GoConqr: Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EaD

Muito do que temos feito no início das atividades aqui na nossa comunidade de prática sobre aplicação das técnicas de criação e inovação do design na educação pode ser reconhecido como um veradeiro exercício metacognitivo. Nas palavras de Ribeiro (2003):

As experiências metacognitivas prendem-se com o foro afetivo e consistem em impressões ou percepções conscientes que podem ocorrer antes, durante ou após a realização de uma tarefa. Geralmente, relacionam-se com a percepção do grau de sucesso que se está a ter e ocorrem em situações que estimulam o pensar cuidadoso e altamente consciente, fornecendo oportunidades para pensamentos e sentimentos acerca do próprio pensamento (RIBEIRO, 2003, p.111).

A autora também ressalta que o conhecimento metacognitivo contribui

para o controle das condutas de resolução, permitindo ao aprendiz reconhecer e representar as situações, ter mais fácil acesso ao repertório das estratégias disponíveis e selecionar as suscetíveis de se poderem aplicar. Permte, também, avaliar os resultados finais e/ou intermediários e reforçar a estratégia escolhida ou de a alterar, em função da feitura de avaliações (RIBEIRO, 2003, p.111).

Nessa perspectiva, trago aqui uma outra possibilidade de plataforma online para hospedar comunidades de prática: o GoConqr. Nas palavras dos próprios desenvolvedores, o GoConqr é um ambiente de aprendizagem que permite criar, descobrir e compartilhar recursos de aprendizagem. No que se refere à criação, a plataforma disponibiliza diversas ferramentas de produção de conteúdos dinâmicos e interativos, como slides, mapas mentais animados, fluxogramas, dentre outras. Além disso, também há a possibilidade de estruturar e compartilhar cursos completos, utilizando-se dos recursos disponíveis no portal.

Veja o vídeo de apresentação do site:

Agora você pode estar pensando: então a proposta é trocar de plataforma e substituir a Corais pelo GoConqr, correto?

Bem, a resposta é: não. O interessante do GoConqr é que os recursos produzidos lá podem ser reutilizados em outras plataformas, como a Corais.

Retomando o aspecto metacognitivo da nossa atividade e levando-o a um outro viés, confira abaixo o recurso "Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EaD" (ARANTES, 2008). Se trata de um mapa mental animado, elaborado a partir do texto "Aplicação de Aspectos de Design Instrucional na Elaboração de Materiais Didáticos Digitais para Educação a Distância", de Silveira (2011). Oberve que é possível dar "play", controlar o "zoom" e a velocidade de exibição.

Mapa Mental criado por ROSANE ARAGÃO ARANTES com GoConqr

Gostou das ferramentas compartilhadas? Deixe seu comentário! :)

Referências

ARANTES, Rosane Aragão. Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EaD. GoConqr, 2015. Disponível em: <https://www.goconqr.com/pt-BR/p/3079338-Design-Did-tico-e-Materiais--Educacionais-Digitais-para-EAD-mind_maps>. Acesso em: 30 jun. 2018.

GOCONQR EM PORTUGUÊS. GoConqr. Vá além com GoConqr. 2015. Disponível em: <https://youtu.be/lFfD0oBQsZ4>. Acesso em: 30 jun. 2018.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit., 2003, vol.16, no.1, p.109-116. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n1/16802.pdf> Acesso em: 30 jun. 2018.

SILVEIRA, R.S. et al. Aplicação de Aspectos de Design Instrucional na Elaboração de Materiais Didáticos Digitais para Educação a Distância. Revista D. v.3, n.3: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, 2011. Disponível em < http://seer.uniritter.edu.br/ index.php/revistadesign/article/view/416/258> Acesso em: 09 jul. 2015.

Comentários