Pular navegação

MEMORYAL JANGO 24,07,2014

Ajuda

MEMORYAL JANGO 24,07,2014

Etiquetado:

Memoryal 24.07.14 Gilberto Reys

Hoje meu memoryal vai tratar de alguns assuntos que cercam uma palavra que é o centro da necessidade humana e principalmente da LIVRE: Compromissos: Financeiro; Presencial. Sempre soube que ator vive de teatro e o teatro é o mundo que tem start e desestart, ou não. Um tempo incomum. Vive quem quer. O teatro escolhe quem o faz. Filosofia louca não?

Na segunda-feira pela manhã discutimos e fizemos repactuações de branco e presença. Inclusive, cada um pôs sua opinião sobre a falta de pagamento. Alguns colocaram que quem não pagar 3 meses da mensalidade da Livre deveria ser jubilado, e teatro é pra quem pode e não quem quer. Outros disseram que é um assunto delicado e que deve mais atenção e negociação criativa do que o corte simples e desumano. O posicionamento de jubilo é tornar a livre semelhante a outras instituições que tem o objetivo de lucro e manutenção por dinheiro. Ideia que vai totalmente de encontro com os princípios da LIVRE. “Essa comunidade multidisciplinar que quer transformar o teatro, e a sociedade” desenvolveu a moeda tempos para fornecer Trabalho = energia e tempo em prol do Teatro Vila Velha e beneficiamento geral do grupo. Uma troca justa com cálculos certeiros. Resultado foi o grande saldo positivo de quase mil horas no período de fevereiro até dezembro de 2013 para o Teatro Vila Velha, segundo Jatobá. Fora o número não oficial, que pode triplicar esse número.

O elitismo não combina com a Livre, não acredito na formação de uma lógica financeira dos que só podem pelo dinheiro. Existem outras alternativas para se pagar a mensalidade. Dentre eles o bazar, o trabalho dentro da casa TVV, e as inúmeras possibilidades de resposta social já vistas e que podem surgir. E as instituições e negociatas que são a base do dinheiro vão falir! O dinheiro nasceu falido. O potencial humano é muito mais amplo do que o dinheiro. Maior argumento é a história dos ciclos de crise mundial das desvalorizações e supervalorizações financeiras. Trocando em miúdos a roda da fortuna, o que tá em cima um dia desce. Vide: Eike Batista. Então, é melhor que todos invistamos em soluções criativas para o nosso negócio e que ele repensa a sociedade em si para que as influencias capitalistas convencionais não destruam nossa LIVRE.

O compromisso de investir o financeiro é essencial porque é um pacto formado. Os pactos e combinados precisam ser cumpridos. Quando se argumentou que após três meses precisa-se conversar com as pessoas sobre a falta de cumprir com a mensalidade é o mais indicado. Além do mais precisa-se cada um dispor de uma estratégia que pode ou não ser colaborativa com todo o grupo num fórum de soluções financeiras. Alguns podem ter dificuldade em pagar por diversos motivos, mas basta o querer pra mudar essa situação, os caminhos estão aí basta escolher. Então, logo querer faz toda a diferença. Além dos trabalhos que podem multiplicar esse dinheiro.

O compromisso presencial do teatro é o mais necessário de todos, a presença e cumprimento com horário. O material humano é a base do teatro, sem ele não se faz o que se fez ontem. E precisa-se repetir para chegar em outros lugares ainda sem fantasma. Os espaços vazios atrapalham a continuidade de todos. E quando se entra num processo sabe-se isso desde o início. Tem que rolar uma negociação também entre todas as partes. 

Comentários

#1

Ola Gilberto, Acho que a discussão que você está trazendo é muito pertinente e torço que o grupo encontre espaço para dedicar energia a estes debates e ações, vitais para o presente e futuro da LIVRE. Como você mencionou, na atividade eu apresentei dados referentes as mais de 800 transações realizadas na moeda social TEMPO entre março de 2013 e fevereiro de 2014. De fato como nem todos registraram suas atividades e foram pagos em moeda social pelo seu trabalho, esse número está abaixo da realidade e do que o grupo de fato produziu.  Na análise e no gráfico foram desconsiderados os pagamentos de "horas aprendiz", ou seja que o técnico do setor do vila necessitou passar instruções durante a execução da atividade. Essas horas aparecem na última coluna da tabela abaixo, Lembro que no período analisado ainda tinhamos o finado "ok" do setor, ou seja que todos os 800 pagamentos foram monitorados e avaliados por algum responsável da área onde o participante da LIVRE colaborou.

Estarei realizando esta análise com mais profundidade na minha monografia do Mestrado que ainda não foi publicada, mas até como devolutiva desta pesquisa a vocês, deixo publicado aqui os dados coletados. Após a defesa, socializo por aqui também minhas análises e considerações sobre essa vivência que tive durante dezoito meses acompanhando e tentando contribuir com a organização do grupo.

Análise de Transações da Moeda Social TEMPO. Período: 03/2013 – 02/2014
Setor Transações Horas de crédito Profissional % por Setor Horais Mensais por Setor Horas Semanais por Setor Horas de crédito Aprendiz TOTAL de HORAS
Comunicação 141 292 15,68 24,3 6,12 41 333
Produção 33 115 6,18 9,58 2,41
115
Técnica 235 738 39,63 61,43 15,46 134 872
Gestão / Universidade 36 254 13,64 21,14 5,32
254
Administração 34 129 6,93 10,74 2,7 5 134
Estúdio 4 85 4,56 7,07 1,78
85
Memória 74 249 13,37 20,72 5,21 69 318
TOTAL 557 1862 h 100% 155 h 39 h 249 h 2111 h








Mensalidades 255



Média mensal de transações 46








TOTAL ANALISADO 812



Média de horas mensais: 155 h
TOTAL REGISTRADO 839



Média de horas semanais 39 h

#2

Excelente, todos devem saber disso. Inclusive ser postado no site do Vila para mostrar a sociedade que estamos apontando uma direção e um resultado bastante positivo! Parabéns ao grupo! Agora, vamos voltar, porque o caminho está bem claro. Daí pra mais adiante.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.