Memorial Victoria Matos 05/09/2014

Sempre tive o hábito de escrever como mais um modo de expressão,não tenho feito isso.Em relação aos memoriais,mais especificamente,nos últimos sete dias tenho sentado em frente ao computador,espero,penso,penso de novo e digo pra mim mesma “Mais tarde eu escrevo” e o mais tarde não chega.Queria ter podido escrever sobre Jango mas já enterrei o meu e preferia não escrever mais sobre o que já passou,opto por escrever sobre o nosso atual processo.

Hoje foi dia de Macbeth(bé t) e logo iniciamos com a maldição da tragédia anunciada! O usurpador escocês não pode ser evocado...conflitos.Besteira! Nunca ouvi algo mais tolo,engraçado.Não existe.Superamos o desagradável aos poucos,quando respiramos e começamos a trabalhar.

Dentre outras,até o final do ensaio ficamos com a apocalíptica cena da morte do rei,ou deveria ser apocalíptica,não foi.Mas o que mais me fez refletir nessa cena não foi a tragédia da morte do rei,não foi a falta de tragédia na morte do rei,não foi Macbeth.O porteiro.resolver o porteiro.Nunca vi esse pensamento em ação funcionar,no mínimo de energia que pudesse aparecer.Não podemos perder a oportunidade de falar do nosso tempo! Isso é Shakeaspeare.Nisso se constituía o humor shakeasperiano nessa cena.O porteiro não está engraçado,também pelo fato do mau entendimento do seu discurso.O riso é causado pela surpresa,pela identificação ou pelos dois.Quem é o fazendeiro? Que diabo é o equivocando? Alfaiate? Estaríamos mudando o sentido de Shakeaspeare se ignoramos o diálogo com o que está acontecendo a nossa volta,e essa é a principal cena que dá espaço para isso,pelo menos fora da metáfora.Quando a peça estiver em cartaz não sei,mas hoje poderia ser mais ou menos assim...

“Isso é que é bater! Se um homem fosse porteiro do inferno ia ficar velho de virar a chave.Pam pam pam.Quem está aí? Em nome de belzebu? É o candidato que explodiu com o avião:pode entrar candidato;e traz muitos lenços porque aqui se sua muito! Pam pam pam Quem está aí? Em nome de outro diabo? – Palavra que é um pastor,capaz de jurar perante um povo que é contra um casamento mas é a favor da família,em nome de Deus! Pode entrar pastor,vem privatizar o inferno! Pam pam pam Quem está aí? – É a candidata que fica em cima do muro! Pode entrar candidata,venha assar sua batata! Pam pam pam.Mas não descansa nunca! Você é o que? Mas Isso aqui é frio demais para o inferno.Não vou mais bancar porteiro do inferno;eu pensava já ter deixado entrar gente de todas as profissões que foram pulando de flor em flor para a fogueira eterna.Já vou,já vou;por favor,não se esqueçam do porteiro!”

Comentários