Pular navegação

Início

Ajuda
Imagem Principal
Sobre o Projeto

O Encontro reunirá lideranças dos povos e comunidades tradicionais, Mestres e Mestras das expressões culturais populares e interlocutores destes segmentos de todo o país, além de artistas e outras representações em grupos de trabalho, comissões, colegiados, conselhos e outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado para a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

A Rede de Culturas Populares e Tradicionais é um movimento gestado no início dos anos 2000 e que, hoje, reúne mais de 25 mil pessoas de todo o país em permanente debate sobre os problemas e as potencialidades do setor, contribuindo para sua estruturação, reconhecimento e desenvolvimento sociocultural. Através de suas instâncias, sendo o Encontro a principal delas, seus membros vivenciam profundamente e intercambiam aspectos da diversidade cultural brasileira, abrangendo as Culturas Populares, o Artesanato, o Hip Hop, as Culturas Indígenas, o Circo, o Teatro de Rua, o Patrimônio Imaterial, as Culturas Afro-brasileiras, Povos de Matriz Africana e outros Povos e Comunidades Tradicionais.

Uma grande mostra cultural abordará a produção artística, a culinária, o artesanato e a religiosidade, além de outros aspectos fundamentais do universo simbólico popular e tradicional, partindo-se da diversidade nacional para estabelecer um diálogo com as matrizes culturais nordestinas, sobretudo a Pernambucana e, em especial, a do Vale do Pajeú. Nesta região encontra-se a cidade de Serra Talhada, berço de Lampião e capital do Xaxado, escolhida como sede do Encontro, o nono desde que a Rede ganhou estrutura formal em 2006. Exposições, rodas de conversa, mostra de cultura alimentar, feira de artesanato, vivências e apresentações recriarão o ambiente das festas populares e tradicionais.

Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.