Pular navegação

25 de Agosto - Arco

Ajuda

25 de Agosto - Arco

Etiquetado:

Cheguei cedo e fui arrumar os instrumentos de Jango com Gilberto. Colocamos alguns instrumentos nos armários e outros no Camarim perto bebedouro. Achei alguns figurinos de Jango largados pelo palco. Recolhemos tudo e levamos para sala João Augusto. Ficamos em roda e Marcio experimentou alguns personagens do Ato 3 cena 2. Essa cena é muito importante para o desenrolar da trama. A encenação de Hamlet convence Polonio pai de Ofélia que está enamorada de Hamlet, de que o príncipe realmente está louco. Hamlet contrata um grupo teatral para divertir a corte com a peça O assassinato de Gonzago mas altera a cena e o assassinato mostrado é o praticado contra seu pai, atormentando a consciência de Claudio. Os Atores são uma companhia teatral de quatro ou cinco atores que aparecem no Castelo de Elsinore. Amigos de Hamlet, eles fizeram sua primeira encenação, segundo dizem na peça, "na cidade" (provavelmente Copenhagen), mas o fato é que viajaram para Elsinore com o intuito de oferecer seus serviços ao príncipe. Em Elsinore, eles encenam uma versão - cujo texto o príncipe modificou e passou a chamar de A Ratoeira - da peça O Assassínio de Gonzago na cena em que Cláudio é desmascarado.
Primeiro ator ou Ator-Rei

Ele é o líder da trupe. Na cena do desmascaramento de Cláudio, ele é o Rei que mais tarde é envenenado.9

Segundo ator ou Ator-Rainha

Tradicionalmente, esse papel era realizado por um ator jovem, como todas as personagens do sexo feminino em Hamlet, uma vez que as mulheres não apareciam no palco na época isabelina.10

Terceiro ator

O terceiro ator também é chamado de "Luciano" na cena do desmascaramento.11 O nome talvez tenha alguma relação com "Lúcio" da lenda de Bruto, no Gesta Danorum, de Saxo Grammaticus, uma das fontes textuais para o Hamlet de Shakespeare.

Quarto ator

A Ratoeira possui um prólogo recitado por um dos atores. O Primeiro Ator (talvez mas não se sabe) tenha recitado o prólogo, mas caso isso não tenha ocorrido, talvez um quarto Ator tenha o recitado.

Trabalhamos também o Ato 5 cena 1.  é a conhecida cena do cemitério, que abre o quinto ato de Hamlet. Nela, vemos dois coveiros trabalhando e cantando, fazendo piadas sobre a morte e a eternidade enquanto Hamlet e Horácio (mas principalmente Hamlet) ponderam sobre a transitoriedade da vida. Dá-se então o encontro dessas quatro personagens e mais jogos de palavras, envolvendo o valor da vida e da morte.
Dois coveiros

Um dos coveiros diz que a causa da morte de Ofélia não foi suicídio, enquanto outro defenda a hipótese. Depois, na presença de Hamlet, um dos rústicos passa ao príncipe a caveira de Yorick, na qual Hamlet faz o famoso discurso "Ai, pobre Yorick", no Ato 5.

Veio então Zambia trazendo a sedução das mulheres e a virilidade dos homens. Com Nando estamos trabalhando Macbeth e o clima já está instaurado. A disputa já começou. Tudo começa do chão. Lembro do nosso encontro com Tadash Endo. Tadashi disse para gente respeitar o chão. Respeitar os nossos antepassados. A nossa história. Encerramos o encontro com as palavras de Zambia: "vamos devolver a terra o que é da terra".
Seguimos!!! 

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.