Pular navegação

Archive: julho 2012

Fim da redação e começo da revisão

Conseguimos fechar a redação do livro no prazo previsto!!! 

Segue a sinopse do livro:

"Hoje, estratégia de negócios é design, organização de informações é design, decoração de ambientes é design, cortar cabelo é design... será que tudo vai virar design? O Design Livre não é mais um "tipo" de design. Design Livre é uma atitude, uma forma de conceber o design e buscar um olhar abrangente e inclusivo, reconhecendo o design feito pelas pessoas. Quebrando códigos, abrindo caixas-pretas e unindo tecnologia e canibalismo, este é um livro fundamental para entender como o design está intimamente ligado as discussões sobre liberdade, ética, política, cultura, pedagogia na atualidade."

Reality show do livro

Acompanhe e participe da redação do livro sobre Design Livre das seguintes formas:

Comunidade Facebook Faber-Ludens

Twitter hashtag #designlivre

BigBlueButton, nossa ferramenta de conferência para interagir conosco diretamente. Você pode usar sua webcam ou microfone. Ficará aberto sempre que tiver gente editando o livro no escritório.

Entre aqui

Experimentações poéticas e concretas

Para tornar o livro mais visual e ampliar as discussões sobre Design Livre para outros sentidos, o Frederick começou a bolar poeminhas e imagens inspiradas na poesia concreta. Abaixo, minha contribuição. Anexo está o arquivo ODG com o que fiz, para editar no BrOffice. Crie as suas e publique!

Transparência financeira das vendas impressas

Durante a redação deste livro, ficou acordado entre os colaboradores do livro que este seria distribuído gratuitamente como PDF na Internet e sua edição impressa seria vendida pelo preço de custo, sem angariar valores de direitos autorais para seus autores. Essa decisão foi tomada afim de facilitar a propagação das idéias do livro, reduzindo custos.

Para deixar este ponto claro, estou publicando a tela de configuração do preço do Clube dos Autores, na qual aparece o valor de custo de R$ 26,43, que é o mesmo da página de compra.

Que fique claro que o Instituto Faber-Ludens não está lucrando com este projeto.

Vídeo sobre a capa do livro do Design Livre

Quem acampanhou a discussão e o desenvolvimento do aplicativo da capa já está sabendo como funciona. Para quem ainda não sabe do que se trata, assumi a tarefa proposta e criei este vídeo explicando como receber uma capa para o livro ;)

Link: http://youtu.be/Il0Occh7yD8

Ilustração sobre Design Thinking

Após o almoço eu e o Fred estavamos discutindo sobre Design Thinking e Metadesign e brincando com frases, como "Seja você o Design que quer ver no mundo", etc.

Em uma dessas, saiu uma boa: "Se eu fosse designers, o que eu pensaria agora"... ?

Utilizando como referência as repetições da pop art, e a imagem da Gisele Bunchen (para substituir a Marylin Monroe e aproveitar para brincar com o fato da Gisele ser uma das que aprovou a polêmica logomarca da Copa do Mundo no Brasil) para bolei esse esboço abaixo.

Se você gostou ou não gostou, anexei as referências visuais que deram origem a esta ideia acima, para que qualquer um a (re)construa!

Playlist de músicas para ler escutando

Enquanto escrevíamos o livro, escutávamos música. Pensamos em sugerir isso ao leitor, compilando uma playlist com músicas que tratam dos temas do livro. Cada capítulo, então teria um trecho da letra de uma música relativa ao assunto. No site do livro poderia ter um link para a playlist no Youtube ou em outra rede social.

Se você gostou da idéia, estamos precisando de ajuda para escolher as músicas. Veja os capítulos sem música no texto colaborativo e faça suas propostas. 

Relatório do terceiro dia - plano aberto, fechado e livre

Hoje nós decidimos trabalhar em cima de um texto apenas, aquele elaborado no primeiro dia que introduz o Design Livre. O objetivo era conseguir definir melhor o Design Livre para que pessoas que chegassem no meio do processo conseguissem visualizar como contribuir. 

A Drica Veloso, por exemplo, participou da conferência conversando com a gente sobre seu envolvimento na comunidade Estúdio Livre e Metareciclagem, comunidades estas que desenvolvem também projetos de Design Livre. Ela compartilhou com o livro uma parte de sua monografia que trabalha com o tema Open Design.

Segundo dia do livro

Durante o dia criamos um documento colaborativo chamado Rascunhão, onde começamos a produzir furiosamente as ideas que foram surgindo. Ao final do dia, escolhemos os textos mais "consolidades", para continuar a melhorar nos próximos dias. Os textos "graduados" são estes abaixo. Leia, comente aqui ou modifique e melhore-os: cada texto foi colocado em um documento colaborativo independente. Também criamos um documento com sugestões de músicas que inspiram o D. Livre, para quem gosta de um som.

No vídeo abaixo falamos um pouco mais sobre o processo.

A importância do Software Livre

Quando  se fala em Software Livre, logo vem à cabeça o projeto Linux, um  sistema operacional que pode ser instalado gratuitamente no seu  computador.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.