Photos

O usuário do tweeter alexisateo entrou no debate sobre o álbum Gorilas no aplicativo Google Photos com a seguinte afirmação:

“para ser justo, não foi uma questão de ignorância humana [discriminação racial], foi um problema com o software de reconhecimento [facial]”.

Vocês não acham essa observação muito curiosa? Olhando por uma perspectiva do posicionamento da informática brasileira no mundo, isto é, uma posição que nos coloca majoritariamente como consumidores ou implantadores de tecnologias que são projetadas fora do país, nossa vivência como professores e profissionais ligados à informática no Brasil nos mostra que em um sistema onde estejam envolvidos humanos e softwares, dada a neutralidade e a universalidade desses artefatos, é mais comum a responsabilidade por um equívoco ou por uma falha ser atribuída aos humanos (a “parte social” do sistema). Contudo, alexisateo acusou a máquina.
    Convoque sua classe de estudos ou colegas de formação para debater as seguintes provocações:
    - Se a controvérsia do Google Photos tivesse ocorrido no Brasil, a máquina também sofreria acusações de falha? Argumente sobre a sua resposta.
    - A partir da crítica que fazemos às noções de “impacto” da tecnologias sobre a sociedade (e vice-versa), dividir um sistema de informação em partes técnicas ou partes sociais mais prejudica do que colabora para o enfrentamento dos problemas envolvidos nesse caso. Vocês (os debatedores) concordam ou discordam com a nossa abordagem?

Comentários