Pular navegação

13/ 03/ 2013 - Relato de Aula Hayaldo Copque

Ajuda

13/ 03/ 2013 - Relato de Aula Hayaldo Copque

Convidada na noite anterior pelo meu amigo Marcos que, pouco sabia do projeto, eu, prontamente me coloquei a disposição e mesmo sem entender muita coisa estava no Vila nesta quarta feira. Fui recebida por três participantes da Universidade Livre que me deixaram a vontade e me explicaram um pouco mais da dinâmica do trabalho. Mesmo assim, ainda tentei me informar com Heide que me explicou como está planejada a Universidade Livre, dizendo que os valores ainda estavam sendo contabilizados. Confesso que me assustei neste momento, pois não sabia de quando podia ser minha divida a partir daquele dia.

A aula de Hayaldo começa com a divisão do grupo em duas partes. Cada parte era responsável por criar uma cena a partir das referencias, livros e filmes da obra Frankenstein de Mary Shelley. Os componentes do grupo com mais experiência (Osvaldo e Tiago) que já haviam realizado em atividades anteriores aquela, já traziam um texto pré pronto que serviu como base para o trabalho atual. Eu que me colocava no lugar de espectadora por não ter referencia nenhuma fui tentando entrar no ritmo dos meninos que se mostraram bastantes solícitos explicando um pouco a história do Mostro e as diferenças entre Livro (Mary Shelley) e o Filme.

A construção do texto, mesclado nestas duas referencias, foi assumindo um formato de texto dramático e narrado. O que me chamou muita atenção pelo meu trabalho com adaptação do gênero narrativo para o dramático com meus alunos. De fato há uma tendência de se manter no narrativo com a utilização de um narrador. Era isso que acontecia nos dois grupos, um mais outro menos, o diagnostico foi dado por Hayaldo no momento que compartilhamos os textos com o segundo grupo. Para a próxima aula fica determinado melhorar o texto, preocupados na estrutura dramatúrgica e concepção para a cena.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.